A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eu e a Vovó pelas linhas da vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eu e a Vovó pelas linhas da vida"— Transcrição da apresentação:

1 Eu e a Vovó pelas linhas da vida
Professora: Fabiana Patrícia de Paiva Vicente Aquino Série: Memórias - 4os anos do Ens.Fund.I

2 Apresentação A leitura é uma das produções humanas mais importantes para a formação do educando, pois sua matéria é a palavra, o pensamento, as ideias e a imaginação, exatamente aquilo que distingue ou define a especificidade do ser humano. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.

3 Apresentação É perceptível que a realidade virtual, a falta de incentivo da família e o acesso restrito a livros, jornais, revistas, entre outros, vêm tirando dos nossos alunos o hábito de ler. Devido à falta de interesse pela leitura, percebemos a dificuldade dos alunos em interpretar textos, muitos erros ortográficos, produções de textos pobres de ideias, vocabulário precário e conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. A leitura pode, além de criar um espaço aberto às emoções, aos sonhos e à imaginação, oferecer um momento favorável ao desenvolvimento do conhecimento social e à construção de conceitos, tais como: o de cultura, de civilização e tempo. Como forma de incentivar a leitura e a produção escrita, propomos caminhar pelas “linhas da vida” com nossas crianças e suas vovós, oportunizando momentos de entrevistas, leituras e produção textual, resgatando as “memórias” das avós, como também sua importância nos lares e na educação dos filhos e netos.

4 Objetivo Geral Desenvolver a competência leitora nos alunos, com o incentivo das “Memórias das vovós”, proporcionando ao indivíduo através da leitura e da produção escrita, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

5 Objetivos Específicos
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita; Promover o desenvolvimento do vocabulário favorecendo a estabilização de formas ortográficas; Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;

6 Objetivos Específicos
Promover produções orais, escritas e em outras linguagens; Favorecer o desenvolvimento das capacidades linguísticas e criadora das crianças, fomentando nelas o gosto pela leitura e escrita, através das inesquecíveis histórias, músicas e brincadeiras das vovós; Estabelecer laços de afetividade e valorizar a figura das avós dentro da família; Integrar família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras, despertando o gosto, o prazer e o interesse pela leitura.

7 Estratégias Produzir um registro de “Memórias das férias”;
Apresentar suas “Memórias das férias” possibilitando o desenvolvimento da oralidade; Proporcionar um momento de contação de história, em que, a professora (vestida de vovó) construirá junto com os alunos a história do livro imagético “O diário listrado, do Linhas da Vida”;

8 Estratégias Realizar entrevistas com as avós sobre os tempos de criança e as brincadeiras de infância; Organizar e montar a árvore genealógica de cada família; Promover a produção de um diário (livro de memórias) pelas avós juntamente com seus netos; Escrever listas de coisas que as avós gostam de fazer juntas com seus netos (passeios, receitas, brincadeiras);

9 Estratégias Montar um baú da vovó com objetos que representam a relação delas com os netos; Registrar com fotos os momentos da produção do diário; Convidar as vovós para contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário e como foi essa experiência.

10 Processos Metodológicos
Nossos alunos foram incentivados a realizarem, durante as férias, um registro dos momentos vivenciados nestes dias (passeios, filmes, visita à biblioteca, a museu, à casa de amigos, momento culinário em família, ação solidária, piquenique, colônia de férias, etc.). Para isto, eles decoraram uma caixa, tornando-a estilo baú de memórias, e nela guardaram todos os seus registros das férias: fotos, pen drive com vídeo, relato escrito, objetos adquiridos em lugares visitados e cupons fiscais das despesas obtidas com os passeios realizados. As “Memórias das Férias” foram apresentadas para os colegas, entre os dias 03 a 07 de agosto.

