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Adolescência e Puberdade
Primeiro Módulo: Adolescência e Puberdade Evelyn Eisenstein Prof. Associada de Pediatria e Clínica de Adolescentes FCM-UERJ
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Necessidades Fundamentais e Universais
Durante a Infância e a Adolescência Necessidades físicas culturais intelectuais crianças e adolescentes Necessidades emocionais Necessidades ambientais sociais
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Emocionais ou Intelectuais Econômicas, Sociais e Culturais
Marco das Necessidades Básicas Físicas ou Corporais Emocionais ou Intelectuais Econômicas, Sociais e Culturais Proteção Amparo - Apego Moradia adequada, água, saneamento Vestimentas Respeito à privacidade Sem exposição pública ou abandono Nutrição Afeto e Compreensão Alimentação saudável Educação Oportunidades e Orientação Redes de Proteção Cuidados de Saúde Estímulos Saudáveis e Bem-estar Acesso ao sistema médico, saúde e hospitalar Proteção contra violência Direitos à Saúde Redes de apoio e garantias de direitos
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Adolescência: conceitos & critérios
Adolescência: período de transição entre a infância e a vida adulta Principais características: 1-impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social 2- esforços de cada indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive 3- inicia com as mudanças corporais da puberdade 4- termina quando a pessoa consolida seu crescimento e personalidade, obtendo progressiva independência econômica e integração em seu grupo social. Fonte: Tanner, JM. Growth at Adolescence .Oxford, Blackwell (1962)
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Limites Cronológicos da Adolescência
Organização Mundial de Saúde (OMS): anos Organização das Nações Unidas (ONU): anos Globalmente: “ jovens adultos” : 20 – 24 anos Ministério da Saúde do Brasil: 10 – 24 anos Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) art # 2: anos art # 121 e 142: até 21 anos (casos excepcionais) Conceito de “menor” : até completar 18 anos Maioridade penal: a partir dos 18 anos Voto opcional em eleições: a partir dos 16 anos Adolescência e juventude (critérios agrupados): 10 – 24 anos
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Puberdade: fenômeno biológico I
São as mudanças morfológicas e fisiológicas (forma, tamanho, função) resultantes da re-ativação dos mecanismos neuro-hormonais de estimulação do eixo cerebral-hipotalâmico- hipofisário-adrenal-gonadal Processo contínuo e dinâmico, com tempo, ritmo e velocidade de crescimento variável na população em geral devido a fatores intrínsecos (hereditários) e extrínsecos (nutrição, doenças) com influências psicossociais na maturação cerebral e sexual e no desenvolvimento corporal.
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Puberdade: fenômeno biológico II
Aumento da velocidade de crescimento = estirão puberal (“pulo de altura”) Aumento da velocidade do ganho de peso = ganho ponderal (“pulo de peso”) Mudança da composição corporal e da proporção entre massa muscular e gordurosa Desenvolvimento das características sexuais secundárias = critérios dos estágios de Tanner Ovulação/menarca/ciclos menstruais Espermatogênese/semenarca/ejaculação
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Puberdade: fenômeno biológico III
Aumento hormonal e influências nutricionais , comportamentais e de adaptação ao stress Desenvolvimento da imagem corporal + ou – Desenvolvimento da auto-estima + ou – Desenvolvimento da sexualidade com as fases do despertar, experimentar, escolher/decidir Desenvolvimento emocional e psicossocial Influências da família e do grupo social + ou -
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Desenvolvimento puberal feminino
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Principais Mudanças Puberais Femininas
Início da puberdade: 10,6 - 11,6 anos Telarca ou desenvolvimento mamário Pubarca ou desenvolvimento de pelos pubianos Menarca ou primeira menstruação: 12,8 anos Estirão puberal ou pulo de altura: anos Término de crescimento: anos Mais massa adiposa: mais reservas nutricionais
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Desenvolvimento Puberal Masculino
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Principais Mudanças Puberais Masculinas
Início da puberdade: ,6 anos Desenvolvimento genital progressivo Pubarca ou desenvolvimento de pelos pubianos Espermarca ou semenarca: primeira ejaculação: anos Mudança de voz: 14,6 anos Estirão puberal ou pulo de altura: anos Término de crescimento: anos Pelos faciais, mais massa muscular: mais força
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Principais eventos da puberdade
Telarca: aparecimento do broto mamário Pubarca (ou adrenarca): aparecimento dos pelos pubianos no SF e no SM Menarca: primeira menstruação no SF Espermarca: primeira ejaculação no SM, geralmente após episódios de “polução noturna” Sexarca: primeira relação sexual
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produção dos hormônios estimuladores
