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Processos e Agentes da Gestão da Qualidade

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Apresentação em tema: "Processos e Agentes da Gestão da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Prof. Marielen A. C. da Silva Processos e Agentes da Gestão da Qualidade

2 Qualidade Características próprias;
Imensidade de agentes para viabilizá-la; Técnicos – gerentes da qualidade

3 Modelo conceitual diferencial Estrutura organizacional complexa
Processos Gerenciais Características gerais e especificidades Modelo conceitual diferencial Estrutura organizacional complexa

4 Processos Gerenciais Devem desenvolver dois mecanismos centrais:
Sobrevivência da organização; Evolução da organização;

5 Processos Gerenciais Processos de gestão que abarcam esses fatores (sobrevivência e evolução) compõem o processo de Gestão da Qualidade; Administrar recursos de forma adequada e determinar nível de ação eficaz;

6 Mercado Política Clima Economia Subsistema Sistema central

7 Sistema de Gestão SG da produção; SG de pessoal;
S de controle e arrecação;

8 Sistema de Gestão da Qualidade
Organização, método de produção, avaliação e melhoria da qualidade; Métodos; Políticas;

9 Processo da gestão da qualidade
Âmbito global e operacional; Global: Alta administração – determinar políticas de gestão da qualidade; Operacional: Desenvolver, implantar e avaliar programas da qualidade (5S, etc)

10 Processo da gestão da qualidade
Política da G.Q. Deve definir os seguintes elementos: Estratégias de atuação da empresa no mercados; Recursos, ou formas de atuação, da empresa; Nível de prioridade para investimentos (e valores); Suporte tecnológico a ser transferido; Formas e níveis de intensidade de envolvimento da mão de obra;

11 Processo da gestão da qualidade
Política da G.Q. Deve decidir sobre: Utilização da qualidade como estratégia de administração; à prioridade à qualidade nas decisões da empresa; Conjunto normas, métodos e procedimentos; Prioridade aos pontos mais críticos da empresa; Conceito abrangente de perda; Qualidade como hábito;

12 Gestão Técnica da Qualidade
Estruturar setor para suporte técnico a produção avaliação da qualidade Definir modelo básico da avaliação da qualidade; Análise de custo da qualidade e benefícios; Planejamento de atividades específicas da qualidade; Difundir responsabilidades;

13 Gestão Integrada de Recursos
Sistema de informação da qualidade; Avaliação global da qualidade; Seleção e alocação de equipamentos e materiais; RH na qualidade (envolvimento); Objetivos e metas da qualidade; Acompanhamento das atividades e êxito nos objetivos;

14 Gestão Interativa com o mercado
Acompanhar níveis de aceitação do produto no mercado; Monitorar mercado – tendências de consumo; Acompanhar Benchmarking;

15 CARACTERÍSTICAS DO MODELO DE GESTÃO DA QUALIDADE
A visão tradicional... A ação da gestão da qualidade considerava a empresa como um conjunto de setores. A visão da Gestão da Qualidade... A missão de cada área da empresa é contribuir decisivamente para o alcance dos objetivos da organização

16 Agentes de decisão da gestão da qualidade

17 O gerente da qualidade Grupo de pessoas; Área técnica;
Uma função administrativa; Uma única pessoa;

18 O gerente da qualidade 3 características básicas: Comuns Desejáveis
Necessárias

19 Características comuns
Liderança; Oportunidade de motivação; Controle de informação; Dinamismo; Planeamento;

20 Características desejáveis
Competência técnica; Visão horizontal da empresa; Conhecimento do produto e processo;

21 Características necessárias
Relacionamento Humano; Capacidade de interação; Capacidade de compreensão;

22 O agente de transformação da gestão da qualidade

23 Recurso Humano RH muda efetivamente a história da organização em termos de qualidade. Complexidade e elevadas taxas de retorno; Sem envolvimento com RH não há qualidade;

24 Programa de envolvimento do RH com a qualidade
Objetivos: o que fazer – direcionamento do envolvimento Recursos: como o que fazer – Viabilidade do envolvimento Ambiente: onde fazer – contexto do envolvimento

25 Ações fundamentais do programa de envolvimento
Alterações comportamentais e estruturais; Treinamentos; Motivação – gerando motivos; Participação Incentivo promocionais Reciprocidade - benefícios

26 Agente de consolidação da qualidade

27 Cultura local cultura organizacional é um conjunto de hábitos, crenças e valores, que por sua vez, são estabelecidos através de normas, princípios, atitudes e perspectivas compartilhadas pelos colaboradores de uma empresa.

28

29 Cultura local O quanto a qualidade é significativa para seus funcionários e para a organização; Inserir qualidade na cultura organizacional; Externa (governo, empresário, mercado) ou interna a organização (Permanente, diariamente e dinâmica)


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