11 Processos Metodológicos
No dia 27 de agosto proporcionamos um momento de contação de história, em que, a professora (vestida de vovó) construiu junto com os alunos a história do livro imagético “O diário listrado, do Linhas da Vida”. Solicitamos aos alunos que, entre os dias 04 a 07 de setembro realizassem entrevistas com suas avós sobre seus tempos de criança, as brincadeiras da infância e como era a escola na época em que eram estudantes. Vale salientar, que caso o aluno não tenha sua vó por perto, oferecemos a possibilidade dele utilizar as ferramentas das redes sociais para registrar a participação dela nessa entrevista e no caso da vó não fazer mais parte da convivência familiar (falecida), ele poderá entrevistar qualquer vovó da família

12 Processos Metodológicos
 As entrevistas foram apresentadas, pelos alunos, no dia 08 de setembro e foi proposta a produção de um diário (livro de memórias) pelas avós juntamente com seus netos, incluindo listas de coisas que as vovós gostam de fazer juntas com eles (passeios, receitas, brincadeiras, atividades da escola, entre outros). Elas também poderão montar um baú com objetos que representam a relação delas com os netos e registrar com fotos ou vídeo os momentos da produção do diário. Chegou o grande dia! As vovós foram convidadas para, no dia 15 de setembro, contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário e como foi essa experiência. Isso aconteceu num momento de emoção e muito afeto, fortalecendo os laços de afetividade e de valorização das avós dentro da família.

13 Público Alvo Alunos dos 4ºs anos A e B e famílias.

14 Atividade – Entrevista com a Vovó

15 Atividade – Entrevista com a Vovó

16 Comunicado Querido (a) aluno (a)! Realizamos a entrevista com a vovó sobre o seu tempo de criança e fizemos várias descobertas sobre ela. Que tal, agora, juntinho com a vovó produzir um diário (livro de memórias)?! Neste diário a vovó vai escrever as memórias da infância dela e as memórias de momentos que vocês viveram juntos (passeios, brincadeiras, receitas) entre outras coisas. Usem a criatividade juntos e aproveitem para fortalecer os laços de amor entre vocês! Vocês podem registrar, com fotos, os momentos da produção do diário e montar um baú com objetos que representam a relação de vocês.

17 Comunicado No dia 15 de setembro nos encontraremos, aqui na escola, para partilharmos essas descobertas. A vovó está convidada a estar conosco e num momento recheado de emoção apresentar com seu (sua) neto (a) seu diário de memórias. 4º B – 7h 15 4º A – 9h 15 Desde já agradecemos a sua participação! Professora Fabiana

18 Música em homenagem aos avós
Os Avós Xuxa (Compositor: Zé Henrique/Fred Pereira) Ya ya ya ô! Quem é que deixa fazer tudo que a mamãe nunca deixou Ya ya ya ô! É a vovó e o vovô! O vovô não fica sério faz o tipo brincalhão É a vovó quem manda o tédio Passear, lamber sabão A criançada pinta o sete Faz o avô de cavalinho A vovó brinca de pique De boneca e de carrinho Hamburguer no almoço E sorvete no jantar Dormir sem tomar banho Só os avós que vão deixar Quem te livra do castigo E deixa ver televisão E não briga com a roupa Espelhada pelo chão A mamãe fica zangada Com tamanha confusão Se os avós liberam tudo A bomba estoura em sua mão Mas no fundo ela entende Que é uma prova de amor Pois eles sabem tudo A vida já lhes ensinou Assim na brincadeira Aprendemos a lição Que os avós são outros pais Que a gente tem no coração

19 Fotos e vídeos da Execução do Projeto – Registro de Memórias da Férias

20 Fotos e vídeos da Execução do Projeto – Registro de Memórias da Férias

21 Contação de História Dramatizada do Livro Imagético “O diário listrado”, do Linhas da Vida

22 Contação de História Dramatizada do Livro Imagético “O diário listrado”, do Linhas da Vida

23 Produção de um diário (Livro de memórias) pelas avós juntamente com os seus netos

24 Produção de um baú da Vovó com objetos que representam a relação delas com os netos

25 Chegou o grande dia! Em um momento recheado de emoção, as vovós foram convidadas a contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário

26 Chegou o grande dia! Em um momento recheado de emoção, as vovós foram convidadas a contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário

27 Chegou o grande dia! Em um momento recheado de emoção, as vovós foram convidadas a contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário

28 Chegou o grande dia! Em um momento recheado de emoção, as vovós foram convidadas a contar, juntamente com seus netos, suas memórias registradas no diário

29 As avós que não estiveram presentes também foram prestigiadas por seus netos

30 As avós que não estiveram presentes também foram prestigiadas por seus netos

31 As avós que não estiveram presentes também foram prestigiadas por seus netos

32 “Quem é que deixa fazer tudo que a mamãe nunca deixou...”

33 Memórias...


Carregar ppt "Eu e a Vovó pelas linhas da vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google