Hipófise anterior: produção dos hormônios estimuladores LH: H. luteinizante> E2 e T FSH: H. folículo-estimulante>ovários (ovulação) e testículos (espermatogênese) TSH: H. estimulante da tireóide>T3 e T4 ACTH: H.adrenocorticotrófico > cortisol PRL : prolactina HGH: H. do crescimento ou somatotrofina
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Ação Periférica Hormonal
Gônadas F: ovários: estradiol (E2) e ovulação (corpo lúteo> progesterona) Gônadas M: testículos: testosterona (T) e espermatogênese e líquido prostático Tireóide: T3(tireodotironina) e T4 (tiroxina) Supra-renal ou adrenal: corticosteróides (cortisol, S-DHEA, androstenediona, 17-OHP, aldosterona) Fígado: somatomedinas ou IGF-1 (IGFBP-3)
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Principais eixos H-H-H-H do crescimento e desenvolvimento durante a puberdade
H-H-G (ou HPG) > gonadal ou eixo gonadotrófico-gonadal (gonadarca) H-H-A ( ou HPSR) > adrenal (adrenarca)> pelos pubianos-axilares H-H-T (ou HPT) > tireoideano H-H-HGH (ou HPGH)> fígado>ossos ou eixo somatotrófico (crescimento em estatura)
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Stress e os eixos H-H-H-H
Respostas ao stress: adrenalina>cortisol>ACTH>CRH e Neurônios produtores de arginina-vasopressina do núcleo paraventricular do hipotálamo e do “locus ceruleus” Efeitos sobre o crescimento e nutrição; Efeitos sobre a maturação sexual e reprodução; e também no desenvolvimento da sexualidade; Efeitos tireoideanos e metabólicos; Efeitos gastro-intestinais e imunológicos.
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Assincronia de Maturação
Variabilidade nos tempos de início, duração e progressão do desenvolvimento puberal (importância do uso das curvas de crescimento para altura e peso e do índice de massa corporal e/ou avaliação hormonal) Marcantes diferenças entre os sexos F e M Marcantes diferenças entre grupos étnicos e sempre considerar a miscigenação brasileira Influências do padrão nutricional e transtornos nutricionais, desnutrição, anorexia e obesidade. Influências adversas do stress, de doenças e do uso de drogas e medicamentos
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CADERNETAS DE SAÚDE DOS ADOLESCENTES
Ministério da Saúde
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Resumindo: a Puberdade...
É variável de indivíduo para indivíduo (inclusive na mesma família) É progressiva e dinâmica quando saudável Não é imutável e pode ser interrompida ou mesmo revertida, através de fatores ambientais: STRESS, aumento de exercícios, deficiências nutricionais e distúrbios que suprimem direta ou indireta o pulso gerador de LHRH hipotalâmico gerando uma insuficiência hormonal
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Fisiologia do Ciclo Menstrual
Sequência cíclica e pulsátil de eventos hormonais com feedback positivo e negativo Aumento da secreção das gonadotrofinas, FSH e LH pela hipófise Aumento da secreção de estrogênios, ovulação, progesterona, activina e inibina Estímulo para o aumento e descamação endometrial e sangramento menstrual Fases folicular (proliferativa), ovulatória e lútea (secretória)
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Corte transversal esquemático dos órgãos genitais do sexo feminino
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Fisiologia da Ejaculação
Virilização: conjunto de processos biológicos que marcam a puberdade no SM, como aumento testicular e da bolsa escrotal, crescimento peniano e aumento de pelos pubianos Ereção: entumescimento por vaso-dilatação dos corpos cavernosos e esponjosos com sangue Ejaculação: ejeção do sémen, que contém os espermatozóides e o fluido prostático através da uretra e do pênis em contrações rítmicas durante o ato sexual, com o potencial de fertilização
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Corte transversal esquemático dos órgãos genitais do sexo masculino
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Resposta Sexual Humana
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Crescimento cerebral e mental
Mudanças estruturais específicas do crescimento continuam a ocorrer até mesmo após os 20 anos de idade Maturação do córtex pré-frontal, amígdala e sistema límbico influenciando os comportamentos cognitivos, de julgamento (moral), de controle dos impulsos, e do planejamento da decisão e recompensas e das emoções Desenvolvimento do volume total da matéria cortical cinzenta máximo aos 11 anos nas meninas e 13 anos nos meninos Desenvolvimento do volume total da matéria cortical branca durante toda a puberdade, refletindo a mielinização progressiva e aumento da conectividade e integração dos circuitos cerebrais Aumento da produção dos neuro-transmissores
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Aspectos psicológicos
Busca de autonomia e de si mesmo (quem eu sou?) Busca da identidade pessoal (quem eu serei?) Desenvolvimento da sexualidade (quem eu sou, como mulher OU como homem?) Separação progressiva dos pais e conflitos geracionais com questionamento dos valores Tendência a estar em grupos e condutas ambivalentes e contraditórias Época de questionamentos, incertezas, crises, experimentações, escolhas e (in)decisões Busca da independência econômica (o que fazer?)
