A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5º. Encontro UCA-Unicamp EMEF. Dr. Airton Policarpo Pedreira/SP Sud Menucci 25 de novembro 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5º. Encontro UCA-Unicamp EMEF. Dr. Airton Policarpo Pedreira/SP Sud Menucci 25 de novembro 2010."— Transcrição da apresentação:

1 5º. Encontro UCA-Unicamp EMEF. Dr. Airton Policarpo Pedreira/SP Sud Menucci 25 de novembro 2010

2 Cenários Unicamp Cenários elaborados pelas professoras Cenários elaborados pelas professoras (hipotéticos) Cenários elaborados pelas professoras Cenários elaborados pelas professoras (reais) planejamento de uma atividade Consenso: Momento inicial para exploração livre dos laptops pelos alunos – apropriação tecnológica (novembro)Consenso: Momento inicial para exploração livre dos laptops pelos alunos – apropriação tecnológica (novembro) Aplicação do planejamento Aplicação do planejamento (até 10/12) Relato da aplicação (até 13/12) Aplicação do planejamento Aplicação do planejamento (até 10/12) Relato da aplicação (até 13/12)

3 PropostaFocoRecursosAno/Série Poesias Cecília Meirelles “Leilão de Jardim” Reconhecimento das letras (por meio da localização das mesmas no teclado do laptop educacional). Manifestação da criatividade (ilustração de um trecho). Melhorar a compreensão da poesia. Tux Paint (texto e carimbo) 1º ano (2 turmas) Animais do Pantanal Atividade integrando o uso do laptop ao “Ler e Escrever”. Ampliar o conhecimento sobre os animais que vivem no Pantanal. Comparação Colaboração (em duplas e no coletivo) Internet Livro “Ler e Escrever” 2ª série 3º ano Animais do Pantanal Atividade integrando o uso do laptop ao “Ler e Escrever”. Busca de informações sobre alguns animais que vivem no Pantanal. Organização dos dados em uma ficha técnica (contida no livro) Colaboração (duplas) Internet Livro “Ler e Escrever” 2ª série 3º ano História da cidade de Pedreira Conhecimento de aspectos da história de Pedreira. Compreensão dos conceitos de site e link. Sintetizar informações obtidas (responder questões que orientem a busca) Internet Kword 3ª série 4º ano Brincadeiras Produção de texto a partir de dados encontrados na internet. Produção de imagem com a câmera do laptop (durante atividade prática no pátio) Câmera do laptop Kword Tux Paint 3º ano (3 turmas) Confabulando com Fábulas Levantamento de dados (entrevista com familiares), leitura e produção de texto, no contexto do gênero fábulas. Internet Kword Tux Paint Projetor Multimídia 3ª série 4º ano (2 turmas) Pedreira, Flor da Porcelana História da cidade, Pontos turísticos, Setor econômico, Setor político, Setor Educacional, Setor Cultural, e Localização Geográfica Produção de texto a partir de dados encontrados na internet. Internet Kword 4ª Série 5º Ano Síntese das atividades propostas pelas professoras ) (14 turmas: 11 planejamentos prontos – 3 em elaboração) Serão aplicadas de 27/11 a 10/12/2010

4 Encaminhamentos diferentes – cada professora encaminhou da forma que considerou mais adequada à sua turma: exploração direcionada à exploração totalmente livre. Recursos explorados: Kword, Tux Paint, jogos, câmera e internet. Aspectos facilitadores: estabelecimento de um cronograma, organização de uma dinâmica de entrega e devolução dos laptops, suporte dado pela equipe gestora e técnico no momento da atividade. Dificuldades esperadas pelas professoras: manuseio do equipamento por alunos menores e alunos iniciantes no uso do computador, ausência do mouse, a lentidão do equipamento e condução da atividade. Dificuldades enfrentadas: configurar a rede para acesso à internet na hora da atividade (contornada) e efetivamente navegar na internet. Resultados observados: Alunos - muito motivados, interessados, concrentrados na atividade, facilidade no uso do laptop. Ansiosos pelo uso intensivo do equipamento! Professoras – surpresas com a facilidade dos alunos em lidar com o laptop, com a rapidez com que se apropriaram do equipamento e com a condução da atividade. Animadas, mais seguras para continuar usando o laptop com seus alunos! Primeira experiência com alunos

