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Introdução: A imag A tradição a imagem Introdução: A imagem (lat. Imago) – Antiguidade Romana: máscara mortuária e espectro ou alma do morto No começo.

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1 Introdução: A imag A tradição a imagem Introdução: A imagem (lat. Imago) – Antiguidade Romana: máscara mortuária e espectro ou alma do morto No começo havia imagem (antiguidade): a pintura e a escultura era geralmente ligada à magia - A escrita Ideográfica – o sistema de escrita em que as idéias são expressas diretamente por sinais que são as imagens do objeto. A tradição a imagem (Judaica e cristã) – proibição de se fazer imagem. Houve conflito dos iconoclastas e os que adotaram as imagem como representação do sagrado. Paralelo ao mandamento “Deus criou o homem à sua imagem”. Ao contrário de ser uma representação visual é uma semelhança. mundo das idéias por oposição ao mundo sensível de Platão. Renascimento e os efeitos de ilusão pela perspectiva. Algumas modalidades de imagens: - imagens fixas - imagens móveis – televisiva, cinema, vídeo - imagens mentais – lembranças, imaginação, alucinação

2 AULA 1 - A Semiótica e o estudo das imagens - Prof. Msc. Francisco F. Filho 2 Concepção triádica do signo REPRESENTAMEN / SIGNFICANTE REFERENTE / OBJETO INTERPRETANT E SIGNIFICADO / CONCEITO

3 3 interpret ante O SIGNO para Peirce pode ser qualquer coisa, (pensamento, ação, objeto, imagem) desde que tenha um interpretante. O REPRESENTAMEN É percebido pelo contato da mente de alguém com os signo. Resulta num significado (interpretante – novo signo, desenvolvido na mente de alguém) INTERPRETANTE: Tem a ver com a cultura, nível social, experiência do indivíduo. OBJETO: Ausente, inexistente, concreto, abstrato, do passado, do futuro O SIGNO é algo que representa algo (sob algum aspecto, sob algum ponto de vista) para uma pessoa.

4 AULA 1 - A Semiótica e o estudo das imagens - Prof. Msc. Francisco F. Filho 4 Classificação dos signos os signos são classificados em função da relação entre o significante e o referente. Peirce anotou três: ícone – mantém uma relação de analogia/ semelhança com o objeto. índice / indicador – mantém uma relação causal de contigüidade física com o que representa. símbolo – mantém uma relação de convenção (lei) com o seu referente.

5 AULA 1 - A Semiótica e o estudo das imagens - Prof. Msc. Francisco F. Filho 5 O ICONE: O Ícone mantém a uma relação de semelhança com aquilo que representa (referente). O ícone é a imagem que poderá parecer bem (muita iconicidade) com o objeto: fotografia ou parecer pouco (baixa iconicidade) com objeto: desenho esquemático. O INDICE ÍNDICE – Mantém uma relação de contigüidade física (conexão) com o objeto (referente). Ele não pode, ao contrário do ícone, sobreviver sem o objeto, pois este o produz e o afeta. A diferença com o ícone é que o índice nem sempre dependerá da iconicidade (semelhança de forma) com objeto. Um exemplo é a fumaça. SIMBOLO SÍMBOLO – mantém uma relação de convenção (Lei) com objeto. Ligamos a imagem ao gato preto (representamen) ao objeto azar. O símbolo é geral, e também uma concretização de idéias. Não possui um significado individual como o ícone, ou não intencional como o índice. Porém, é cultural, polissêmico.


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