A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gilberto-Marcos -Fernando

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gilberto-Marcos -Fernando"— Transcrição da apresentação:

1 Gilberto-Marcos -Fernando
GESTÃO DE ESTOQUE TIPOS DE PICKING UNITIZAÇÃO Gilberto-Marcos -Fernando

2 GESTÃO DE ESTOQUE O picking, também conhecido por order picking (separação e preparação de pedidos), consiste na recolha em armazém de certos produtos podendo ser diferentes em categoria e quantidades , face a pedido de um cliente, de forma a satisfazer o mesmo .

3 GESTÃO DE ESTOQUE Picking discreto
Neste método, é apenas um operador que inicia e completa a recolha, coletando apenas um produto por pedido. Corresponde à forma de recolha de produtos mais fácil a operar, tendo um baixo índice de erro associado. Apesar da margem de erro ser reduzida, é o método que origina um maior decréscimo da produtividade devido ao excesso de tempo perdido durante os deslocamentos . Picking por zona A área de armazenagem é dividida em zonas, conforme os produtos nelas existentes, e cada zona está a cargo de um operador. Face a um pedido (de vários produtos), cada operador recolhe, das suas respectivas zonas, esses produtos e deposita-os numa área comum de consolidação. Isto significa que podem existir vários trabalhadores a operar para apenas um pedido o que é vantajoso em termos de deslocação, reduzindo-a substancialmente. A maior dificuldade deste método é balancear os artigos e equipamentos de apoio existentes em armazém, segundo o seu giro, de forma a não sobrecarregar uma zona com pedidos. Contudo, as zonas mais produtivas terão que ser as melhores equipadas .

4 GESTÃO DE ESTOQUE Picking por lote
Neste tipo de atividade, há acumulação de pedidos e por cada deslocação do operador à área de produto pretendido, este acerta com a soma das quantidades pedidas. Este método resulta numa maior produtividade do operador desde que o número de produtos a recolher esteja de acordo com capacidade física do trabalhador. Apesar disto, o índice de erro neste método aumenta quando a separação e ordenação dos pedidos .

5 GESTÃO DE ESTOQUE PICKING POR ONDA Diversas programações por turno = os pedidos são coletados em períodos específicos do turno. É utilizado em conjunto com os anteriores, sendo mais aceito no picking discreto. PICKING POR ONDA Vantagens = maior integração do picking com a área de expedição, com a programação de área de coleta e embarque do pedido.

6 GESTÃO DE ESTOQUE PICKING POR RÁDIO FREQUENCIA Esse tipo de sistema se apóia na comunicação por rádio freqüência para auxiliar o operador na coleta dos itens. É utilizado um terminal de mão que indica o endereço do próximo produto-item a ser coletado. PICKING POR RÁDIO FREQUENCIA Ao realizar a coleta dos itens, o operador faz a leitura do código de barras do produto no terminal portátil que confere a coleta e indica o endereço do próximo item a ser coletado. Desvantagem: Tempo do deslocamento do operador.

7 GESTÃO DE ESTOQUE PICKING BY LIGHT Pode ser integrado a um sistema de esteiras rolantes, leitores ópticos e/ou sensores de presença. Vantagens: Agilidade. O agrupamento dos produtos ao lado do operador, que não precisa se locomover. PICKING BY LIGHT O indicador digital com luz, indica qual produto e a quantidade a ser coletada.... Considerar o tempo de retirada do produto da área de armazenagem para o dimensionamento da operação.

8 GESTÃO DE ESTOQUE PICKING POR RÁDIO FREQUENCIA Esse tipo de sistema se apóia na comunicação por rádio freqüência para auxiliar o operador na coleta dos itens. É utilizado um terminal de mão que indica o endereço do próximo produto-item a ser coletado. PICKING POR RÁDIO FREQUENCIA Ao realizar a coleta dos itens, o operador faz a leitura do código de barras do produto no terminal portátil que confere a coleta e indica o endereço do próximo item a ser coletado. Desvantagem: Tempo do deslocamento do operador.

9 Unitização de Cargas Agrupas diversos produtos, semelhantes ou diversos, a fim de formar uma só carga facilitando o manuseio e o transporte

10 Vantagens • Redução de perdas, roubos e avarias;
• Redução de rotulagem; • Aumento da Eficiência e produtividade de todo o canal logístico; • Redução de custos.

11 Desvantagens • Alto grau de padronização; • Espaços Vazios;
• Equipamentos e treinamentos.

12 Contêiners: Vantagens

13 Contêiners: Desvantagens

14 Pallets: Vantagens

15 Pallets: Desvantagens

16 Contentor Flexível: Vantagens
Eliminação de embalagens convencionais •Maior proteção aos equipamentos de transporte •Possibilidade de estocagem em áreas descobertas •Redução das taxas de estiva, conferência e conserto

17 Contentor Flexível: Desvantagens
Investimento no maquinário •Necessidade de Limpeza Completa •Retorno do contentor vazio

18 Empilhamento de Embalagens


Carregar ppt "Gilberto-Marcos -Fernando"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google