A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima

2 O que é TI ● No início, os computadores eram tidos apenas como "máquinas gigantes“.

3 Tinha o tamanho de um campo de futebol (5 alt x 25m comp) ocupava 180 m 2 área construída.. Pesava 30 Toneladas Utilizava 70 mil resistores e 18 mil válvulas, 1500 reles e 6000 interruptores Consumia 140 quilowatts; Proporcionava super aquecimento – válvulas – “bug” Não tinha sistema operacional – operado manualmente como uma calculadora. Para programar a máquina era necessário ajustar 6 mil chaves de inúmeras posições e conectar muitos soquetes. As gigantes válvulas da primeira geração – ENIAC – 1946

4 O que é TI ● Com o avanço tecnológico, tais máquinas começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores, mais poderosos e mais confiáveis.

5 O que é TI ● A evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente.

6 O que é TI ● Desde as máquinas mais remotas e modestas até os computadores mais recentes e avançados, o trabalho com a informação sempre foi o centro de tudo. ● É por isso que a existe a expressão Tecnologia da Informação (TI).

7 INFORMAÇÃO

8 ● A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. ● A informação é um patrimônio, é algo que possui valor. ● É uma das coisas mais valiosas que existe.

9 ● Quando digital, não se trata apenas de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados..

10 Neste sentido, a informação é tão importante que pode inclusive determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio, por exemplo.

11 Informação ● O que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações de seus clientes?

12 Informação ● Grandes entidades investem pesado nos recursos necessários para obter e manter as suas informações.

13 Informação ● Por outro lado, é bastante frequente o uso inadequado de informações ou, ainda, a subutilização destas. É nesse ponto que a Tecnologia da Informação pode ajudar.

14 Tecnologia da Informação (TI)

15 Neste sentido, a informação é tão importante que pode inclusive determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio, por exemplo.

16 ● Definição: ● O conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações.

17 ● É preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial.

18 Tecnologia da Informação (TI) ● Não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. ● Depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros fatores relacionados ao negócio ou à atividade.

19 Tecnologia da Informação (TI) ● As escolhas precisam ser bem feitas, do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ser a consequência.

20 Tecnologia da Informação (TI) ● Uma empresa renova seu parque de computadores comprando máquinas com processadores velozes, muita memória e placa de vídeo 3D para funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com pacotes de escritório ou acessar a rede interna. Exemplos:

21 Tecnologia da Informação (TI) ● Comprar máquinas de boa qualidade não significa adquirir as mais caras e sofisticadas, mas aquelas que possuem os recursos necessários.

22 Tecnologia da Informação (TI) ● Uma companhia comprou computadores com CPUs de desempenho modesto e monitor de 17 polegadas para profissionais que trabalham com AutoCAD. Exemplo:

23 Tecnologia da Informação (TI) ● Para estes funcionários, o ideal seria fornecer computadores que suportam aplicações exigentes e um monitor de, pelo menos, 20 polegadas.

24 Tecnologia da Informação (TI) ● Máquinas mais baratas certamente conseguem rodar o programa AutoCAD, porém com lentidão. Além disso, o monitor com área de visão menor dá mais trabalho aos profissionais.

25 Tecnologia da Informação (TI) ● Neste caso, percebe-se que a aquisição destes equipamentos reflete diretamente na produtividade. Por este motivo, qualquer decisão relacionada à TI precisa levar em conta as necessidades de cada setor, de cada departamento, de cada atividade, de cada indivíduo.

26 Tecnologia da Informação (TI) ● Uma empresa com 50 funcionários, cada um com um PC, adquiriu um servidor para compartilhamento e armazenamento de arquivos em rede que suporta 500 usuários simultâneos. Exemplos:

27 Tecnologia da Informação (TI) ● Mas o problema não é apenas este: se o referido servidor, por alguma razão, parar de funcionar, os arquivos ficarão indisponíveis e certamente atrapalharão as atividades da empresa.

28 Tecnologia da Informação (TI) ● Neste caso, não seria melhor adquirir um servidor mais adequado às necessidades da companhia e investir em recursos de disponibilidade para diminuir as chances de a rede deixar de funcionar? Ou, talvez, estudar a possibilidade de contratar uma solução baseada em computação nas nuvens específica para este fim?

29 Tecnologia da Informação (TI) ● Com estes exemplos, é possível ter uma pequena ideia do qual amplo é o universo da Tecnologia da Informação.

30 Tecnologia da Informação (TI) ● Outros aspectos ainda devem ser considerados: ● Segurança, disponibilidade, comunicação, uso de sistemas adequados (eles realmente devem fazer o que foi proposto), tecnologias (qual é a melhor para determinada finalidade), legislação local e assim por diante.

31 O Profissional de TI ● As tarefas de desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais cabem aos profissionais de TI.

32 O Profissional de TI ● A área é dividida em várias especializações. – Banco de dados – Desenvolvimento – Infraestrutura – Redes – Segurança – Gestão de recursos – Entre outros.

33 O Profissional de TI ● Para cada uma destas áreas, há subdivisões. ● Desenvolvimento – Softwares comerciais – Dispositivos móveis – Internet

34 O que é a Gestão de TI?

35 É conjunto de práticas gerenciais que tem como foco o fornecimento de serviços e produtos de TI internamente, ou seja, o gerenciamento das operações de TI

36 O que faz um Gestor de TI? Define parâmetros de utilização de sistemas, cuida da implantação e da documentação rotinas, controla os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados, gerencia os recursos humanos envolvidos nesses processos e faz a gestão dos sistemas implantados.

37 Salário De acordo com a pesquisa salarial do Datafolha (em fevereiro de 2015), um Gerente de TI ganha em média 13 mil reais, podendo chegar a quase 30 mil reais, dependendo do porte da empresa onde trabalha e da experiência do profissional.

38 Finalizando ● Hoje, a informatização atinge as mais diversas áreas do conhecimento e está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, mesmo quando elas não percebem.

39 Finalizando ● Se você declara imposto de renda, seus dados são processados por computadores do governo; ● se você tira passaporte, suas informações ficam cadastradas em um banco de dados da Polícia Federal (ou de outro órgão competente, de acordo com o país); ● se você faz compras no mercado, passa pelo caixa, que dá baixa dos produtos no sistema da empresa; ● para você usar o telefone, uma complexa rede de comunicação controlada por computadores é utilizada. Enfim, exemplos não faltam.

40 Finalizando ● A Tecnologia da Informação, portanto, não é apenas sinônimo de modernidade. É, acima de tudo, uma necessidade dos novos tempos, afinal, a informação sempre existiu, mas não de maneira tão volumosa e aproveitável.

41 Coisas que acontecem na área de TI!!

42

43


Carregar ppt "GESTÃO DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google