A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Estratégica da Informação Estratégia e Inteligência Competitiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Estratégica da Informação Estratégia e Inteligência Competitiva"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica da Informação Estratégia e Inteligência Competitiva
25/04/2017 DET Consultoria em Sistemas de Informação Gestão Estratégica da Informação Estratégia e Inteligência Competitiva Profa. Maria do Carmo

2 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Introdução As últimas décadas foram marcadas por fortes mudanças no modo de Gestão das empresas, principalmente com a abertura do mercado - Globalização. Para aumentar a competitividade as empresas buscaram mudanças, desde o tipo de programas de qualidade total até os mais radicais como a reengenharia. As mudanças organizacionais são realizadas através de planejamentos com suporte de observações internas e externas do ambiente onde a empresa está inserida.

3 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Introdução Como alternativa para se posicionarem de modo competitivo as organizações estão resgatando o planejamento estratégico, que se apoia em informações do ambiente (interno x externo) onde as organizações estão inseridas. O nosso objetivo será planejar Estrategicamente a Tecnologia de Informação necessária que irá proporcionar as informações certas e prover conhecimento, para o Planejamento Estratégico da Inteligência Competitiva.

4 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia - O termo Estratégia foi originalmente utilizado por Sun Tzu, no século IV a.C., relacionado ao chefe militar comandante das forças guerreiras, com o intuito de prover objetivos militares nas batalhas de guerra. - Segundo Guemawat a estratégia foi relacionada a negócios, a partir da revolução industrial, onde se buscou estudar o mercado para a introdução de novos produtos, consequentemente proporcionando suporte à área de negócios da organização.

5 25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação “Se conheces bem a si mesmo tanto quanto ao inimigo não temas a batalha; Já se conheces a si mesmo mas não conheces o inimigo para cada vitória terá uma derrota; Agora se não conheces a si mesmo nem ao inimigo foges do campo de batalha pois não terá a mínima chance.”

6 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia - O termo Estratégia foi originalmente utilizado por Sun Tzu, no século IV a.C., relacionado ao chefe militar comandante das forças guerreiras, com o intuito de prover objetivos militares nas batalhas de guerra. - Segundo Guemawat a estratégia foi relacionada a negócios, a partir da revolução industrial, onde se buscou estudar o mercado para a introdução de novos produtos, consequentemente proporcionando suporte à área de negócios da organização.

7 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia - Definições “É um plano ou algo equivalente, ou seja, uma direção, um guia ou um curso de ação para o futuro onde uma organização pretende chegar.” (Mintzberg, 2000); “A estratégia é a busca deliberada de um plano de ação para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma organização.” (Henderson, apud Mintzberg, 2000); “A estratégia consiste no conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa, em verdade, é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, prover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho.” (Thompson e Strickland,2002).

8 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Estratégias Competitivas Básicas Estratégia de Liderança de Custo Estratégias de Diferenciação Estratégias de Inovação Estratégias de Crescimento Estratégias de Aliança

9 25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia - Ferramenta “Através da estratégia a competição para o futuro significa a participação em novas oportunidades que se encontram além dos mercados tradicionais já estruturados (máquina de cartão de crédito -Celular). O aproveitamento dessas oportunidades requer um enfoque nas competências e habilidades tecnológicas possuídas e a desenvolver, considerando como fontes de vantagens competitivas .” ( Starec, 2005).

10 25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia - Ferramenta “Ao ser considerada como importante fonte de vantagem competitiva, a Informação passa a ser relevante para a formulação de estratégias pelas empresas. Desse modo a Tecnologia de Informação é mobilizada para apoiar a incorporação de informações que agreguem valor à formação de Estratégia .” ( Starec, 2005).

11 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia – Onde aplicar a Estratégia A Cadeia de Valor Michel Porte – cadeia de valor – onde aplicar TI nas organizações Coordenação Administrativa e Serviços de Apoio Administração de Recursos Humanos Competitiva Desenvolvimento Tecnológico Compra de Recursos Logística Interna Operações Logística Externa Marketing e Vendas Atendimento ao Cliente Vantagem

12 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Estratégia - Ferramenta Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação Melhorar o Processo Empresarial Estratégia Papel da TI Utiliza TI para reduzir custos de processos empresariais Utiliza TI para melhorar a qualidade Utiliza TI para ligar a empresa a clientes e fornecedores Utiliza TI para criar novos produtos ou serviços Cria Novas Oportunidades Empresariais Mantém Clientes e Relacionamentos Valiosos Resultado Melhor Eficiência

13 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Estratégia - Ferramenta Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação Construir Barreiras à Entrada Construir uma Plataforma Es- tratégica de TI Construir uma Base Estratégica de Informação Estratégia Papel da TI Aumentar a quantidade de investimento ou a complexidade da TI necessária à competição Utiliza TI para fornecer informação para apoiar a estratégia competitiva da empresa Alavancar investimento em recursos de SI para uso estratégico e operacional Aumento da Participação no Mercado Cria Novas Oportunidades Empresariais Aprimora a Colaboração na Organização Resultado

14 25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia – Praticando Imagine que você acabou de receber como herança uma livraria. Esta é uma livraria de bairro e ela está em uma situação muito crítica, pois possui poucos clientes, produtos básicos de papelaria e altos encargos tributários e com fornecedores para pagamentos mensais. Defina estratégias e ferramentas que possam alavancar os negócios dos seu novo estabelecimento.

