A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O METRÔ NOS TRILHOS DO EMPRESARIADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O METRÔ NOS TRILHOS DO EMPRESARIADO"— Transcrição da apresentação:

1 O METRÔ NOS TRILHOS DO EMPRESARIADO
Artigo de Hugo Ferreira Braga Tadeu Professor mestre do centro universitário UNA

2 INFRA ESTRUTURA EM TRANSPORTES
Analisar contexto histórico buscando respostas para situação atual. Investimentos análise técnica + tempo = lentidão. Metrô - década de 70 – implementação atrasada. Investidores – setor público e privado. Incompatibilidade entre esses setores. Brasil investe 4% do PIB China-7%. Pouco investimento num país que se desenvolve apesar das crises econômicas

3 Análise histórica Educação ou transporte?
Auge de investimentos em transportes – entre as décadas de 50 e 70. Estagnação nos anos 80 – crise do petróleo. Pequena melhora – plano real. Novas linhas – efeito cascata na economia. Redução de trânsito e poluentes. Mão-de-obra especializada.

4 Alternativa de crescimento – setor privado.
Atrair investimentos – geração de lucro. 1º mundo – evolução tecnológica – metrô VLT. Brasil – metrô – novas linhas – dificuldade de mobilidade nas grandes cidades.

5 Asiáticos – altos investimentos – anos 70.
Mapeamento técnico Metrô SP – 1972. Metrô Rio – 1979. Asiáticos – altos investimentos – anos 70. EUA – pesquisa – metrô – 1900. Japão – 1920 – trem de alta velocidade. Brasil redução de capital investido. Intenção de investir – SP, RJ, BH, Curitiba

6 Alta densidade demográfica prejudica expansão metroviária.
Tempo perdido – projetos complexos – alto risco. Corrupção – atrasos em obras. Planejamentos para copa do mundo e olimpíadas. Concentração – região sudeste – maior PIB.

7 SP – PAC – melhoria na mobilidade urbana.
RJ, MG – atraso em obras. Pernambuco, DF, RS – longo prazo – boas condições. Metrô – nicho de negócios. Viabilidade – milhões transportados – padrão internacional.

8 RESUMINDO Mesmo atrasado na construção do metrô, o Brasil revela-se como um mercado de alto potencial para esse segmento de transporte. A exemplo do metrô de SP, que mesmo tendo a malha ferroviária muito aquém de suas necessidades é considerado como o melhor e mais conservado meio de transporte disponível na capital. É preciso então, um esforço conjunto entre poder público e setor privado com o objetivo de explorar esse meio de transporte oferecendo ao usuário uma melhor alternativa de mobilidade de acordo com as necessidades e possibilidades de cada centro urbano.

9 Obrigado pela paciência.
FIM, CABÔ, JÁ ERA Obrigado pela paciência.


Carregar ppt "O METRÔ NOS TRILHOS DO EMPRESARIADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google