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Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01

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Apresentação em tema: "Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01"— Transcrição da apresentação:

1 Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História do Teatro III O realismo e o naturalismo no teatro Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01

2 Realismo Movimento estético centrado no “real”, vigente a partir de meados do século XIX; Configura-se como uma reação ao romantismo; Surge inicialmente nas artes visuais, na França; Na literatura, é influenciado pelas ideias positivistas de Comte, deterministas de Taine e evolucionistas de Darwin (intensificadas no naturalismo)

3 x Realismo Romantismo Enfoque objetivo do mundo; Subjetivismo;
Razão/inteligência; Universalismo científico; Crítica social; Arte engajada, comprometida; Escritores paradigmáticos: Balzac, Flaubert, Eça, Machado, Aluísio Azevedo, Dostoiévski, Tchekhov, Górki, etc. Subjetivismo; Sentimento; Egocentrismo, “culto do eu”; Evasão (natureza, morte ou passado) Arte desinteressada; Escritores importantes: Victor Hugo, Alfred Musset, Lamartine, José de Alencar, Gonçalves Dias etc.

4 Pintura emblemática do romantismo
“A liberdade guiando o povo” (1830), de Eugène Delacroix

5 “Hamlet e Horácio no cemitério” (1839), de Delacroix

6 O “enterro” do romantismo
“O enterro em Ornans” (1850), de Gustave Courbet

7 “As banhistas” (1853), de Gustave Courbet

8 “A origem do mundo” (1866), de Gustave Courbet

9 Marco do realismo na literatura
- Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert. Flaubert ( )

10 Marco inaugural do realismo no teatro
- A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho, apresentada pela primeira vez em 1852. Sarah Bernhardt como Margarida, alguns anos depois da estreia.

11 Sarah Bernhardt como Margarida

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14 Naturalismo Movimento literário de meados do século XIX, considerado uma intensificação do realismo; Principia com o prefácio à 2ª edição de Thérèse Raquin, de Zola; Enquanto os realistas contentavam-se em reproduzir as coisas e os fatos, os naturalistas, levando mais adiante o ideal de fidelidade ao mundo concreto, defendiam a aliança entre ciência e literatura. - O escritor naturalista equipara-se, nesse sentido, ao cientista, sendo o texto literário o seu laboratório.

15 Émile Zola (1840 – 1902) - Consagrado escritor francês; autor de Thérèse Raquin (1867) e Germinal (1885), entre outros; O representante mais expressivo do naturalismo; Autor de “O naturalismo no teatro” (1881).

16 Influências sobre o naturalismo
O cientificismo; O positivismo de Comte; O determinismo (meio, raça e momento), de Taine; O evolucionismo de Darwin; As taras e patologias hereditárias.

17 Realismo x naturalismo
“Madame Bovary comete adultério para escapar da rotina mediocrizante e vazia da província; Thérèse Raquin, para atender ao apelo do sangue.” (Massaud Moisés)

18 Thérèse Raquin Em 1875 é adaptado pelo autor para a cena;
Romance de Émile Zola, de 1867; Em 1875 é adaptado pelo autor para a cena; Temática: caso de adultério envolvendo três personagens: Thérèse, Camille e Laurent.

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20 Fragmento do prefácio de Thérèse Raquin
"Em Théresè Raquin, eu quis estudar alguns temperamentos. Eis aí todo o livro. Escolhi personagens soberanamente dominados por seus nervos e sangue, desprovidos de livre-arbítrio, levados a cada ato de suas vidas pelas fatalidade da carne. Thérèse e Laurent são humanos brutos, nada mais. (...) Começamos, espero, a compreender que meu objetivo foi científico." Émile Zola

21 Fontes DUMAS FILHO, Alexandre. A Dama das Camélias. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1974. ZOLA, Émile. Thérèse Raquin. Tradução de Joaquin Pereira Neto. São Paulo: Estação Liberdade, 1992. ZOLA, Émile. Romance experimental e o naturalismo no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1982.


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