Carregar apresentação
PublicouJonathan Moreno Alterado mais de 10 anos atrás
1
A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR DIANTE DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A proposta de orientação profissional na abordagem sócio-histórica Rosely Glazer
2
Escolha profissional Como se deu a sua escolha profissional? Qualquer pessoa pode escolher qualquer profissão? Texto: BOCK, Silvio Duarte. A proposta de Orientação Profissional na abordagem sócio-histórica. In: Orientação Profissional – A abordagem Sócio-histórica. BOCK, Silvio Duarte. S.P. Cortez, p Rosely Glazer
3
Modelo tradicional – De perfis
É desconsiderada a imagem anteriormente construída da profissão São considerados os dados objetivos e testados entre o perfil psicológico e profissional Características pessoais inerentes ao individuo (aptidão/vocação) Rosely Glazer
4
VOCACIONAL OU PROFISSIONAL
MODELOS VOCACIONAL OU PROFISSIONAL Rosely Glazer
5
MODELOS PROFISSIONAL Escolhas relativas a visão sócio histórica (projeto de vida) Não utiliza testes Não acredita na vocação – Abelhas tem vocação VOCACIONAL Foco na aptidão Escolha inerente Quase ajuda de Deus Desconsidera a visão histórica Foco no dom(5%) Rosely Glazer
6
Silvio Bock – Identificação e interesse
APTIDÃO Capacidade para aprender novos conhecimentos e habilidades VOCAÇÃO Não é exatamente um termo técnico. Os dicionários a definem como predestinação. Rosely Glazer
7
A cara da profissão Internalização (conjunto de aspectos do mundo social e cultural) das experiências vividas Imagem construída a partir das vivências Modelo que traz a identificação ou afastamento com a escolha futura Rosely Glazer
8
Cara da profissão Imagem que a pessoa tem sobre uma profissão
Valorizada pela identificação Resultante ou não do contato com ela Constituídas na interiorização e singularização, diferentes para cada um Não ocorre pelo aspecto objetivo e racional Rosely Glazer
9
Ponto de partida Acolher e entender a imagem que a pessoa traz da profissão Compreender as imagens mobilizadas Entender que o orientador não faz diagnóstico ou prognóstico como fórmula Rosely Glazer
10
Objetivo geral da OP Não trabalhar com a idéia de vocação
Não buscar fotografar os interesses e aptidões do sujeito. Buscar compreender a aproximação ou o distanciamento do sujeito em relação às profissões . Focar suas experiências diretas ou indiretas com as profissões e ocupações. Rosely Glazer
11
Novo programa de orientação profissional - 1981
Inclusão de outros profissionais Trabalhar sobre uma perspectiva educativa Abordagem sócio histórica Intervenção em grupo com Psicólogo, pedagogo e sociólogo (Interdisciplinar) Rosely Glazer
12
Descrição do programa – 3 unidades
Modulo I : O processo e o significado da escolha Modulo II: O mundo do trabalho Modulo III: Autoconhecimento e informação Rosely Glazer
13
Modulo I : O significado da escolha
OBJETIVOS: Refletir sobre os valores e modelos existentes na sociedade Discutir o estereótipo das profissões Discutir a forma como os meios de comunicação divulgam estes estereótipos Discutir a influência deles na representação das profissões Discutir a maneira como os sujeitos se apropriam das informações da mídia. Rosely Glazer
14
4 sessões 1ª - Apresentação do programa
2ª- Trabalhar o mercado de trabalho, os meios de comunicação e o vestibular 3ª - Relação gênero e escolha e a relação desempenho escolar com a escolha 4ª - Síntese do 1º modulo e apresentação de um texto sobre profissão - A profissão de Isaac Asimov(1977) Rosely Glazer
15
1ª sessão - Apresentação de um problema
O procedimento do sorvete Metáfora para elaboração do processo de escolha “ Você vai ter que tomar uma decisão muito importante: vai escolher um sorvete. Para facilitar a tarefa, utilizará apenas um tipo de sorvete: o picolé e apenas dois sabores: o X ou Y. Mas preste atenção nas seguintesregras” Rosely Glazer
16
Regras 1) Não pode dar uma lambidinha antes
2) Não pode escolher os dois 3) Você quer fazer a melhor escolha e com o menor risco e maior chance de sucesso 4) Ela é importante pois deve permanecer certo tempo com você Rosely Glazer
17
Elaboração das hipóteses
1º - Tirar a sorte no par ou impar (sorte) 2ª - Olhar a embalagem ou observar a cor (imagem e prazer) 3ª - Conhecer os ingredientes( conteúdo) 4ª - Perguntar para os outros o que acham (influência) 5ª - Identificar as conseqüências para a vida (vantagens e desvantagens) 6ª - Pesquisar o mercado e observar se há diferença de consumo entre homens e mulheres (diferença de gênero) 7ª - Analisar o preço (avaliação de mercado) Rosely Glazer
18
Resolução ATO DE CORAGEM Ter que se posicionar Implica risco
Implica perda Implica decisão Implica acalmar o conflito Rosely Glazer
19
Modulo II: O trabalho OBJETIVOS:
Exercer reflexão crítica em relação à profissão Refletir o mercado de trabalho, dentro da visão sócio-político-econômica e fatores como a competitividade. Visar o que aparece como conteúdos não imediato na consciência dos sujeitos envolvidos na orientação. Rosely Glazer
20
5ª e 6ª sessão – Construção de duas empresas
Organizar a empresa: Quem trabalhará nela Tipo de atividade Matérias primas que precisarão e custos Quanto se pagará pelo trabalho Objetivo: entender a idéia de processo de trabalho Discutir a divisão de trabalho na sociedade, de mercadoria, de força de trabalho , salários e desemprego Rosely Glazer
21
Modulo III: Autoconhecimento e informação
OBJETIVOS: Discutir a construção da identidade e os valores individuais. Refletir identidade como sendo formada a partir das relações sociais e que estão em constante processo de mudança (Ciampa 94) A importância do outro na percepção de si. A dialética das relações humanas. Levar em conta os papéis institucionalizados assumidos por cada indivíduo. Rosely Glazer
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.