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Metodologia da Pesquisa

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Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa
Revisão 1 Karen Fernanda Bortoloti

2 Divisão da metodologia
Para dividir a metodologia, é importante considerar três aspectos: A metodologia científica relacionada com o modo de conhecer; A metodologia relacionada com o modo de planejar e agir; A metodologia relacionada com o modo de fazer.

3 O conhecimento e seus níveis
Popular: Observações não sistemáticas; Verdades não rigorosas; Caráter supersticioso. Popular: senso comum Intuitivo, imediato, sem lógica; Transmitido de geração em geração.

4 O conhecimento e seus níveis
Exemplos de senso comum: Chá de camomila acalma; Cortar os cabelos na lua crescente faz com que eles cresçam mais rápido; Boldo cura problemas no fígado.

5 O conhecimento e seus níveis
Filosófico: Especulação; Busca de sentido; Compreensão racional do mundo.

6 O conhecimento e seus níveis
Religioso: Verdades reveladas; Fé/ crença; Verdades inquestionáveis.

7 O conhecimento e seus níveis
Científico: Uso de um método; Rigor;

8 O conhecimento e seus níveis
Características Método Científico objetivo; factual; racional; analítico; organizado; explicativo; sistemático.

9 Desenvolvimento científico
“Perigo”; O conhecimento como a fonte do pecado; A ousadia de conhecer;

10 Desenvolvimento científico
Os sábios são pessoas dotadas de dons especiais; O conhecimento é restrito aos “iniciados”;

11 Desenvolvimento científico
Importância de conhecer; Aumentar o controle sobre o mundo; Administração científica: tornar racional o mundo dos negócios.

12 A escolha do tema O estudo e a leitura de livros do contexto acadêmico podem oferecer algumas questões ou indicar assuntos que ainda precisam ser analisados ou aprofundados. O tema também pode surgir da “criatividade, da descoberta repentina e algumas vezes casual de um problema a ser inves­tigado” (GONSALVES, 2001, p. 27).

13 A escolha do tema A seleção do tema deve ter alguma aderência ou aproximação em relação à área do curso e à formação teórica ou profissional do estudante.

14 A escolha do tema O tema escolhido deve corresponder a um assunto que necessita de “melhores definições, melhor precisão e clareza do que já existe sobre” ele. Por isso, verifique se o tema é adequado à sua capacidade e à sua formação, correspondendo a possibilidades e recursos de que você dispõe.

15 Pesquisa pura ou básica
Tem como meta o saber, por meio de uma busca para satisfazer a “necessidade intelectual pelo conhecimento”. “busca a atualização de conhecimentos para tomada de posição” (CERVO & BERVIAN, 2002, p ).

16 Pesquisa aplicada É movida pela necessidade de uma contribuição para fins práticos, com busca de “soluções para problemas concretos”. Pretende "transformar em ação concreta os resultados de seu trabalho” (CERVO & BERVIAN, 2002, p ). Essas modalidades de pesquisa não são excludentes ou opostas.

17 Tipos de pesquisa Exploratória Descritiva Experimental Explicativa
Tipos de pesquisa segundo os objetivos Tipos de pesquisa segundo os procedimentos de coleta Tipos de pesquisa segundo as fontes de informação Tipos de pesquisa segundo a natureza dos dados Exploratória Descritiva Experimental Explicativa Experimento Levantamento Estudo de caso Bibliográfica Documental Participativa Campo Laboratório Quantitativa Qualitativa

18 Tipos de pesquisa Exploratória Descritiva Experimental Explicativa
Tipos de pesquisa segundo os objetivos Tipos de pesquisa segundo os procedimentos de coleta Tipos de pesquisa segundo as fontes de informação Tipos de pesquisa segundo a natureza dos dados Exploratória Descritiva Experimental Explicativa Experimento Levantamento Estudo de caso Bibliográfica Documental Participativa Campo Laboratório Quantitativa Qualitativa

19 A leitura: condição indispensável
A leitura é uma técnica que ajuda na organização do saber universalmente acumulado e dos estudos realizados É também uma atividade de reflexão e de reelaboração de ideias e de saberes

20 A leitura Sem leitura não se faz pesquisa, “pois tudo começa com a leitura” e “fazer pesquisa pressupõe leitura, leitura, leitura” (NASCIMENTO, 2005, p. 29)

21 Fichamento: orientação para anotações e apontamentos
Os fichamentos podem ser um excelente recurso para não se perder os dados bibliográficos, as anotações de aula ou os apontamentos decorrentes de uma leitura

22 Fichamento: orientação para anotações e apontamentos
São “como uma memória exterior”, pois quando bem organizados eles até “podem se constituir em uma minibiblioteca para uso pessoal” (CERVO & BERVIAN, 2002, p. 92).

23 Resumo O resumo como uma modalidade do trabalho acadêmico consiste num texto que registra as ideias ou os pontos essenciais de um texto-base

24 Resumo O resumo é um trabalho de extração e de concisão: extração porque ele extrai do texto-base as ideias e os elementos que devem ser destacados e registrados;

25 Resenha Ao elaborar uma resenha, tenha em mente pelo menos duas tarefas: realizar uma síntese da obra ou do texto e elaborar um julgamento ou apreciação crítica dessa obra

26 Referências CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 5. Ed. São Paulo: Pearson, 2002. GONSALVES, Elisa P. Iniciação à pesquisa científica. São Paulo: Alí­nea Editora, 2001.

27 Referências NASCIMENTO, Dinalva M. Metodologia do trabalho científico. Rio de Janeiro: Forense, 2005. RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. Guia para eficiência nos estudos. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.


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