A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira

2 Coerência Um texto é constituido de fragmentos interligados, no qual é apresentada uma ideia central (tese) a ser defendida, discutida ou comprovada através de argumentos (desenvolvimento), chegando-se, dessa forma, à confirmação dessa ideia (conclusão).

3 O bom texto, portanto, deve apresentar conformidade entre tese, o desenvolvimento e a conclusão. A isso dá-se o nome de coerência, que pode ser definida como: Ligação, conexão de um conjunto de ideias ou fatos formando um todo lógico; relação harmônica, nexo, lógica.

4 Quando um autor expõe ideias contraditórias à tese ou que fogem a sua linha de argumentação, ele produz um texto com falta de coerência. Isso, com certeza, prejudica a lógica do texto e, portanto, a transmissão precisa das ideias.

5 Coesão Instrumento importante para se redigir um bom texto
Coesão Instrumento importante para se redigir um bom texto. Definição de coesão: União íntima das partes de um todo. Coerência, concordância, harmonia. (Adriano da Gama Kury. Minidicionário Gama Kury da língua portuguesa. São Paulo, FTD, 2002.

6 Fazem parte da coesão os elementos usados para se fazer a ligação entre as palavras e para unir os vários parágrafos do texto. Ela se faz presente na retomada de um termo já expresso ou na sua antecipação e ainda na conexão dos segmentos do discurso. EX. Pense em qualquer item – beleza, resistência, segurança, potência, conforto, agilidade -, e ele será atendido pela nossa concessionária. ele – refere-se à palavra item.

7 Os jovens precisam estar em dia com todas as descobertas do mundo da informática para se dar bem em seus empregos, pois estes dependem dessa tecnologia. Estes – refere-se a empregos Dessa – retoma a expressão todas as descobertas do mundo da informática

8 A luta de quem deseja largar o cigarro é árdua e, para vencê-la, vale tudo, desde promessas até medicamentos (sob orientação médica), passando pela acupuntura. [...] As reuniões se parecem com as de grupo de autoajuda (os integrantes conversam e trocam experiências) [...] La – pronome pessoal (a) que substitui luta As – pronome demonstrativos que substitui reuniões

9 Principais elementos coesivos
Os conectivos – conjunções, preposições, pronomes e até mesmo advérbios – são palavras usadas para estabelecer coesão. É preciso, conhecer a função que certos elementos exercem no texto.

10 Elementos de coesão Para adicionar: Não só ... Mas também Bem como
Não só ... Como também Não só ... Mais ainda Não somente ... Mas também

11 Para opor: Mas, porém, todavia, contudo,
entretanto, não obstante, senão . Para alternar: Ou; ora ... Ora Seja ... Seja Quer ... quer

12 Para dar causa: Pois porque, por, porquanto, visto como, como=porque, visto que, em virtude de, tendo em vista que. Para das consequência: Portanto, por isso, por conseguinte, então, consequentemente, em vista disso, diante disso, em vista do que, de (tal) sorte que, de (tal) modo que, de (tal) maneira que

13 Para fazer concessão: Apesar de, embora, ainda que, se bem que, por mais que, por menos que, por melhor que, por muito que, mesmo que. Para dar condição: Se, caso, desde que, contanto que, a não ser que, salvo se.

14 Para incluir: Também, inclusive, igualmente, até (inclusive)
Para dar continuidade: Além disso, além de, outrossim, por outro lado, inclusive, realmente, ora, acrescentando que, acrescenta-se que, salientando-se ainda que, paralelamente a.

15 Para concluir: portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, consequentemente, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso.

16 A coesão pode ser feita através de outros elementos, como:
a) pronomes demonstrativos Ex., O paulistano enfrenta todos os anos enchentes e poluição. Isso o desgasta demais. b) Pronomes possessivos Ex., A empresa entrou em concordata. Seus diretores não quiseram dar entrevistas.

17 c) Pronomes indefinidos Ex. , Compareceram muitos alunos
c) Pronomes indefinidos Ex., Compareceram muitos alunos. Alguns não tinham feito inscrição. d) Pronomes pessoais Ex., As revendedoras não estão equipando os automóveis para vendê-los mais baratos.

18 e) Numerais Ex., Temos algumas opções, a primeira delas é fazer um empréstimo. f) Pronomes relativos Ex., O texto emprega palavras que ninguém conhecia. g) Advérbios de lugar Ex., Estudei alguns anos no Chile. Lá aprendi a viver sozinho.

19 h) Epítetos Ex. , Ayrton Sena é herói nacional
h) Epítetos Ex., Ayrton Sena é herói nacional. O grande piloto de Fórmula I morreu em Ímola. i) Um termo síntese Ex., Ele enfrenta problemas de saúde e sua mulher o havia abandonado. Esses dois fatos o abateram muito.


Carregar ppt "Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google