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ESTÁGIO PRESSUPOSTOS ÉTICOS

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Apresentação em tema: "ESTÁGIO PRESSUPOSTOS ÉTICOS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTÁGIO PRESSUPOSTOS ÉTICOS
O que significa ser educador na sociedade brasileira? O que é necessário para desempenhar o papel de educador? O que compete ao educador, na construção de nossa sociedade? O educador desenvolve sua prática no espaço da instituição que é a escola. Enquanto instituição social é tarefa da escola a construção sistematizada da cultura, entendida como resultado da intervenção dos homens na realidade;

2 Uma das exigências é a competência.
Ser competente é saber fazer bem o dever, ao dever se articulam, além do saber, o querer e o poder. (Ética e competência. RIOS, 2000). “ A relação escola-sociedade deve ser analisada de modo crítico, para que se evidenciem os mecanismos determinados da prática educativa.”(p.36-37).

3 A escola não é uma entidade abstrata, ela tem características específicas e cumpre uma função determinada; No interior da instituição escolar, o educador exerce a sua profissão. A ideia de profissão nos remete à de oficio; O professor, enquanto profissional de uma instituição tem de realizar a sua “obrigação” de maneira específica;

4 COMPETÊNCIA = saber fazer bem
Para saber fazer bem, o professor precisa ter domínio do conteúdo de que o sujeito necessita para desempenhar o seu papel, dever ter domínio das técnicas, das estratégias; O professor deve ter firmeza em sala de aula, deve ser um professor responsável pelo o que faz; O professor precisa ter uma prática educativa profissional;

5 Florestam Fernandes (1986, p. 24) afirma que:
“Se o professor vai pensar em mudanças ele deve pensar politicamente, mas basta que ele disponha de uma pitada de sociologia, uma de biologia e outra de psicologia, para que se torne um agente de mudanças”. O educador competente terá de ser exigente. O educador exigente não se contentará com pouco, não procurará o fácil.”(p.69).

6 Para preparar o estagio é necessário considerar criticamente os limites e as possibilidades do contexto de trabalho, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho.”(p.75).

7 A humildade é pré-requisito ético do educador que se propõe a ajudar no processo de libertação pela educação.” (Herkenhoff, p. 55, 1996). “A questão ética é uma das maiores urgências do Brasil contemporâneo.” (p. 60)

8 Um professor está sempre a querer espalhar educação e cultura
Um professor está sempre a querer espalhar educação e cultura. E não apenas no espaço das escolas. Também nos demais espaços públicos, no espaço da cidade.” (p. 65) “A educação do surdo-mudo, como também a do cego (...), é preocupação que deve caracterizar uma sociedade que pretenda guiar-se pela Ética.

9 “Há uma busca de referenciais éticos nestes tempos de incerteza. [
“Há uma busca de referenciais éticos nestes tempos de incerteza. [...] A sociedade está atônita, agredida por desvalores. Neste quadro cremos que a universidade tem um intransferível papel ético, quer perante o conjunto da sociedade, quer perante os estudantes. (p. 89)

10 “[...] tenho paixão de transmitir ideias e receber lições, pois, como disse num dos meus livros, o professor ensina e aprende, o processo de aprendizagem é dialético e circular.” (p. 147) A  boa conduta pode  ser  também determinada  pela educação: Fornece  as regras e ensinamentos morais aos indivíduos; Orienta os juízos e decisões dos homens no seio da comunidade; Transmite valores acerca do bem e do mal, do justo e do injusto; Constitui-se como elemento fundamental para a construção da sociabilidade

11 Perfil ético - de um modo geral, o bom profissional seria aquele que:
a) conhece b) executa c) defende d) denuncia. (SOARES, Moisés Souza. Ética e exercício profissional. Brasília, ABEAS, 1996).

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13 o mais importante papel dos pais é o que denomino Genêse da Ética
o mais importante papel dos pais é o que denomino Genêse da Ética. Vivemos hoje uma crise de valores. cada dia mais e mais pessoas afirmam e criticam a situação angustiante atual. Cada um pensa só em si, passa por cima dos outros, tenta conseguir a melhor por si, mesmo que seja à custa de outros. criticamos e criticamos esse estado de coisa. Sentimos-nos sozinhos num mundo selvagem. Se cada pai ou mãe conseguir alcançar este objetivo, o de criar verdadeiros cidadãos, não precisaremos fazer mais nada.

14 2. Estágio - uma trajetória de mão dupla = ao mesmo tempo, o aluno se beneficia com o cumprimento do mesmo para conclusão do seu curso e para sua formação, a Universidade, enquanto centro de formação, apropria-se das vivências do estágio de seus alunos para corrigir sua trajetória curricular

15 3. A seleção e organização dos conteúdos escolhidos para serem trabalhados nas diferentes disciplinas, deve originar-se das salas de aula, futuro campo de trabalho dos professores que estão em formação.

16 4. As diferentes disciplinas estruturadas pela matriz curricular do curso devem contemplar, também, uma dimensão prática, a fim de promover vínculos entre o pensar e o fazer.

17 Estágio com um “canal” entre o Ensino Superior e a Educação Básica, no caso específico da formação de professores.

18 Estágio = manter distância existente entre esses dois níveis (universidade – Ed básica) de escolaridade; e, por outro, a não supremacia de uma instituição sobre a outra.

19 Necessidade da articulação entre a teoria e a prática, em função da formação de professores. (Cf. BEHRENS, 1991).

20 Estágio como “lócus de formação, aprendizagem, partilha de saberes e experiências” entre os professores e os alunos

21 O estágio deve permitir um exercício de reflexão que contribua, por um lado, para a compreensão de tal realidade, e, por outro, para a construção de novos conhecimentos a partir da realidade da escola (Cf. BEHRENS, 1991).

22 “ Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas gaiolas prendem. Escolas asas fazem voar” Rubem Alves

23 Referência: RIOS, Terezinha Azevedo. Ética e competência. – 8.ed - São Paulo: Cortez, 2000. HERKENHOFF, João Baptista. Ética, Educação e Cidadania. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1996. SOARES, Moisés Souza. Ética e exercício profissional. Brasília, ABEAS, 1996. BEHRENS, Marilda Aparecida. O Estágio Supervisionado de Prática de Ensino: Uma proposta coletiva de reconstrução. Dissertação de Mestrado. PUC/SP


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