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SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 REVISÃO CURRICULAR (PLADIS E PPQ)

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2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 REVISÃO CURRICULAR (PLADIS E PPQ)
3 CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE INSTRUÇÃO DE ENGENHARIA/ESCOLA DE ENGENHARIA 4 CRIAÇÃO SEÇÃO DE ENGENHARIA CAA-SUL

3 PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

4 REVISÃO CURRICULAR (PLADIS E PPQ)

5 EsSA Situação - Ensino por competência em implantação a partir de 2016
Desequilíbrio entre os assuntos atinentes às atividades de combate e de construção Conclusão Parcial: necessidade de complementar a formação por meio de cursos e estágios

6 EsSA Proposta Realização de PCI no CIEC
Realização de Cursos e Estágios na vertente de Combate

7 AMAN Situação - ensino por competência em implantação
equilíbrio entre os assuntos atinentes ao emprego em atividades de combate e de construção (cerca de 60 h/MCP). Carência da disciplina Topografia. Conclusão Parcial - necessidade de complementar a capacitação na vertente Cmb - complementar a capacitação em Topografia

8 AMAN Proposta - Oferecer, por meio do CIEC, disciplinas eletivas para o 4º ano; - Realização de Cursos e Estágios no CIEC, após a formação

9 EsAO e EASA Situação Ensino por competência em implantação a partir de 2016 Carência ou inexistência de disciplinas no nível gerencial de meio ambiente, estudo do terreno, patrimônio, controle de danos e ajuda humanitária Conclusão Parcial: necessidade de Cursos e Estágios no nível gerencial

10 EsAO e EASA Proposta - Complementar o aperfeiçoamento por meio de cursos e estágios no nível gerencial

11 IME/FC Situação - Ensino por competência a ser proposto
Carência de disciplinas de Gestão de Projetos e Planejamento e Controle das Construções Conclusão Parcial: Necessidade de racionalizar o PLADIS do curso de graduação FC/IME Emprego da Capacidade Técnica do IME

12 IME/FC Propostas - Alterar a carga horária da Formação Militar, acrescentando as disciplinas Práticas de Engenharia e atividades externas (Op LyraTavares). - Estudar a possibilidade do IME validar os estágios do CIEC e a participação de professores Ad Hoc no centro. - Ampliar a especialização dos Of QEM FC por meio do apoio do SEEx.

13 PPQ/Eng Situação O 9º BE Cmb conduziu a revisão em 2015, propondo o ajuste da carga horária de 320 para 360 horas (9 Semanas)

14 PPQ/Eng Proposta - Acréscimo do assunto Meio Ambiente ao assunto Segurança no Trabalho, passando a figurar como Segurança no Trabalho e Meio Ambiente.

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16 CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO
CENTRO DE INSTRUÇÃO DE ENGENHARIA ESCOLA DE ENGENHARIA

17 Necessidades de Capacitação
(Antes do Aperfeiçoamento) (Após o Aperfeiçoamento)

18 Centro / Escola de Engenharia
Local para Instalação Centro / Escola de Engenharia

19 Linha de Ação “Araguari” Justificativas / Vantagens
Apvt Etta pedagógica e escolar/CIEC Apvt Etta Log/Adm do 2º BFv (Seg, Aprov, Sal, etc) Racionalização Administrativa (centralização dos cursos da EsIE e CIEC) Não haverá solução de continuidade do ano letivo ( cursos e estágios seguem normalmente) 2º BFv dispõe de área jurisdicionada ao Exército ( sem entraves patrimoniais e sem Nec Rlz variação patrimonial) A área disponível possibilita a construção de PNR Psb intercâmbio com Universidades Regionais, IME e Sistema "S"

20 Coordenação e Execução Atv
Obs: A capacitação em Eqp Pnt e navegação poderá ser realizada em outras Gu (custo x benefício para centralização em Araguari). Apvt atual Etta CMS (CAA-Sul) permitirá o nivelamento de conhecimento. O EVTEA poderá indicar a Nec de outras descentralizações

21 Formação ou Ensino Complementar?

22 Atribuição da Seção Eng / EsIE
Obs: Os cargos necessários Centro/Escola Engenharia serão atendidos, em parte, mediante remanejamento dos cargos da Seção Eng/EsIE e complementados por meio da racionalização dos efetivos do SEEx.

23 Subordinação Apesar da consolidação dos questionários indicar a subordinação ao DEC, o entendimento do GT indicou, em um primeiro momento, a manutenção da situação atual (Sbrd ao CMP e vinculação técnica ao DECEx e ao DEC). Com a criação da Escola (evolução do atual CIEC), a Sbrd passará para o DECEx, com vinculação Adm ao CMP e técnica ao DEC.

24 LINHA DO TEMPO

25 CRIAÇÃO SEÇÃO DE ENGENHARIA CAA-SUL

26 Justificativas para Criação Seção Eng/CAA-Sul
Alinhar a preparação da tropa de engenharia com o processo de Transformação do Exército Brasileiro – Nova Doutrina - SISOMT; Avaliar o desempenho do preparo e emprego de tropas de engenharia; Promover a interação/integração Interarmas; e Formar um banco de dados de desempenho e lições aprendidas.

27 Tabulação dos Aspectos Estudados
POSICIONAMENTO PESQUISA POSICIONAMENTO GT Seção Eng CAA-Sul 100% Participação 4º Gpt E Missão Sec Eng CAA-Sul Adequada, mas necessita aprofundamento Funcionamento Avaliação Inicialmente OM Excelência Organização Sec Eng Proposta inicial adequada devendo evoluir com o CAA-Sul Emprego Simulação 100% - Necessita estudos para o desenvolvimento Certificação

28 RESULTADO FINAL DESEJADO
Proposta de criação da Seção de Engenharia no CAA-Sul por meio de supressão de cargos de OME do CMS; Atribuição do CMS e COTER ao Nu 4º Gpt E como responsável pelo planejamento do adestramento e avaliação das OME; Emprego das OME do CMS (Área de Instrução e meios) no apoio à Seção Eng/CAA-Sul para avaliação do adestramento e certificação; Colaborar com a interação/integração Interarmas; Realização de Certificação Técnica e Avaliação Tática; e Aquisição/Desenvolvimento de Ferramentas de Simulação.

29 LINHA DO TEMPO AÇÃO PRAZO Proposta do Nu da Seção de Engenharia no CAA-Sul, por meio da supressão de cargos de OME do CMS 2016 Estudos sobre o funcionamento da avaliação de Frações de Eng (Sec Eng/CAA-Sul) Estudos para Aquisição/Desenvolvimento Simuladores 2016 e 2017 Certificação Técnica/Avaliação de Pel Eng (pontagem) com apoio das OME, a critério do CMS A partir de 2017

30 CONCLUSÃO A capacitação de recursos humanos da Engenharia é imprescindível para capacidade operacional do Exército.

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