15 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia - Construção Os 4 “Cs” ou os 4 “Is” que são os alicerces para a construção da Estratégia: Comunicação/ Informação Capital/ Investimento Corporação/ Indústria Consumidores/ Indivíduos

16 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia - Construção Os 3 “Cs” que geram informações importantíssimas para a elaboração da estratégicos: Cliente Concorrente Companhia

17 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia - Construção “Em qualquer organização em sua estratégia empresarial, é necessário observar o meio externo, porém não basta ter somente informações sobre o mercado, sobre o meio ambiente ou sobre os concorrentes, sem antes conhecer a sua própria empresa, avaliar o seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e ameaças. (SWOT).” ( Porter, 1988).

18 Toda empresa é parte integrante do seu ambiente
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia - Construção Toda empresa é parte integrante do seu ambiente O conhecimento sobre o ambiente é fundamental para o processo estratégico, no sentido de se obter a adequada compatibilidade entre a empresa e as forças externas que afetam seus propósitos e objetivos.

19 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Estratégia - Conclusão As diversas definições apresentadas apontam para a necessidade de serem ofertados Sistemas de Informações e Tecnologia da Informação que possibilitem o monitoramento de ambientes e o acesso a aspectos relevantes para a formulação permanente de Estratégia. A partir da adoção de Sistemas de Informações em rede de computador (on line), pode-se dispor de informações que auxiliem a reflexão sobre o ambiente interno e externo, possibilitando a construção e atualização de cenários, a formulação de novas estratégias e o monitoramento dos fatores críticos de sucesso.

20 Business Intelligence - BI
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Inteligência Competitiva (IC) - Definição “Informação que garante ao tomador de decisão que a empresa é competitiva... A inteligência é o cão de guarda da competitividade... Inteligência Competitiva ou Empresarial é um ferramenta do líder da empresa, uma competência central do administrador para monitorar o ambiente de surpresas competitivas.” Ben Gilad “ Programa institucional e sistemático para garimpar e analisar a informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir os objetivos e metas da empresa.” Larry Kahhaner Business Intelligence - BI

21 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Inteligência Competitiva (IC) - Definição “Processo sistemático de coleta, tratamento, análise e disseminação da informação pública e publicada disponível sobre atividades dos concorrentes, tecnologias e tendências gerais de negócios, visando subsidiar a tomada de decisão e atingir as metas estratégicas da empresa.” (Coelho, aput Starec 2005)

22 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Inteligência Competitiva (IC)- Definição Etapas da Inteligência Competitiva

23 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Inteligência Competitiva (IC)- Definição Etapas da Inteligência Competitiva São definidos os fatores críticos de sucesso e as necessidades de informação. - Tomadores de decisão

24 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Inteligência Competitiva (IC)- Definição Etapas da Inteligência Competitiva Onde são identificados as fontes de informações, para as necessidades estratégicas - Analista de Informação

25 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Inteligência Competitiva (IC)- Definição Etapas da Inteligência Competitiva São validadas as informações de forma qualitativa e quantitativa que irão orientar a tomada de decisão - Especialistas e Gestores Administrativos

26 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Embasamento teórico para a construção do Planejamento de TI -Inteligência Competitiva (IC)- Definição Etapas da Inteligência Competitiva Apresentação dos produtos (TI) para atender o processo de IC corporativa - Consultores de TI, Analista de Sistema e Administradores

27 25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação Antes de continuar ..... Um teste para saber se você entendeu qual é a idéia de Inteligência Competitiva.

28 Gestão Estratégica da Informação
25/04/2017 Gestão Estratégica da Informação 1. Inteligência Competitiva é um processo que tem começo, meio e ______________. 2. Quem deve desenhar o sistema de IC? ________________. 3. As organizações inteligentes não criam produtos. Elas focam em ______________. 4. Empresas ainda melhores criam ____________. 5. 90% dos problemas das organizações são de ___________ ou de _____________. 6. A melhor maneira de preservar seus clientes é descobrir como oferecer-lhes ____________. 7. Só haverá dois tipos de analistas de IC: os rápidos e os _______________. 8. Numa Era de Mudanças constantes, a regra para o sucesso será: _____________________.

