Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouStella Vieira Aldeia Alterado mais de 8 anos atrás
1
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL
2
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil “Qualquer mudança profunda em educação supõe mudança profunda dos educadores”. Paolo Nosella
3
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil Pressupostos A formação pedagógica inicial e continuada como estratégia de construção de uma educação em alternância no campo. A formação como um processo de humanização e profissionalização do educador. A formação como um processo contínuo que perpassa toda a vida.
4
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil A formação centrada na experiência e no contexto sócio-político, econômico e cultural do campo. A formação engajada nos movimentos sociais e nos temas fundamentais dos valores humanos, da ética, da cidadania, da solidariedade, da diversidade cultural, do gênero, da ecologia, do ecodesenvolvimento, das etnias, das gerações, das lutas sociais...
5
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil CONSTRUÇÃO COLETIVA EQUIPE PEDAGÓGICA NACIONAL EQUIPES PEDAGÓGICAS REGIONAIS CONSELHOS ADMINISTRATIVOS LOCAIS, REGIONAIS E NACIONAL MONITORES REDES
6
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil CARACTERÍSTICAS GERAIS OBJETIVOS: engajar no Projeto CEFFA, tomando consciência de pertença a uma instituição que exige militância e competências específicas; conhecer a fundamentação e os princípios da Pedagogia da Alternância e encontrar o sentido dos instrumentos e atividades pedagógicas inerentes a uma verdadeira alternância educativa;
7
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil Objetivos Conscientizar-se sobre as realidades sóciopolíticas, econômicas, culturais, ecológicas locais, regional e nacional para saber pensar global e agir local, na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Saber gerir aulas e atividades de formação em geral numa metodologia participativa e construtiva do conhecimento, bem como saber gerir os instrumentos pedagógicos e a parceria com os colaboradores no processo educativo, tais como as famílias, as lideranças das comunidades, profissionais, empresários, autoridades em geral;
8
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil CONDIÇÕES FORMAÇÃO NA AÇÃO ou em serviço Os candidatos e candidatas à formação pedagógica inicial são monitores e monitoras que já se encontram em pleno exercício profissional num CEFFA Ser indicado pela equie, pelo Diretor e Conselho de Administração
9
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PERFIL DOS CANDIDATOS Capacidade de conviver e trabalhar em grupo; capacidades técnicas e compromisso político com as causas do meio rural; habilitação e inclinação para o magistério; motivações para continuar na função de monitoria no CEFFA; abertura e disposição para incorporar inovações e inovar.
10
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil ESTRUTURA E METODOLOGIA Ação metodológica baseada no tripé: prática-teroria-prática. Formação em serviço. Formação em alternância e para a alternância.
11
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil Princípios: A alternância e o lugar da experiência na formação; O monitor, ator de sua formação; A formação pela pesquisa; Um conjunto de parceiros colaboradores na formação; Acompanhamento e avaliação.
12
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil O DESENVOLVIMENTO DO PLANO CURRICULAR NA LÓGICA ALTERNANTE Estrutura de uma sessão de formação: 1 – MOMENTO DO VER: Colocação em comum das pesquisas no meio socioprofissional 2 – MOMENTO DO REFLETIR Aprofundamento teórico 3 – MOMENTO DO AGIR Aplicações práticas
13
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PROPSTA CURRICULAR TEMÁTICAS
14
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil ORGANIZAÇÃO DURAÇÃO DO CURSO: 2 ANOS E MEIO Carga horária: 500 horas PRIMEIRO ANO: 5 TEMAS/ano – 3 Sessões de 40 Horas cada INTRODUÇÃO AO PROJETO DE PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - PPEP
15
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil SEGUNDO ANO: 3 SESSÕES DE 40 HORAS CADA 5 TEMAS/ANO EXPERIMENTAÇÃO DO PROJETO TERCEITO ANO: SOCIALIZAÇÃO DA PESQUISA NO ÂMBITO NACIONAL - CERTIFICAÇÃO
16
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil TEMÁTICAS PRIMEIRO ANO: 1.O Contexto Institucional CEFFA 2. Processo Ensino-aprendizagem na Pedagogia da Alternância 3. Ferramentas Pedagógicos da Alternância 4.Plano de Formação 5.Projeto Profissional do/a Jovem Introdução do projeto de pesquisa e experimentação pedagógica - PPEP
17
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil TEMÁTICAS SEGUNDO ANO 6.O monitor e o educando 7. O Monitor e as Relações Humanas 8. O Monitor e as Parcerias na Formação 9. Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário10 10. A Pedagogia da Alternância e as Correntes Pedagógicas EXPERIMENTAÇÃO DO PPEP
18
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil Perspectivas de validação acadêmica Perspectivas de validação acadêmica Meta da EPN: Todos as Regionais conseguirem a certificação acadêmica da Formação Inicial na Pedagogia da Alternância em nível de especialização (Pós-graducação – Lato Sensu). A ARCAFAR SUL e a AEFACOT já conseguiram dar o primeiro passo nesta direção da validação.
19
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil Condições: A parceria, ao nosso ver, aponta quatro aspectos fundamentais: O primeiro aspecto toca o interesse dos sujeitos implicados no Projeto CEFFA, pois é uma oportunidade ímpar para uma formação que valorize a experiência, o engajamento social e promocional.
20
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil Condição: O segundo aspecto toca o interesse das organizações dos CEFFA, pois a formação lhe confere a dimensão científica a partir da pesquisa de cada um, capital de conhecimento específico que pode ajudar a clarear melhor as funções e finalidades do movimento dos CEFFAs frente a sociedade.
21
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil Condições: O terceiro interesse é a afirmação para a sociedade do patrimônio de conhecimentos e experiências acumuladas que proporciona autoridade, poder para se pronunciar de forma paritária com as instituições acadêmicas de pesquisa e extensão.
22
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil Condição: O quarto interesse é para a universidade que pode empreender novas formações, sobretudo para atender os adultos que atuam no campo social/promocional.
23
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil A Parceria é para serviços recíprocos, isto pressupõe gestão compartilhada entre representantes das organizações sociais e das instituições acadêmicas, em que cada um assume papéis que possam beneficiar a todas as partes.
24
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil “É preciso uma nova formação de Profissionais para profissionalizar, educar os filhos e as filhas dos agricultores e agricultoras familiares, numa perspectiva da multifuncionalidade e da diversificação das atividades do meio rural e da formação para além da escola e da escolarização”. (Polan Lack)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.