5 Profa. Gabriela Teodoro, 4ª série C Apropriação tecnológica em 28/10/10 “ Os alunos trabalharam individualmente, com o meu apoio, da Selma e da Leninha. Para a nossa surpresa, uns 20 alunos já sabiam ligar e não tiveram dificuldade em manusear o cursor com o dedinho. Alguns entraram em joguinhos de matemática, mas a maioria preferiu navegar na internet. Este foi um problema, pois, para carregar jogos, orkut, estava muito lenta a conexão. Com isso, uns 15 alunos não conseguiram acessar nada”. Nessa primeira aula não encontrei dificuldade, ao contrário, eles superaram todas as minhas expectativas, tanto em mexer na máquina, como na colaboração durante a aula.”

6 Profa. Ellys Sylmara, 5º Ano B Apropriação tecnológica em 28/10/10 “Como foi a primeira sala de aula a usá-los, foi necessário instalar a rede em todos os 34 laptops. Estavam presentes para registrar e auxiliar a aula, Edna (diretora), Selma (coordenadora), Heitor (técnico) e eu. Navegaram pela internet, cada qual procurando seu interesse, ou seja, ficaram livres para navegarem por onde quisessem, mas sempre monitorados por todos os responsáveis presentes. A felicidade estava no ar, e o prazer de estarem manuseando os laptops era nítido em seus rostinhos. Foi prazerosa e satisfatória essa aula inaugural, espero que as outras sejam assim também!”

7 Profa. Jaqueline Serra, 3ª série A Apropriação tecnológica em 29/10/10 “O que os alunos mais queriam explorar era a internet, mas não estava configurada, tiveram que optar por outras atividades, que deixei à livre escolha... o Edu Pix, o Homem Batata, a Câmera (foto e vídeo), a que mais chamou a atenção, ficaram muito tempo explorando, visualizaram as fotos tiradas, os vídeos feitos, colocaram como papel de parede. Simplesmente adoraram, eu via no rostinho e nos olhos o brilho de satisfação, prazer, alegria, por poderem estar usando o laptop.” Uma aula diferente das outras não somente pelo recurso e o método serem outros, mas pela satisfação e boa vontade que proporcionaram aos alunos em desenvolverem algo diferente, interessante, avançado, que trouxe inovações na sala de aula.”

8 Profa. Maria Luisa Gasparini, 3ª série B Apropriação tecnológica em 29/10/10 “Antes dos alunos sairem para pegar cada um seu laptop expliquei como seria o trabalho. A turma foi organizada em duplas para que se ajudassem. Com os aparelhos ligados pedi que explorassem os jogos, depois o Tux Paint, a câmera e a internet. Eram 26 alunos, 18 laptops não conectavam na internet. A coordenadora Selma ajudou na configuração da rede e tudo correu bem... Foi um sucesso. A ansiedade dos alunos ocorreu no momento que não conseguiam conectar na internet. Percebi que naquele momento isso era o mais interessante. Todos chamavam ao mesmo tempo... Demorou um pouco, mesmo assim todos tiveram acesso à internet. Ficaram muito contentes e entusiasmados, eu também.

9 Profa. Maria Lourdes Gasparini, 3ª Série C Apropriação tecnológica em 03/11/10 “Antes de iniciar, levantei o conhecimento prévio e agrupei as duplas, um que já sabia e outro que ainda não. Quando todos estavam com as máquinas, pedi que abrissem as máquinas e ligassem, mostrando no meu o botão que deveriam apertar. Em seguida disse que quem já sabia poderia começar a explorar e ajudar os colegas. Em seguida disse que quem já sabia poderia começar a explorar e ajudar os colegas.”

10 Profa. Alexandra Leonardi, 3º ano A Apropriação tecnológica em 04/11/10 “Estavam ansiosas, algumas disseram que parecia mentira, não acreditavam que o dia havia chegado. Imaginei que teriam dificuldade por não ter mouse, me surpreendi, se saíram muito bem. A maior dificuldade foi os aparelhos que não funcionaram (de 26 laptops, 3 não ligaram, mais que 10%).”

