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Tecnologia de Informações Portos e Armazenagem Alfandegada

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Apresentação em tema: "Tecnologia de Informações Portos e Armazenagem Alfandegada"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia de Informações Portos e Armazenagem Alfandegada
Operações Terminais Armazéns AULA 10 PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007. Tecnologia de Informações Portos e Armazenagem Alfandegada

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4 Sistema de gerenciamento de armazéns - WMS
É um sistema de gestão de armazéns, que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem: Recebimento; Inspeção; Endereçamento; Estocagem; Separação;

5 Embalagem; Carregamento; Expedição; Emissão de documentos; Inventário, entre outras. De forma integrada com o objetivo de maximizar os recursos e minimizar desperdícios.

6 Funções do WMS Essenciais Recebimento Análise de qualidade Arrumação
Contagem de ciclos Separação Gerenciamento de tarefas Análise de qualidade Reabastecimento Embalagem Cross-docking Controle de estoque Embarque

7 Código de barras É a colocação de códigos legíveis por computadores em itens, caixas, contêineres, paletes e até vagões de carga para facilitar a coleta e troca de informações logísticas. Embarcadores Melhoria na preparação e no processamento de pedidos; Eliminação de erros de embarque; Redução do tempo de mão de obra; Melhoria na manutenção de registros; Redução no tempo de estoque físico.

8 Benefícios do código de barras
Armazenamento Melhoria na preparação, no processamento e no embarque de pedidos; Oferece controle de estoque acurado; Acesso do cliente a informações em tempo real; Considerações de acesso acerca da segurança das informações; Redução nos custos de mão de obra.

9 Benefícios do código de barras
Transportadoras Integridade das informações sobre o faturamento do frete; Acesso do cliente a informações me tempo real; Melhoria da manutenção de registros das atividades de embarque de clientes; Rastreabilidade de cargas; Monitoramento de produtos incompatíveis em veículos; Redução do tempo de transferência de informações.

10 Benefícios do código de barras
Atacadistas / Varejistas Precisão do estoque em unidades; Acurácia dos preços nos pontos de venda; Melhoria da produtividade nas caixas registradoras; Redução no tempo do estoque físico; Aumento da flexibilidade do sistema.

11 Tecnologia RFID RFID É uma forma de tecnologia de radiofreqüência usada para identificar um produto ou contêiner a medida que ele se movimenta pelas instalações ou um equipamento de transporte. Chips ativos Emanam ondas de rádio constantemente, para que o produto possa ser localizado em um armazém ou loja usando receptores localizados em toda a loja; São alimentados por baterias e permitem os processos de leitura e escrita.

12 Tecnologia RFID Chips passivos
Só respondem quando são eletronicamente estimulados ao se passar o produto por um portal relativamente pequeno que possui leitoras embutidas. São usados para rastrear a entrada e a saída em torno de uma instalação.

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14 Tecnologia RFID Vantagens:
Capacidade de armazenamento, leitura e envio dos dados para etiquetas ativas; Detecção sem necessidade da proximidade da leitora para o reconhecimento dos dados; Durabilidade das etiquetas com possibilidade de reutilização ; Contagens instantâneas de estoque, facilitando os sistemas empresariais de inventário; Precisão nas informações de armazenamento e velocidade na expedição; Localização dos itens ainda em processos de busca; Melhoria no reabastecimento com eliminação de itens faltantes e aqueles com validade vencida; Prevenção de roubos e falsificação de mercadorias.

15 Tecnologia RFID Desvantagens:
O custo elevado da tecnologia RFID em relação aos sistemas de código de barras; O preço final dos produtos, pois a tecnologia não se limita apenas ao microchip anexado ao produto; O uso em materiais metálicos e condutivos pode afetar o alcance de transmissão das antenas; A padronização das freqüências utilizadas para que os produtos possam ser lidos por toda a indústria, de maneira uniforme; A invasão da privacidade dos consumidores por causa da monitoração das etiquetas coladas nos produtos. Para esses casos existem técnicas, de custo ainda elevado, que bloqueiam a funcionalidade do RFID automaticamente quando o consumidor sai fisicamente de uma loja.

16 Portos e Armazenagem Alfandegada
Operações Terminais Armazéns AULA 11 PLT RODRIGUES, Paulo R.A. Gestão Estratégica da Armazenagem. 2ª ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007. Portos e Armazenagem Alfandegada

17 Em qualquer operação de importação ou exportação no Brasil, a probabilidade de uso dos portos é de mais de 90%, porque este é o índice atual deste modal no comércio exterior do Brasil. Portanto, os portos brasileiros e suas respectivas operações são muito importantes para a balança comercial brasileira.

18 Muitos portos são centenários, construídos em locais que facilitariam a carga e descarga dos navios, e várias cidades acabaram crescendo ao redor deles, como Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ). O problema é que o mundo evoluiu muito, os navios mercantes, atualmente, são muito maiores do que eram há cem anos, por exemplo, e os portos muitas vezes têm problemas para receber estes navios e fazer as operações de carga e descarga.

19 O calado dos navios (profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de um navio) aumentou muito nos últimos anos, sendo necessárias dragagens mais completas nos portos, para que os navios possam ser carregados na totalidade de sua capacidade e não encalhem. O comprimento dos navios também aumentou, está muito maior, e, nos dias atuais, um navio pode ocupar diversas áreas de atracação (píer) em que antigamente vários navios encostavam.

20 Além do tamanho de alguns navios, as operações são bem diferentes atualmente, com boa parte da carga e descarga sendo feita por equipamentos: esteiras transportadoras, no caso de produtos a granel (soja, minério de ferro, bauxita), tubulações (etanol, suco de laranja) e um dispositivo criado após a 2a Guerra Mundial que ganhou grande participação, o contêiner.

21 Como não podia deixar de ser, as operações hoje em dia devem ser rápidas; apesar de os navios serem bem maiores, a carga e descarga devem ser bem mais rápidas, ou seja, a capacidade de carga e descarga de um porto, atualmente, é muito maior do que era há 50 ou 100 anos, e a tendência é que a pressão por melhoria na produtividade continue.

22 Em resumo: hoje, os portos precisam ser mais rápidos; carregar e descarregar um volume cada vez maior, já que os navios também estão cada vez maiores; ter um controle mais específico de suas operações; e, por fim, cobrar tarifas menores dos embarcadores.

23 Outro ponto deste tema são as operações de armazenagem alfandegada: muitos produtos importados ou exportados são sujeitos à cobrança de impostos. Estes impostos devem ser pagos para que o produto, do ponto de vista legal, possa ter seu transporte e comercialização autorizados no país.

24 Para minimizar este tipo de risco, existem áreas específicas onde as mercadorias podem ficar armazenadas e não pagam impostos. O pagamento somente ocorre quando são vendidas e saem da armazenagem. Trata-se da armazenagem alfandegada. Em outras palavras, é como se estas áreas alfandegadas não estivessem, ainda, “dentro” do Brasil.

25 O benefício que as empresas terão, em suma, é poder dispor de mais capital de giro para outras operações e minimizar alguns riscos. Claro, todas as empresas pagam pela armazenagem alfandegada; o processo é o mesmo de um armazém, com a diferença principal de que, ao se fazer o faturamento e carregar os produtos, os impostos relativos a esta importação também devem ser pagos.

26 ATÉ A PRÓXIMA AULA...


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