Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTheodoro Cabreira de Almada Alterado mais de 8 anos atrás
1
GESTÃO DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima
2
O que é TI ● No início, os computadores eram tidos apenas como "máquinas gigantes“.
3
Tinha o tamanho de um campo de futebol (5 alt x 25m comp) ocupava 180 m 2 área construída.. Pesava 30 Toneladas Utilizava 70 mil resistores e 18 mil válvulas, 1500 reles e 6000 interruptores Consumia 140 quilowatts; Proporcionava super aquecimento – válvulas – “bug” Não tinha sistema operacional – operado manualmente como uma calculadora. Para programar a máquina era necessário ajustar 6 mil chaves de inúmeras posições e conectar muitos soquetes. As gigantes válvulas da primeira geração – ENIAC – 1946
4
O que é TI ● Com o avanço tecnológico, tais máquinas começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores, mais poderosos e mais confiáveis.
5
O que é TI ● A evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente.
6
O que é TI ● Desde as máquinas mais remotas e modestas até os computadores mais recentes e avançados, o trabalho com a informação sempre foi o centro de tudo. ● É por isso que a existe a expressão Tecnologia da Informação (TI).
7
INFORMAÇÃO
8
● A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. ● A informação é um patrimônio, é algo que possui valor. ● É uma das coisas mais valiosas que existe.
9
● Quando digital, não se trata apenas de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados..
10
Neste sentido, a informação é tão importante que pode inclusive determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio, por exemplo.
11
Informação ● O que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações de seus clientes?
12
Informação ● Grandes entidades investem pesado nos recursos necessários para obter e manter as suas informações.
13
Informação ● Por outro lado, é bastante frequente o uso inadequado de informações ou, ainda, a subutilização destas. É nesse ponto que a Tecnologia da Informação pode ajudar.
14
Tecnologia da Informação (TI)
15
Neste sentido, a informação é tão importante que pode inclusive determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio, por exemplo.
16
● Definição: ● O conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações.
17
● É preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial.
18
Tecnologia da Informação (TI) ● Não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. ● Depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros fatores relacionados ao negócio ou à atividade.
19
Tecnologia da Informação (TI) ● As escolhas precisam ser bem feitas, do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ser a consequência.
20
Tecnologia da Informação (TI) ● Uma empresa renova seu parque de computadores comprando máquinas com processadores velozes, muita memória e placa de vídeo 3D para funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com pacotes de escritório ou acessar a rede interna. Exemplos:
21
Tecnologia da Informação (TI) ● Comprar máquinas de boa qualidade não significa adquirir as mais caras e sofisticadas, mas aquelas que possuem os recursos necessários.
22
Tecnologia da Informação (TI) ● Uma companhia comprou computadores com CPUs de desempenho modesto e monitor de 17 polegadas para profissionais que trabalham com AutoCAD. Exemplo:
23
Tecnologia da Informação (TI) ● Para estes funcionários, o ideal seria fornecer computadores que suportam aplicações exigentes e um monitor de, pelo menos, 20 polegadas.
24
Tecnologia da Informação (TI) ● Máquinas mais baratas certamente conseguem rodar o programa AutoCAD, porém com lentidão. Além disso, o monitor com área de visão menor dá mais trabalho aos profissionais.
25
Tecnologia da Informação (TI) ● Neste caso, percebe-se que a aquisição destes equipamentos reflete diretamente na produtividade. Por este motivo, qualquer decisão relacionada à TI precisa levar em conta as necessidades de cada setor, de cada departamento, de cada atividade, de cada indivíduo.
26
Tecnologia da Informação (TI) ● Uma empresa com 50 funcionários, cada um com um PC, adquiriu um servidor para compartilhamento e armazenamento de arquivos em rede que suporta 500 usuários simultâneos. Exemplos:
27
Tecnologia da Informação (TI) ● Mas o problema não é apenas este: se o referido servidor, por alguma razão, parar de funcionar, os arquivos ficarão indisponíveis e certamente atrapalharão as atividades da empresa.
28
Tecnologia da Informação (TI) ● Neste caso, não seria melhor adquirir um servidor mais adequado às necessidades da companhia e investir em recursos de disponibilidade para diminuir as chances de a rede deixar de funcionar? Ou, talvez, estudar a possibilidade de contratar uma solução baseada em computação nas nuvens específica para este fim?
29
Tecnologia da Informação (TI) ● Com estes exemplos, é possível ter uma pequena ideia do qual amplo é o universo da Tecnologia da Informação.
30
Tecnologia da Informação (TI) ● Outros aspectos ainda devem ser considerados: ● Segurança, disponibilidade, comunicação, uso de sistemas adequados (eles realmente devem fazer o que foi proposto), tecnologias (qual é a melhor para determinada finalidade), legislação local e assim por diante.
31
O Profissional de TI ● As tarefas de desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais cabem aos profissionais de TI.
32
O Profissional de TI ● A área é dividida em várias especializações. – Banco de dados – Desenvolvimento – Infraestrutura – Redes – Segurança – Gestão de recursos – Entre outros.
33
O Profissional de TI ● Para cada uma destas áreas, há subdivisões. ● Desenvolvimento – Softwares comerciais – Dispositivos móveis – Internet
34
O que é a Gestão de TI?
35
É conjunto de práticas gerenciais que tem como foco o fornecimento de serviços e produtos de TI internamente, ou seja, o gerenciamento das operações de TI
36
O que faz um Gestor de TI? Define parâmetros de utilização de sistemas, cuida da implantação e da documentação rotinas, controla os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados, gerencia os recursos humanos envolvidos nesses processos e faz a gestão dos sistemas implantados.
37
Salário De acordo com a pesquisa salarial do Datafolha (em fevereiro de 2015), um Gerente de TI ganha em média 13 mil reais, podendo chegar a quase 30 mil reais, dependendo do porte da empresa onde trabalha e da experiência do profissional.
38
Finalizando ● Hoje, a informatização atinge as mais diversas áreas do conhecimento e está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, mesmo quando elas não percebem.
39
Finalizando ● Se você declara imposto de renda, seus dados são processados por computadores do governo; ● se você tira passaporte, suas informações ficam cadastradas em um banco de dados da Polícia Federal (ou de outro órgão competente, de acordo com o país); ● se você faz compras no mercado, passa pelo caixa, que dá baixa dos produtos no sistema da empresa; ● para você usar o telefone, uma complexa rede de comunicação controlada por computadores é utilizada. Enfim, exemplos não faltam.
40
Finalizando ● A Tecnologia da Informação, portanto, não é apenas sinônimo de modernidade. É, acima de tudo, uma necessidade dos novos tempos, afinal, a informação sempre existiu, mas não de maneira tão volumosa e aproveitável.
41
Coisas que acontecem na área de TI!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.