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PublicouLiliana Arruda Franca Alterado mais de 8 anos atrás
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Maria Adriana Sousa Carvalho Paulino Lima Fortes Percursos da internacionalização: o caso da Universidade de Cabo Verde
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Objectivo Analisar os percursos de construção e de internacionalização da universidade pública de um estado arquipelágico e de uma nação que prolonga além fronteiras.
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O ensino superior é obra do país independente 1979: Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário 1980: Instituto Nacional de Investigação Tecnológica 1982: Centro de Formação Náutica
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A legitimação do ensino superior 1990: A 1ª Lei de Bases do Sistema Educativo integra o ensino superior 1995: Instituto Superior de Educação 1996: Instituto de Engenharia e Ciências do Mar 1998: Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais
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(Varela, 2012) A instalação do ensino universitário
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Os primeiros passos na senda da internacionalização O Curso de Formação de Professores nasceu sob a égide das Universidades Portuguesas: Lisboa, Coimbra, Minho, Aveiro e Évora (Protocolo, 1984) O Centro de Formação Agrária (INIDA) colaborou com o Instituto Superior de Agronomia, UNL (1993) O Instituto de Engenharia e Ciências do Mar estabelece parecerias com a Universidade do Algarve (2000)
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Na senda da internacionalização A universidade pública deveria inserir-se em redes: PALOP e CPLP, Macaronésia, Sahel, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental – CEDEAO e nos Pequenos Países Insulares em Desenvolvimento – AOSIS (Alves, 1998)
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Uma universidade empreendedora “A universidade transcende a instituição em si mesma, exige a ultrapassagem da temporalidade dos governos, eles próprios condicionados por calendários eleitorais.” “Uma universidade em rede com actividades permanentes de ensino, investigação e extensão, tudo articulado para conciliar a missão nacional com a produção local de externalidades” (Tolentino, 2007).
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Uma universidade em rede “Atendendo às especificidades de um estado arquipelágico e de uma nação que se prolonga além fronteiras através da sua expressiva diáspora e tendo em mira as exigências de qualidade e equidade a que está obrigada a universidade pública”, é definida como uma universidade em rede (Estatutos).
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Uma universidade plena A Uni-CV traz plasmada nos seu estatutos a vocação de universidade plena. Valores: Liberalização do acesso Transdisciplinaridade
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Os eixos de uma universidade nova Prática reflexiva (e investigativa) Liberalização da ciência Formação profissionalizante Formação pós-graduada e doutoral A universidade e a sociedade (numa relação virtuosa de cumplicidade) Currículos para amanhã (Serageldin, 2013)
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Os inevitáveis caminhos da internacionalização Mobilidade Cooperação, competição e liberdade Universalização de modelos e transferência de conhecimentos A gestão da universidade com sentido estratégico
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Mobilidade Programa de Iniciação Científica, CAPES, Brasil (2009-13: 127 estudantes da graduação frequentaram universidades brasileiras durante 2 meses); Exchange Program (17 mestrando frequentaram a Bridgewater State University); Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional –2012 e 2013 (AULP/CAPES).
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Mobilidade
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Protocolos com instituições de ensino superior, fundações e agências de países estrangeiros, por país de origem Cooperação, competição e liberdade
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Cooperação, competição e liberdade “A universidade é e será sempre um mundo de liberdades: o conhecimento académico, tão longe quanto se possa ir no tempo, foi sempre o corolário do espírito crítico, na sua função epistemológica e na sua vocação crítica da ordem estabelecida.” (Tavares, 2008)
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Universalização de modelos e transferência de conhecimento
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A gestão com sentido estratégico “A gestão universitária terá de ganhar um sentido estratégico, assumir prioridades esclarecidas, melhorar os ʽ picos ʼ, ou seja investir naqueles que já por si são melhores, o que significa incentivar os centros de excelência, sejam nas áreas do ensino ou da investigação” (Grilo, 2002. P. 105).
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