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Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe

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Apresentação em tema: "Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe"— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe

2 Grupo Reunião de pessoas que interage uma com as outras, trabalhando em um propósito comum e percebendo que são um grupo. Dois ou mais indivíduos interdependentes e interativos, que se juntam visando à obtenção de um determinado objetivo. Existe duas grandes divisões na caracterização dos grupos:

3 Tipos de Grupos Grupos Formais: definidos pela estrutura da organização Grupos Informais: formações naturais que se dão dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social.

4 Diferença de Grupo e Equipe
Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe. Isto porque quando falamos em equipe estamos nos referindo a um grupo que possui um propósito em comum e cujas as capacidades se complementam, além de existir um entendimento e comprometimento de todos os integrantes do grupo com as mestas estabelecidas. Nas equipes os resultados obtidos são resultado do trabalho em conjunto, os membros de uma equipe tem participação total na solução dos problemas.

5 Equipe O propósito mais amplo da equipe é contribuir para um trabalho cooperativo, onde as pessoas ajudam uma as outras para alcançar metas construtivas.

6 Tipos de Equipes: Equipes Multifuncionais (equipes de projetos, força-tarefa, comitês); Equipes de Alta Gerência; Grupo de Afinidade; Equipe Virtual.

7 Equipes Multifuncionais
Grupo de trabalho formado por trabalhadores de diferentes especialidades, mas com o mesmo nível organizacional, que se reúnem para organizar uma tarefa. Para Ter um bom desempenho dentro de uma equipe multifuncional a pessoa deve pensar no que é para toda a organização, e não apenas em sua especialidade. Ex: desenvolver produtos, melhoria da qualidade, reduzir custos, ...

8 Equipes de Alta Gerência
os grupos de alta gerência são considerados equipes quando as principais decisões são tomadas em colaboração, incluindo todos os membros do grupo da alta gerência. Entretanto, poucos de altos gerentes funcionam como equipe. Esta expressão também é utilizada para os grupos formados por comitês, ou dois ou mais altos executivos que compartilham o poder igualmente.

9 Grupo de Afinidade: Grupo de trabalhadores que se reúnem regularmente para trocar informações, buscar oportunidades e resolver problemas que afetam o grupo e a organização.

10 Equipe Virtual: Grupo pequeno de pessoas que conduz quase todo o seu trabalho colaborativo por mensagens eletrônicas, em vez de reuniões face a face.

11 Estágios de Desenvolvimento dos Grupos:
Os elementos principais para compreender a natureza do grupo é entender o que o grupo está fazendo (conteúdo) e como ele está procedendo (processo). Na busca desta compreensão, identificou-se alguns estágios pelo qual os grupos passam ao longo de seu processo de desenvolvimento, quais sejam:

12 Estágio 1 Formação: é a fase inicial do desenvolvimento de um grupo em que os membros apresentam-se ansiosos para saber quais tarefas irão realizar, como podem contribuir para o trabalho em grupo, quais as regras do grupo e o que seria um comportamento aceitável para este grupo.

13 Estágio 2 Tempestade: é quando os estilos individuais entram em conflito. Fase em que se formam alianças, coalizões e facções. Nem todos os grupos passam por este estágio, pois há aqueles grupos em que há uma sintonia entre os membros desde início.

14 Estágio 3 Normação: é quando o grupo supera as diferenças individuais, as divergências de opinião e conseguem estabelecer padrões de conduta do grupo. Coesão e comprometimento começam a se desenvolver, o grupo começa a funcionar como uma unidade coordenada e a harmonia prevalece

15 Estágio 4 Desempenho: quando o grupo consegue se focar na realização de suas atividades, os membros passam a ter sentimento de equipe, ou seja, todos empenhados por uma causa em comum.

16 Estágio 5 Encerramento: quando encerra-se a atividade pela qual o grupo se formou.

17 Papéis Exercidos no grupo ou equipe:
Conselheiro: estimula a busca de mais informações Elemento de ligação: coordena e integra Criador: oferece idéias criativas Promotor: defende as idéias depois de iniciadas Assessor: oferece análise profunda das opções Organizador: fornece a estrutura do grupo Produtor: mostra a direção e o caminho para as ações Controlador: examina os detalhes e mantém as regras.

18 APRENDIZAGEM EM EQUIPE
Em uma equipe o desempenho depende tanto da excelência individual quanto da capacidade de trabalho em conjunto. ´Há necessidade de cada membro completar as habilidades especiais do outro, encontrando formas de tornar cada vez mais a combinação mais eficaz.

19 A aprendizagem em equipe é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade de equipe de criar os resultados que seus membros realmente desejam. Ela baseia-se na disciplina do desenvolvimento da visão compartilhada e no domínio pessoal, pois equipes talentosas são compostas de indivíduos talentosos.

20 Em uma equipe os indivíduos não sacrificam os seus interesses pessoais em prol da visão maior do grupo; ao contrário, a visão compartilhada torna-se uma extensão de suas visões pessoais.

21 As 3 dimensões da aprendizagem em equipe
Primeira: existe a necessidade de se pensar reflexivamente sobre os assuntos complexos. As equipes precisam aprender a utilizar o potencial de muitas mentes a fim de serem mais inteligentes do que uma mente.

22 Segunda: existe a necessidade de ação inovadora e coordenada, onde cada membro da equipe permanece consciente dos membros e age de modo a complementar as ações dos outros.

23 Terceira: uma equipe que aprende estimula continuamente outras equipes, através da disseminação das práticas e habilidades da aprendizagem em equipe de forma mais ampla.

24 Comunicação A disciplina da aprendizagem em equipe envolve o domínio das práticas do diálogo e da discussão , as duas formas distintas de conversação entre as equipes. No diálogo, há a exploração livre e criativa de assuntos complexos e sutis, e na discussão as diferentes visões são apresentadas e defendidas, e existe uma busca de melhor visão que sustente as decisões que precisam ser tomadas

25 Rotinas defensivas A aprendizagem em equipe também envolve lidar de forma criativa com as forças poderosas de oposição ao diálogo e à discussão produtiva nas equipes de trabalho. Entre elas estão as “rotinas defensivas”, formas habituais de interação que protegem a nós, e aos outros, de ameaças ou constrangimentos, mas que também nos impedem de aprender.

26 Praticar para poder desempenhar
O processo pelo qual essas equipes aprendem é o movimento contínuo entre prática e desempenho, prática, desempenho, praticar novamente, desempenhar novamente.

27 Diálogo X Discussão Diálogo: significado passando ou movendo-se através... Um fluxo livre de significado entre as pessoas, no sentido de uma corrente que flui entre duas margens. No diálogo um grupo acessa um grande “conjunto de significado comum”, o todo organiza as partes em vez de tentar encaixar as partes em um todo. O propósito do diálogo é ir além de qualquer compreensão individual.

28 Revisando: Encontrar a combinação mais eficaz dos talentos individuais; Alinhamento (sinergia); Equipe: microcosmo da aprendizagem na organização; Dimensões da aprend. em equipe: Pensar reflexivamente; Ação inovadora e coordenada; Disseminação da aprendizagem em toda organização

29 Comunicação: diálogo e discussão;
Rotinas defensivas; Praticar para desempenhar; Reflexão e indagação = alicerce para o diálogo e discussão


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