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PublicouGeraldo Pinho Delgado Alterado mais de 8 anos atrás
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VI Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP – Região Norte (AC, RO, PA)
Acre - Outubro/2012
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Equipe UCA Acre Ufac: Salete Chalub, Simone Chalub e Lindinalva Messias; SEE/NTE: Naderge Nascimento, Gleice Moreira, Ana Cristina Farias, Eliete Lima, Lucilene Feitoza, Maria do Carmo Lira, Rosilene Onofre, Sandra Lima e Rarismar Bezerra.
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Marcílio Pontes Ensino Médio
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Escola Marcílio Pontes
Aula: setembro – 2012. Duração: 4 horas. Turma: 3º ano A – 13 alunos. Prof.: Francisco Guedes. Assunto: Geometria Plana e Espacial. Objetivo: identificar as figuras geométricas planas e espaciais presentes no cotidiano, identificando suas propriedades e suas diferenças.
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Escola Marcílio Pontes
Dois dias: Dois tempos de 50 minutos Trabalhando com material concreto. Alunos: trabalharam com régua, compasso, transferidor, papel cartão, cola, fita adesiva colorida, livro didático e laptop UCA. Professor: material didático com figuras planas e espaciais. Apresentando no quadro o cálculo de suas áreas, identificando suas propriedades e diferenças.
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Aspectos Metodológicos
Figura 1: Recursos pedagógicos.
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Aspectos Metodológicos
Figura 2: Pesquisa na internet. Livro didático. Geometria Plana e Espacial.
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Pesquisa na Internet e livro didático
Figura 3: Planificação dos sólidos geométricos: cubo e prisma e suas relações com a geometria plana.
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Resultados da Construção
Figura 4: Material concreto construído, cubo e prisma.
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Mediação do professor Pesquisa na internet no site do “ sobre o tema; Fazer planificações, recorte e colagem com papel cartão dos sólidos geométricos: prismas, cubos, etc; Explicação com o auxílio do quadro de giz sobre as fórmulas das figuras planas e espaciais, para encontrar áreas das figuras, identificar suas propriedades e suas diferenças.
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Uso do Laptop UCA Pesquisas na Internet: <somatematica.com.br > (1º dia da aula); Construção das fórmulas envolvendo as figuras construídas utilizando a planilha eletrônica Kspread (2º dia da aula); Desenhos no Tuxpaint (2º dia da aula); Apresentação na sala dos resultados encontrados (nos dois dias). Com relação ao trabalho pedagógico, “facilitou a análise dos resultados produzidos pelos alunos”.
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Resultados da Construção
Figura 5: Construção de Fórmula para o cálculo do comprimento da circunferência.
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Resultados com o Tuxpaint
Figura 6: Construção das figuras no Tuxpaint.
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Resultados com o Tuxpaint
Figura 7: Construção das figuras no Tuxpaint.
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Processos de Aprendizagem
Professor: “Para os alunos tornou-se mais fácil a fixação de alguns conceitos, pois tiveram que pesquisar, reconstruir as planificações, bem como suas fórmulas, de acordo com dimensões estabelecidas por eles próprios, o que gerou iniciativa deles mesmos, produção, e não ficaram passivos, tiveram que por a mão na massa”.
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Processos de Aprendizagem
Tomaram conhecimento de planificações de algumas figuras planas e sólidas; Reconstruíram as figuras, alterando as dimensões; Construíram as fórmulas matemáticas e fizeram aplicações; Apresentaram os resultados para os colegas.
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Depoimentos dos Alunos:
Com relação a disciplina de matemática, os trabalhos realizados até o presente momento tem facilitado o processo de aprendizagem? Ou seja, a fixação dos conceitos e a resolução de problemas.
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Depoimentos dos Alunos:
Aluno A: Aluno B:
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Depoimentos dos Alunos:
Aluno C: Aluno D:
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