A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etapas do processo orçamentário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etapas do processo orçamentário"— Transcrição da apresentação:

1 Etapas do processo orçamentário
Capítulo 3 Etapas do processo orçamentário

2 Etapas do processo orçamentário:
Orçamento de Vendas Orçamento de Produção Orçamentos de Despesas Administrativas, Vendas e Financeiras Orçamento de Investimentos Orçamento de Caixa Balanço Patrimonial Projetado Demonstração de Resultado do Exercício Projetado Demonstração de Fluxo de Caixa projetado

3 ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO

4 Orçamento de Produção Consiste basicamente em um plano de produção para um período considerado, visando atender às vendas orçadas e aos estoques preestabelecidos. Decisão de grande impacto sobre a lucratividade da empresa. Possibilitará a elaboração dos orçamentos de matérias-primas, mão-de-obra direta, gastos gerais de fabricação. A utilidade da elaboração do orçamento de produção se prende a prévia de todas as dificuldades e necessidades com que área se confrontará. Comparação com a capacidade produtiva disponível. Capacidade produtiva – a empresa produzirá o valor necessário para suprir as vendas, manter o nível mínimo de estoques com baixa capacidade ociosa.

5 “Coleção Resumos de Contabilidade”
Orçamento de Produção Peça do orçamento empresarial que estima a quantidade e o valor financeiro da produção de produtos da empresa em determinado período, a partir do orçamento de vendas e do nível de estoque desejado pela empresa. “Coleção Resumos de Contabilidade”

6 Orçamento de Produção Quais são as condições básicas para dar início à elaboração do orçamento de produção?

7 . Orçamento de vendas (definido anteriormente) . Política de pessoal
Orçamento de Produção . Orçamento de vendas (definido anteriormente) . Política de pessoal . Política de estoque . Orçamento de novos investimentos

8 Política de Pessoal . Consiste no cálculo do número de funcionários que produzirão as quantidades definidas no plano de produção. . Este plano se inicia pela data que os funcionários são necessários e volta até a data em que eles são recrutados e treinados a tempo. Este plano pode incluir situações de expansão e contração, devendo prever ações no caso de demissão de funcionários. . Requer a análise de outros trabalhos, quando a produtividade for menor, evitando assim demissões que possam repercutir na sociedade.

9 Política de Estoques . Definir a política de estoques depende da demanda esperada, sazonalidade, isto é, grau de certeza quanto à demanda, prazo de produção, natureza das matérias-primas (deterioráveis, sazonais, de moda etc.). . Adotar uma política de estoque mínimo, proporcionando o dimensionamento da necessidade dr capital de giro da empresa. . Curva ABC (critério de valor). . Elaboração de orçamento de compras em termos de preços, prazos de entrega, fornecedores etc.

10 Outras considerações em relação à política de estoques:
. Prazos de obsolescência física e técnica; (produtos químicos, artigos de vestuário (moda), produtos alimentícios.) . Tamanho e freqüência dos pedidos; . Reações do mercado a atrasos nas entregas; . Sistema de distribuição; . Exigências de qualidade, limite de vida útil e risco de obsolescência.

11 Orçamento de Novos Investimentos
. Definir se haverá investimentos em máquinas e equipamentos, incluindo também investimentos em informática, instalações, móveis, frotas de veículos etc.

12 ORÇAMENTO DO CUSTO DA PRODUÇÃO

13 Orçamento do Custo de Produção
. Visa determinar o custo de produção: . Classificados em três grandes categorias distintas: Matéria-prima; Mão-de-obra direta; Gastos Gerais de Fabricação.

14 Orçamento do Custo de Produção
Orçamento de matérias-primas Determinar as quantidades de matérias-primas exigidas para o atendimento da produção; Estabelecer as políticas de estocagem das matérias-primas; Elaborar o programa de suprimentos; Custo das matérias-primas necessárias à produção.

15 Orçamento do Custo de Produção
Orçamento de mão-de-obra direta a) Orçar a mão-de-obra (quantidade de mão-de-obra direta necessária para cumprir o programa de produção, projeção da taxa hora que será utilizada e calcular o custo total da mão-de-obra). b) Onde o número de horas-padrão é o número de horas de mão-de-obra direta que deve ser utilizadas na fabricação de uma unidade de cada produto. c) E a taxa por hora é o custo do salário médio de cada departamento produtivo acrescido de todos os gastos ¹. . Neste orçamento deverá constar a definição a política de pessoal. É primordial a política salarial e um planejamento de necessidades de pessoal, permitindo assim a definição de programas de recrutamento e treinamento. ¹ Salários, contribuições sociais, férias, 13º Salário, horas extras, vale transporte e alimentação, assistência médica etc.

16 Orçamento do Custo de Produção
Orçamento dos gastos gerais de fabricação ¹ Abrangem todos os custos fabris que não podem ser classificados como mão-de-obra direta ou matéria-prima, e que são incorridos a nível da fábrica com um todo e a nível de departamento. . Abrange mão-de-obra indireta, tais como, horas ociosas, salários e encargos de um supervisor de vários setores da fábrica. . Outros custos indiretos: aluguel, energia elétrica, água, seguros, depreciação, manutenção do prédio etc. ¹ Custos indiretos de fabricação


Carregar ppt "Etapas do processo orçamentário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google