A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR DIANTE DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR DIANTE DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR DIANTE DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A proposta de orientação profissional na abordagem sócio-histórica Rosely Glazer

2 Escolha profissional Como se deu a sua escolha profissional? Qualquer pessoa pode escolher qualquer profissão? Texto: BOCK, Silvio Duarte. A proposta de Orientação Profissional na abordagem sócio-histórica. In: Orientação Profissional – A abordagem Sócio-histórica. BOCK, Silvio Duarte. S.P. Cortez, p Rosely Glazer

3 Modelo tradicional – De perfis
É desconsiderada a imagem anteriormente construída da profissão São considerados os dados objetivos e testados entre o perfil psicológico e profissional Características pessoais inerentes ao individuo (aptidão/vocação) Rosely Glazer

4 VOCACIONAL OU PROFISSIONAL
MODELOS VOCACIONAL OU PROFISSIONAL Rosely Glazer

5 MODELOS PROFISSIONAL Escolhas relativas a visão sócio histórica (projeto de vida) Não utiliza testes Não acredita na vocação – Abelhas tem vocação VOCACIONAL Foco na aptidão Escolha inerente Quase ajuda de Deus Desconsidera a visão histórica Foco no dom(5%) Rosely Glazer

6 Silvio Bock – Identificação e interesse
APTIDÃO Capacidade para aprender novos conhecimentos e habilidades VOCAÇÃO Não é exatamente um termo técnico. Os dicionários a definem como predestinação. Rosely Glazer

7 A cara da profissão Internalização (conjunto de aspectos do mundo social e cultural) das experiências vividas Imagem construída a partir das vivências Modelo que traz a identificação ou afastamento com a escolha futura Rosely Glazer

8 Cara da profissão Imagem que a pessoa tem sobre uma profissão
Valorizada pela identificação Resultante ou não do contato com ela Constituídas na interiorização e singularização, diferentes para cada um Não ocorre pelo aspecto objetivo e racional Rosely Glazer

9 Ponto de partida Acolher e entender a imagem que a pessoa traz da profissão Compreender as imagens mobilizadas Entender que o orientador não faz diagnóstico ou prognóstico como fórmula Rosely Glazer

10 Objetivo geral da OP Não trabalhar com a idéia de vocação
Não buscar fotografar os interesses e aptidões do sujeito. Buscar compreender a aproximação ou o distanciamento do sujeito em relação às profissões . Focar suas experiências diretas ou indiretas com as profissões e ocupações. Rosely Glazer

11 Novo programa de orientação profissional - 1981
Inclusão de outros profissionais Trabalhar sobre uma perspectiva educativa Abordagem sócio histórica Intervenção em grupo com Psicólogo, pedagogo e sociólogo (Interdisciplinar) Rosely Glazer

12 Descrição do programa – 3 unidades
Modulo I : O processo e o significado da escolha Modulo II: O mundo do trabalho Modulo III: Autoconhecimento e informação Rosely Glazer

13 Modulo I : O significado da escolha
OBJETIVOS: Refletir sobre os valores e modelos existentes na sociedade Discutir o estereótipo das profissões Discutir a forma como os meios de comunicação divulgam estes estereótipos Discutir a influência deles na representação das profissões Discutir a maneira como os sujeitos se apropriam das informações da mídia. Rosely Glazer

14 4 sessões 1ª - Apresentação do programa
2ª- Trabalhar o mercado de trabalho, os meios de comunicação e o vestibular 3ª - Relação gênero e escolha e a relação desempenho escolar com a escolha 4ª - Síntese do 1º modulo e apresentação de um texto sobre profissão - A profissão de Isaac Asimov(1977) Rosely Glazer

15 1ª sessão - Apresentação de um problema
O procedimento do sorvete Metáfora para elaboração do processo de escolha “ Você vai ter que tomar uma decisão muito importante: vai escolher um sorvete. Para facilitar a tarefa, utilizará apenas um tipo de sorvete: o picolé e apenas dois sabores: o X ou Y. Mas preste atenção nas seguintesregras” Rosely Glazer

16 Regras 1) Não pode dar uma lambidinha antes
2) Não pode escolher os dois 3) Você quer fazer a melhor escolha e com o menor risco e maior chance de sucesso 4) Ela é importante pois deve permanecer certo tempo com você Rosely Glazer

17 Elaboração das hipóteses
1º - Tirar a sorte no par ou impar (sorte) 2ª - Olhar a embalagem ou observar a cor (imagem e prazer) 3ª - Conhecer os ingredientes( conteúdo) 4ª - Perguntar para os outros o que acham (influência) 5ª - Identificar as conseqüências para a vida (vantagens e desvantagens) 6ª - Pesquisar o mercado e observar se há diferença de consumo entre homens e mulheres (diferença de gênero) 7ª - Analisar o preço (avaliação de mercado) Rosely Glazer

18 Resolução ATO DE CORAGEM Ter que se posicionar Implica risco
Implica perda Implica decisão Implica acalmar o conflito Rosely Glazer

19 Modulo II: O trabalho OBJETIVOS:
Exercer reflexão crítica em relação à profissão Refletir o mercado de trabalho, dentro da visão sócio-político-econômica e fatores como a competitividade. Visar o que aparece como conteúdos não imediato na consciência dos sujeitos envolvidos na orientação. Rosely Glazer

20 5ª e 6ª sessão – Construção de duas empresas
Organizar a empresa: Quem trabalhará nela Tipo de atividade Matérias primas que precisarão e custos Quanto se pagará pelo trabalho Objetivo: entender a idéia de processo de trabalho Discutir a divisão de trabalho na sociedade, de mercadoria, de força de trabalho , salários e desemprego Rosely Glazer

21 Modulo III: Autoconhecimento e informação
OBJETIVOS: Discutir a construção da identidade e os valores individuais. Refletir identidade como sendo formada a partir das relações sociais e que estão em constante processo de mudança (Ciampa 94) A importância do outro na percepção de si. A dialética das relações humanas. Levar em conta os papéis institucionalizados assumidos por cada indivíduo. Rosely Glazer


Carregar ppt "A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR DIANTE DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google