A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Era Vitoriana, a partir de Junho de 1837 até Janeiro de 1901. A moda vitoriana se divide em dois momentos: Early Victorian (1837 – 1860) relativo aos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Era Vitoriana, a partir de Junho de 1837 até Janeiro de 1901. A moda vitoriana se divide em dois momentos: Early Victorian (1837 – 1860) relativo aos."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Era Vitoriana, a partir de Junho de 1837 até Janeiro de 1901. A moda vitoriana se divide em dois momentos: Early Victorian (1837 – 1860) relativo aos primeiros anos de reinado e Mid to Late Victorian (1860 – 1901) do meio para o fim do reinado. Early Victorian (1837 – 1860) sociedade de consumo tempos de revolução industrial, consumo, comércio e desenvolvimento das ferrovias. A silhueta adotada ao contrário da romântica, fez os ombros se estreitaram, a cintura baixou e os espartilhos ficaram pontudos, as mangas desceram até o pulso. A saia, de cônica passou a ser em formato redondo. O excesso de anáguas pesadas propiciou a invenção de um novo tipo de armação para as saias, a crinolina. Pequena bolsa de cetim bordada ou estampada ou buquês de flores.

3

4 Mid to Late Victorian (1860 – 1901) Silhueta ficou menor e os chapéus também. Tecidos listrados e geométricos ficaram populares. Saias podiam ser assimétricas com bastante volume atrás. Nessa época a máquina de costura foi inventada e revolucionou a fabricação de roupas, as pessoas começaram a ter máquinas em casa. Então as roupas da aristocracia e da burguesia ficaram cada vez mais semelhantes. Surgiu também, com Charles Frederick Worth, o conceito de pret‐a‐porter. Ele vestia todos os endinheirados houve uma aproximação visual entre as roupas das diversas camadas sociais, onde entrou pela primeira vez, no universo da moda, o prestígio do artista, do criador de moda, a pessoa que elaborava roupas e assinava coleções.

5 O vestuário feminino usado no século XX, deriva dos estilos das mulheres da classe média e operária cujo comportamento não correspondia ao ideal feminino da elite vitoriana. A industrialização retirou as mulheres de classe média e alta da participação ativa na economia, o ócio aristocrático era considerado a atividade apropriada para elas. Embora sejamos bombardeados das lindas imagens dos trajes da elite vitoriana, um outro estilo, "alternativo", coexistiu e foi largamente adotado, mas pouco falado. Ele incorporava itens do vestuário masculino esportivo inglês como gravatas, chapéus (cartola, coco, palha), paletós, coletes e camisas, isoladamente ou combinados entre si, mas sempre usados juntos com peças femininas da moda.

6 Dentre britânicas, francesas e americanas, estas últimas eram as mais avançadas em relação à esta estética. Durante a guerra civil americana, as mulheres usavam paletó escuro, saia mais curta e blusa simples, pois assumiram papéis dos homens que foram pra guerra, o que acabou apressando a emancipação feminina naquele pais, bem antes dos países da Europa.

7 Na segunda metade do século, o paletó acabou sendo absorvido pelas altas classes como peça para uso no campo ou no litoral e o elemento final do traje da mulher independente apareceu nos EUA em 1870, a chamada chemisier, uma camisa masculina adaptada, ornamentada com uma pequena gravata borboleta de cor preta.

8 O uso de calças no século XIX Este foi um tema muito controverso naquele século. A ideologia da época estipulava identidades de gênero fixas e diferenças grandes entre homens e mulheres. O traje apresentado por Amelia Bloomer em 1850, enfrentou muita resistência pois subvertia a diferença entre os gêneros.

9 O traje era composto de uma saia curta sobre uma calça turca volumosa. Amelia e outras mulheres, usavam por ser confortável prático e seguro ‐ sem a intenção de lançar moda. Mas a peça chamava muita atenção, atraia multidões de homens agressivos e elas eram muito assediadas. Tamanho era o assédio, que elas precisaram parar de usar a roupa poucos meses depois pra evitar mais violência. Mas o traje continuou sendo defendido por feministas e outras mulheres que alegavam que ele promovia a independência e aumentava a capacidade das mulheres executarem movimentos.

10 Importância do ciclismo na emancipação feminista Popularização do ciclismo na década de 1890.


Carregar ppt "A Era Vitoriana, a partir de Junho de 1837 até Janeiro de 1901. A moda vitoriana se divide em dois momentos: Early Victorian (1837 – 1860) relativo aos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google