A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Considerações Gerais que Influenciam a Seleção Acadêmicos: Adriano Araújo e Michelle Christina Professora: Ana Paula Soares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Considerações Gerais que Influenciam a Seleção Acadêmicos: Adriano Araújo e Michelle Christina Professora: Ana Paula Soares."— Transcrição da apresentação:

1 Considerações Gerais que Influenciam a Seleção Acadêmicos: Adriano Araújo e Michelle Christina Professora: Ana Paula Soares

2 Nas bibliotecas especializadas tem-se, então, uma primeira grande subdivisão, ou, melhor dizendo, um grande critério de seleção: o assunto. O processo de seleção começara com a definição dos grandes assuntos que deverão estar representados no acervo. Todas as bibliotecas iniciam o processo de seleção com considerações abrangentes, que são depois refinadas e adequadas a cada uma delas em particular. Essas considerações se referem ao assunto, ao usuário, ao documento em si e a seu preço.

3 Pontos gerais a serem considerados no processo de seleção:. Assunto – Pertinência as áreas de cobertura da coleção.. Usuário – Características e preferências do usuário real e potencial.. O documento - Documento necessário a cada assunto.. Preço – Recursos disponíveis.

4 O assunto Uma das primeiras considerações a serem feitas na seleção de materiais em bibliotecas enfocara a problemática do assunto, a fim de verificar se os materiais passiveis de incorporação ao acervo estão ou não incluídos nos parâmetros gerais de assunto ou áreas de cobertura da coleção.

5 O usuário As condições quanto ás características do usuário real ou potencial estão diretamente ligadas à definição do beneficio que cada material incorporado ao acervo poderá trazer à comunidade a que a biblioteca almeja servir.

6 O documento Cada documento desempenhara um papel no conjunto do acervo. Fica claro que é preciso desenvolver ao responsável pela biblioteca um conhecimento objetivo do acervo no que concerne tanto à distribuição dos assuntos como à sua representatividade em relação com o número de usuários, de cursos ou disciplinas, de linhas de pesquisa. Também neste caso torna-se evidente a ligação da seleção com outra atividade do desenvolvimento de coleções: a avaliação de coleções.

7 O preço A quarta consideração dirá respeito ao custo do material: o bibliotecário terá que definir se a biblioteca tem condições de arcar com o custo de cada documento. Sabendo-se que os recursos disponíveis para aquisição não são inesgotáveis torna-se imprescindível definir quanto a biblioteca pode comprometer-se em relação ao preço do material.

8 Questões complementares Duas considerações devem ser lembradas no sentido de dimensionar corretamente as feitas anteriormente. A primeira diz respeito à probabilidade de que o material selecionado possa se torna alvo potencial de vandalismo, bem como gerar objeções por parte dos usuários. A segunda tem relação de qualidade de conteúdo do material selecionado. Nem sempre o bibliotecário tem informações suficientes que lhe permita fazer esta avaliação, devendo o bibliotecário utilizar todos os dados disponíveis, no próprio material.

9 Todas essas considerações são feitas cotidianamente no processo de seleção. Depois de um certo tempo, são realizadas quase que automaticamente, na medida em que são incorporadas ao trabalho. O que não garante que sejam infalíveis. É importante lembrar que infalibilidade é algo que jamais existirá na seleção.

10 VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010. Referência


Carregar ppt "Considerações Gerais que Influenciam a Seleção Acadêmicos: Adriano Araújo e Michelle Christina Professora: Ana Paula Soares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google