A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O universo do cinema mudo no teatro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O universo do cinema mudo no teatro"— Transcrição da apresentação:

1 O universo do cinema mudo no teatro
TEATRO MUDO O universo do cinema mudo no teatro

2 Apresentação O Mundo Leitor é, hoje, uma ferramenta indispensável no processo ensino-aprendizagem na nossa escola. Oferecendo atividades, imagens, músicas, histórias esse material pedagógico tem ampliado a criatividade dos professores e dos estudantes. Assim, juntando o Mundo Leitor ao Projeto Literário 2015, desejamos levar os estudantes a perceberem como a mensagem de um livro pode estar relacionado a outras linguagens artísticas, a várias áreas do conhecimento e à própria vida do leitor. Realizamos, a fim de contemplar essa ideia, uma ligação entre a obra de Ruth Rocha, que faz descobrir que o posicionamento político, a criticidade, a solidariedade, a cidadania, o humor, a sensatez e várias outras questões, podem ser acessadas por crianças de qualquer idade, com os capítulos do Mundo Leitor.

3 Objetivos - Intensificar a formação cultural, cognitiva e cidadã dos estudantes - Ampliar a apreciação artística e a percepção estética - Proporcionar a criação de obras literárias, visuais e teatrais. - Estimular o interesse pela leitura Propor soluções e refletir sobre as consequências das ações erradas Julgar as situações de forma coerente Identificar problemas em situações reais e pessoais Refletir acerca da trajetórias das pessoas na vida cotidiana Experimentar a produção de histórias de acordo com técnicas artísticas e literárias

4 Desenvolvimento O trabalho consistiu na apresentação de esquetes de teatro mudo, baseado na produção de storyboards que foram criados pelos estudantes a partir de histórias criadas também por eles coletivamente. Inicialmente, a turma foi dividida em grupos de meninas e meninos. Cada grupo produziu histórias que foram transformadas em storyboard. Esses storyboards, feitos em grande formato, foram expostos na entrada da escola.

5 Processo de Criação Os alunos analisando o livro da Ruth Rocha e criando suas histórias.

6 Histórias produzidas pelos estudantes
A menina mimada Era uma vez, uma linda menina chamada Ana. Ela tinha lindos cabelos cacheados e andava sempre maquiada. Ana morava em um elegante prédio no Sudoeste, com os seus pais e seus dois irmãos. Ana tinha o habito de querer “mandar” em todas as brincadeiras. Na escola e no prédio seus amigos já não aguentavam mais essa situação. Certo dia, ela convidou alguns amigos para uma “Festa do Pijama”, mas suas amigas ficaram tristes, porque Ana queria decidir sozinha tudo o que ía acontecer. Após esse dia, até suas melhores amigas se afastaram dela, pois estavam cansadas do jeito “mandão” de Ana. Ao perceber que estava ficando sozinha, ela começou a refletir sobre o que estava fazendo com seus amigos e decidiu mudar suas atitudes. Pediu desculpas para todos e se tornou mais compreensiva, dedicada e legal. A partir desse dia sua vida mudou para melhor.

7 O menino arrependido Era uma vez um menino muito esperto, chamado Jorge Artur. Ele era alto, tinha olhos azuis e sempre andava de boné. Jorge Artur gostava de assuntos ligados ao espaço. Na sua escola, ele nunca deixava os outros colegas falarem, era mal-educado e se achava o mais inteligente de todos. Quando algum colega levantava o dedo para tirar alguma dúvida com a professora, ele ria e chamava o colega de “burro”. Seus amigos começavam a se afastar dele e Jorge Artur foi ficando cada vez mais triste e solitário. Sua única diversão era jogar “games” sobre espaço. No dia do seu aniversário, nenhum amigo apareceu... Jorge Artur percebeu que deveria mudar seu comportamento para que os amigos voltassem a falar com ele. A partir desse dia, ele começou a tratar melhor seus amigos e passou a ser mais humilde. Jorge Artur se tornou muito mais feliz!

8 Após a conclusão das histórias, os alunos produziram os “storyboards”, como um esboço do trabalho final (técnica utilizada no cinema).

9 Agora, inspirados nos storyboards, os estudantes transformaram as histórias em esquetes de “teatro mudo”. Durante a preparação das esquetes, a partir das sugestões do Mundo Leitor (págs. 16, 17, 30 e 40), os alunos puderam perceber a importância e riqueza do cinema mudo e apreciar, por exemplo, os filmes de Charles Chaplin.

10 Ensaio antes da apresentação

11 Avaliação Foi possível perceber que a criação das histórias escritas, a produção dos storyboards e a apresentação das esquetes proporcionaram aos estudantes a criação de um processo em que eles configuravam-se como os autores, atores e personagens de suas próprias histórias. O projeto levou cada aluno a refletir sobre suas narrativas, formas de criação e a importância da liberdade de imaginação e expressão.

12 Resultado


Carregar ppt "O universo do cinema mudo no teatro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google