A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas

2 I – EMENTA Introdução ao pensamento fenomenológico- existencial. O pensamento de Martin Heidegger. A ontologia heideggeriana e a quebra do paradigma metafísico. As conseqüências de um novo pensar para a Psicologia. Compreensão da relação e de processos psicológicos a partir do enfoque da fenomenologia-existencial. A ontologia fundamental de Heidegger como argumento para uma compreensão dos fenômenos psicológicos e da psicologia clínica.

3 II – OBJETIVOS GERAIS Reconhecimento dos pressupostos epistemológicos e ontológicos do pensamento fenomenológico-existencial para promover a identificação deste método e da concepção de homem que lhe é pertinente com o lugar e a função do psicólogo no trato com o fenômeno psicológico e na promoção de saúde. Introdução à Daseinsanalyse como prática em psicologia clínica.

4 III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades: - Diferenciar o método de investigação das Ciências Naturais do método Fenomenológico de investigação. - Ler e interpretar um texto escrito dentro da linguagem fenomenológico-existencial. - Reconhecer as diferentes linguagens na concepção do fenômeno psicológico. - Situar o lugar e a função do psicólogo na perspectiva fenomenológico-existencial

5 IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º BIMESTRE Introdução ao pensamento de Martin Heidegger. O método fenomenológico e a ontologia heideggeriana. A investigação numa perspectiva fenomenológico- existencial. O dasein e a estrutura do existir a partir de Ser e Tempo. O pensamento fenomenológico-existencial e a intersubjetividade

6 2º BIMESTRE As noções de ser-no-mundo, coexistência e significação como suportes para uma mudança de paradigma na psicologia. A análise do dasein e a prática psicológica. Principais noções da fenomenologia-existencial e suas articulações com a atitude clínica. A compreensão dos fenômenos psicológicos e psicopatológicos à luz da daseinsanalyse. Os objetivos da proposta daseinsanalítica e a atitude clínica. Apresentação e discussão de casos clínicos retirados da bibliografia da disciplina.

7 V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Aulas expositivas, em que serão transmitidos: histórico, principais conceitos com posterior esclarecimento de dúvidas. Apresentação de situações retiradas do cotidiano com o intuito de favorecer a articulação com a teoria. Estas situações devem ser retiradas da bibliografia da disciplina e dos meios de comunicação, literatura e filmes, explorando a articulação entre teoria e prática. Discussão a cada aula – de 20 a 30 minutos - dos temas trabalhados para a elucidação e esclarecimentos das dúvidas. Seminários em grupo e entrega de um trabalho escrito sobre a atividade desenvolvida com fechamento pelo professor.

8 VI – AVALIAÇÃO Deverão realizar-se avaliações bimestrais – provas escritas e individuais. Serão avaliadas a assimilação e a compreensão dos temas desenvolvidos, através de questões conceituais e reflexivas, assim como da análise de casos clínicos. Os alunos deverão mostrar capacidade de interpretação de textos e de questões, respondendo a estes com clareza, utilizando-se, para tanto, dos conceitos teóricos e técnicas aprendidos. Esta atividade valerá de zero a dez, com peso 2. Além disto, ao final de cada bimestre serão solicitados seminários, nos quais os alunos apresentarão uma breve discussão sobre a articulação entre teoria e prática, com entrega de um trabalho escrito sobre a atividade desenvolvida. O objetivo é avaliar a assimilação e a compreensão dos fundamentos do que foi aprendido. Esta atividade valerá de zero a dez, com peso 1.

9 VI – AVALIAÇÃO Será seguida a seguinte seqüência para as avaliações: - ao final do 1º bimestre: uma prova referente ao conteúdo desenvolvido, com valor de zero a dez, com peso 2; um seminário com valor de zero a dez com peso 1. A média (NP1) será a soma das duas notas divididas por 3. - ao final do 2º bimestre: uma prova referente ao conteúdo desenvolvido, com valor de zero a dez, com peso 2; um seminário com valor de zero a dez com peso 1. A média (NP2) será a soma das duas notas divididas por 3. A média do semestre será calculada de acordo com o Regimento da UNIP.


Carregar ppt "PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google