29 Estratégia e Inteligência Competitiva
25/04/2017 Estratégia e Inteligência Competitiva 1. Inteligência Competitiva é um processo que tem começo, meio e NÃO TEM FIM. 2. Quem deve desenhar o sistema de IC? O USUÁRIO (TOMADOR DE DECISÃO). 3. As organizações inteligentes não criam produtos. Elas focam em SOLUÇÕES 4. Empresas ainda melhores criam FÃS. 5. 90% dos problemas das organizações são de COMUNICAÇÃO ou de INFORMAÇÃO. 6. A melhor maneira de preservar seus clientes é descobrir como oferecer-lhes VALOR. 7. Só haverá dois tipos de analistas de IC: os rápidos e os MORTOS. 8. Numa Era de Mudanças constantes, a regra para o sucesso será: OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA.

30 Informação x Inteligência
25/04/2017 Estratégia e Inteligência Competitiva Informação x Inteligência Hoje Notícias de ontem Ações para o futuro Informação Competitiva Inteligência Competitiva Fonte: Jim Richardson Vice President – Business Development Cipher Systems, LLC

31 Informação x Inteligência
25/04/2017 Estratégia e Inteligência Competitiva Informação x Inteligência Onde são processadas, armazenadas e coletas as informações e transformadas em conhecimentos na empresa? X Computação na Nuvem Departamento de TI

32 IC também não é: Estratégia e Inteligência Competitiva
BOLA DE CRISTAL. FUNÇÃO PARA UMA PESSOA ESPERTA. INTERNET. PESQUISA EM BASE DE DADOS. PLANILHA. SOFTWARE.

33 Estratégia e Inteligência Competitiva
O que IC não é: Espionagem......

34 O que a IC traz para as empresas?
Estratégia e Inteligência Competitiva O que a IC traz para as empresas? Aumenta a Inovação Melhora a Eficiência Melhora Tomada de Decisão Melhora Tempo de Resposta Aumenta Flexibilidade Melhora Qualidade Reduz Duplicidade Esforços Aumenta a Competitividade 80% 60% Fonte: Ernst & Young

35 Desafios da IC Estratégia e Inteligência Competitiva
“...levar informação certa para as pessoas certas, no lugar certo, no momento certo, com o preço justo usando as ferramentas de TI adequadas para as necessidade...” Adaptado de McKenna

36 Por-que agora Estratégia e Inteligência Competitiva
25/04/2017 Estratégia e Inteligência Competitiva Por-que agora Novos concorrentes estão sempre surgindo; Os concorrentes inventam novas ações ou mudam suas estratégias; As regras de jogo mudam; O ritmo dos negócios está aumentando rapidamente; Existe uma sobrecarga de informação; A competição global está aumentando e se tornando mais agressiva a partir do surgimento de novos concorrentes; As mudanças políticas e tecnológicas são cada vez mais rápidas e inevitáveis Fonte: David Harkleroad - The Futures Group

37 R A Missão da Empresa... esultado INTELIGÊNCIA
Estratégia e Inteligência Competitiva A Missão da Empresa... R INTELIGÊNCIA esultado

38 A Hierarquia da Informação
25/04/2017 Estratégia e Inteligência Competitiva A Hierarquia da Informação Saber Inteligência Informação Dados Fonte: Shaker, Gembicki, 1999

39 25/04/2017 Estratégia e Inteligência Competitiva Concluíndo Preste atenção aos sinais do mercado. Através de um bom Planejamento Estratégico de TI, você poderá colocar em prática a Inteligência Competitiva em sua organização, caso contrário ...

40 Questões para reflexão
25/04/2017 Estratégia e Inteligência Competitiva Questões para reflexão 1- A sua empresa, realiza observações internas e externas para formalizar o Planejamento Estratégico Corporativo? Justifique a sua resposta. 2- Você consegue levantar quais são as informações críticas do ambiente interno, que possam alavancar os negócios corporativos de sua empresa? (SWOT). 3- Relate algumas estratégias que a empresa poderia alcançar de médio a longo prazo, focadas na cadeia de valor, para obter diferencial competitivo. 4- Como o IC pode apoiar a definição de estratégias de negócios na organização? 6- Defina o diferencial, envolvido na IC, que os concorrentes possuem em relação a sua empresa.

41 Referências Bibliográficas
25/04/2017 Estratégia e Inteligência Competitiva Referências Bibliográficas ALBRECHT, Karl e ZEMKE, Ron. “Serviço ao Cliente”. Ed. Campus: RJ, 2002. DAVENPORT, Thomas. “Ecologia da Informação”. Ed. Futura: SP, 2001. GOMES, Elizabeth e BRAGA, Fabiane.“Inteligência Competitiva – como transformar informação num negócio lucrativo”. Ed. Campus: RJ, 2002. O’BRIEN, James, Sistemas de Informação. Ed. Saraiva HARTLEY, Robert. “Erros de Marketing e Sucessos”. Ed. Manoele: SP, 2001 STAREC, Cláudio; GOMES, Elisabeth B. P. e CHAVES, Jorge B. L. “Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva”. Ed. Saraiva: SP, 2005.


Carregar ppt "Gestão Estratégica da Informação Estratégia e Inteligência Competitiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google