11 “Antes de iniciar o trabalho, foram passadas algumas orientações: ligar e desligar, as ferramentas que poderiam utilizar, cuidados necessários com o classmate. Os alunos ligaram seus laptops e iniciaram procurando os jogos... Alguns tiraram fotos, queriam colocar como papel de parede para identificar suas máquinas, não mostraram interesse pela internet. Eu, a coordenadora Selma e o Heitor passávamos pelas carteiras, auxiliando conforme a necessidade dos alunos. O colega que tinha mais afinidade com o classmate auxiliava também. No geral, mostraram ótima habilidade com os laptops, pois para eles tudo era novo e despertava interesse...” Profa. Selma Yara, 3º ano B Apropriação tecnológica em 04/11/10

12 Profa. Dulcilene Dantas, 4ª Série A Apropriação tecnológica em 05/11/10 “Os alunos foram organizados em dupla, as orientações foram dadas por mim e o Heitor me auxiliou. Ensinei a ligar o laptop, eles conheceram o Kword, apresentei algumas ferramentas e ensinei como funciona o processador de texto. Eles também exploraram o Tux Paint, jogaram o Tux Math e outros jogos. Trabalhar com o laptop em sala de aula despertou o interesse dos alunos. Aqueles com mais facilidade ajudaram os que tinham mais dificuldade. Foi uma experiência muito boa.” Pedi para acessar a internet, mas não foi possível, pois a conexão estava lenta.

13 Profa. Luciani Cassiani, 3º. Ano C Apropriação tecnológica em 08/11/10 Profas. Adjuntas: Hirlis, Flávia, Simone e Darlene “Os laptop foram distribuídos individualmente. [Os alunos] foram instruídos a ligar e sugerimos que começassem com o Homem Batata. Alguns descobriram o pinguim e o aquário no mesmo aplicativo. Também puderam pesquisar outros jogos como: Tux Paint, jogos do alfabeto, jogos de matemática e tiraram fotos (câmera).” Nós nos sentimos seguras em relação às atividades exploradas. Foi satisfatória e interessante.” Surgiram algumas dificuldades como a internet que não conectou.

14 Profa. Sandra Cozoli, 1º ano A Apropriação tecnológica em 11/11/10 “Fomos buscar os laptops no armário de armazenamento em fila e enquanto isso a minha ajudante do dia [aluna] comentava: “- Nossa, o meu coração está batendo forte!” Depois que todos tinham jogado, passamos para a atividade de “escrever”, explicamos como fechava o jogo e pedimos pra clicar no Processador de Texto (Kword). Tivemos o cuidado de colocar no caps lock, pois os alunos estão em fase de alfabetização. Muitos escreveram o próprio nome e outros copiaram o cabeçalho da lousa. “A aula foi um sucesso, eles me surpreenderam, realmente superaram a minha expectativa. Apesar de estar segura com o uso do classmate eu temia pela coordenação/habilidades necessárias deles.”

15 Profa. Ana Cláudia Jacomassi, 1º ano B Apropriação tecnológica em 23/11/10 “Antes de iniciar as atividades com os laptops, foram feitos alguns combinados com os alunos de quais seriam os procedimentos no decorrer da aula: ligar, escrever/digitar, jogar, desligar. A maior dificuldade apresentada pelos alunos, no início da atividade com os jogos, foi utilizar o dedo para arrastar os desenhos desejados, mas em poucos minutos, a dificuldade foi superada. Já no momento de digitação; realizaram com grande êxito, onde puderam fazer até uma pequena lista com o nome de alguns colegas. Apesar de ter sido cansativo para as professoras, acredito que por serem alunos de 6 e 7 anos, e, solicitarem a presença das mesmas com frequência, foi surpreendente, pois conseguiram realizar todas as atividades com sucesso.”


Carregar ppt "5º. Encontro UCA-Unicamp EMEF. Dr. Airton Policarpo Pedreira/SP Sud Menucci 25 de novembro 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google