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Aspectos Sociais Atitude social reivindicatória & pressão social
Mudanças da “realidade” e confrontos Marginalização e exclusão/inclusão Oportunidades de aprendizado vocacional Participação em lazer, esportes, atividades artísticas e culturais & protagonismo juvenil Testar limites & condutas associadas de risco Necessidades de apoio e suporte econômico Condições que impulsionam as trajetórias de vida Influências da mídia e propaganda
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Características dos Adolescentes
no Mundo Digital I Desafiam limites e transgridem regras e horários Fantasias e imaginação na criação de outro mundo e busca por alternativas ao status quo da realidade Novos relacionamentos e pressões + ou – para novas atitudes e comportamentos de risco Tudo é sem fronteiras, sem limites, simultâneo e imediato O anonimato garante a possibilidade de se inventar e mentir sobre qualquer coisa ou assunto (mundo das aparências e imagens) Mundos real e virtual se confundem e novos códigos de relacionamento
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Características dos Adolescentes
no Mundo Digital II Tornam-se alvos do consumismo e da globalização de produtos comerciais e de drogas Crises de valores e confrontos de autoridade no aqui-agora Busca por identidade e autonomia Crescer e desenvolver demora muito tempo Alvos de venda online, pirataria digital e acesso facilitado aos conteúdos “proibidos” Tudo é permitido e livre e tudo é sempre “real” Construção de várias versões de identidade, nome é substituído por senhas e log-in Tudo é rápido e imediato, sem noção de tempo e multi-tarefas
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Concluindo: a Puberdade...
É o resultado de 4 interações hormonais complementares (interdependência) Fatores biológicos (componente genético) Fatores fisiológicos (componentes metabólico e nutricional) Fatores comportamentais (componentes psicossocial e familiar) Fatores de adaptação ao stress ambiental (componente ecológico)
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Enfim, o período da puberdade
e da adolescência... É vital e essencial para a/o adolescente; É a fase de transição e de complexas mudanças hormonais e corporais; será marcante no ciclo da vida. É sempre importante considerar os fatores interatuantes intrínsecos (HHHH) ao crescimento e extrínsecos do contexto familiar e social (ambiental) A homeostase (adaptação/equilíbrio), a sobrevivência (com ou sem danos) e a preservação da vida são etapas críticas a serem alcançadas por qualquer adolescente e daí a necessidade de proteção e dos direitos à saúde.
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Ao avaliar qualquer adolescente é importante observar:
Medida de altura e colocar na curva de crescimento Medida de peso e colocar na curva de crescimento Calcular o IMC (índice de massa corporal) e colocar na curva de crescimento Descrever qual o estágio do critério puberal de Tanner Perguntar sobre o desenvolvimento puberal e progressão Perguntar sobre a data da última menstruação Integrar os dados obtidos com a dinâmica psicossocial
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Ao avaliar o/a adolescente, é sempre importante observar:
Quais são os fatores protetores > da saúde e os fatores de risco > para doenças futuras que estão interagindo? são agudos ou crônicos, transitórios ou permanentes? Quais são os custos sócio-econômicos e os limites dessa adaptação ao stress para o indivíduo; ou p/ a família; p/o grupo social; p/a população?; Em que ponto ocorrerá a ruptura ou o desenvolvimento completo e saudável? Como preservar as funções vitais básicas p/o desenvolvimento “harmônico” e saudável? Quais os principais mecanismos envolvidos nessas respostas e quais as intervenções necessárias, imediatas e a seguir?
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Concluindo O atendimento dos adolescentes deve ser integrado e multidisciplinar, com o consentimento informado e com conduta ética profissional; Manter a confidencialidade das informações, privacidade no atendimento e respeito à autonomia; Complementar a história clínica com dados e fatos da dinâmica familiar e escolar através da entrevista com os pais/familiares, Sempre quando necessário; Agendar acompanhamento e retorno após orientação Fazer o Plano Terapêutico Singular – PTS – na Atenção Básica
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