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Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Prof. Marielen A. C. da Silva Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
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Qualidade Características próprias;
Imensidade de agentes para viabilizá-la; Técnicos – gerentes da qualidade
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Modelo conceitual diferencial Estrutura organizacional complexa
Processos Gerenciais Características gerais e especificidades Modelo conceitual diferencial Estrutura organizacional complexa
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Processos Gerenciais Devem desenvolver dois mecanismos centrais:
Sobrevivência da organização; Evolução da organização;
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Processos Gerenciais Processos de gestão que abarcam esses fatores (sobrevivência e evolução) compõem o processo de Gestão da Qualidade; Administrar recursos de forma adequada e determinar nível de ação eficaz;
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Mercado Política Clima Economia Subsistema Sistema central
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Sistema de Gestão SG da produção; SG de pessoal;
S de controle e arrecação;
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Sistema de Gestão da Qualidade
Organização, método de produção, avaliação e melhoria da qualidade; Métodos; Políticas;
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Processo da gestão da qualidade
Âmbito global e operacional; Global: Alta administração – determinar políticas de gestão da qualidade; Operacional: Desenvolver, implantar e avaliar programas da qualidade (5S, etc)
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Processo da gestão da qualidade
Política da G.Q. Deve definir os seguintes elementos: Estratégias de atuação da empresa no mercados; Recursos, ou formas de atuação, da empresa; Nível de prioridade para investimentos (e valores); Suporte tecnológico a ser transferido; Formas e níveis de intensidade de envolvimento da mão de obra;
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Processo da gestão da qualidade
Política da G.Q. Deve decidir sobre: Utilização da qualidade como estratégia de administração; à prioridade à qualidade nas decisões da empresa; Conjunto normas, métodos e procedimentos; Prioridade aos pontos mais críticos da empresa; Conceito abrangente de perda; Qualidade como hábito;
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Gestão Técnica da Qualidade
Estruturar setor para suporte técnico a produção avaliação da qualidade Definir modelo básico da avaliação da qualidade; Análise de custo da qualidade e benefícios; Planejamento de atividades específicas da qualidade; Difundir responsabilidades;
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Gestão Integrada de Recursos
Sistema de informação da qualidade; Avaliação global da qualidade; Seleção e alocação de equipamentos e materiais; RH na qualidade (envolvimento); Objetivos e metas da qualidade; Acompanhamento das atividades e êxito nos objetivos;
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Gestão Interativa com o mercado
Acompanhar níveis de aceitação do produto no mercado; Monitorar mercado – tendências de consumo; Acompanhar Benchmarking;
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CARACTERÍSTICAS DO MODELO DE GESTÃO DA QUALIDADE
A visão tradicional... A ação da gestão da qualidade considerava a empresa como um conjunto de setores. A visão da Gestão da Qualidade... A missão de cada área da empresa é contribuir decisivamente para o alcance dos objetivos da organização
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Agentes de decisão da gestão da qualidade
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O gerente da qualidade Grupo de pessoas; Área técnica;
Uma função administrativa; Uma única pessoa;
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O gerente da qualidade 3 características básicas: Comuns Desejáveis
Necessárias
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Características comuns
Liderança; Oportunidade de motivação; Controle de informação; Dinamismo; Planeamento;
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Características desejáveis
Competência técnica; Visão horizontal da empresa; Conhecimento do produto e processo;
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Características necessárias
Relacionamento Humano; Capacidade de interação; Capacidade de compreensão;
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O agente de transformação da gestão da qualidade
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Recurso Humano RH muda efetivamente a história da organização em termos de qualidade. Complexidade e elevadas taxas de retorno; Sem envolvimento com RH não há qualidade;
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Programa de envolvimento do RH com a qualidade
Objetivos: o que fazer – direcionamento do envolvimento Recursos: como o que fazer – Viabilidade do envolvimento Ambiente: onde fazer – contexto do envolvimento
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Ações fundamentais do programa de envolvimento
Alterações comportamentais e estruturais; Treinamentos; Motivação – gerando motivos; Participação Incentivo promocionais Reciprocidade - benefícios
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Agente de consolidação da qualidade
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Cultura local cultura organizacional é um conjunto de hábitos, crenças e valores, que por sua vez, são estabelecidos através de normas, princípios, atitudes e perspectivas compartilhadas pelos colaboradores de uma empresa.
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Cultura local O quanto a qualidade é significativa para seus funcionários e para a organização; Inserir qualidade na cultura organizacional; Externa (governo, empresário, mercado) ou interna a organização (Permanente, diariamente e dinâmica)
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