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PublicouHeloísa Esteves Sá Alterado mais de 8 anos atrás
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DOCUMENTÁRIO E COMUNICAÇÃO CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES TELEJORNALISMO III PROF. ILKA GOLDSCHMIDT PONTOS PARA DISCUSSÃO
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T IPOS DE DOCUMENTÁRIOS ( NICHOLS ) Discurso Direto : narração fora-de-campo, quase sempre autoritária. Cinema Direto: captura a vida cotidiana das pessoas. Cinema Entrevista: discurso direto na forma de entrevista, “às vezes profundamente reveladores, às vezes fragmentados e incompletos, esses filmes fornecem o modelo para o documentário contemporâneo”. Auto-reflexivo: mais estético e epistemológico, possibilita usar passagens com entrevistas, a voz sobreposta do diretor por uma espécie de trama textual, na forma de colagens, deixando registrado que se esteve presente o tempo todo na produção de significados, ao invés de colocar-se como um repórter neutro.
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A S SUBJETIVIDADES DO DOCUMENTÁRIO No caso do documentário não existe uma verdade absoluta. Todas as subjetividades se tornam verdades à medida que a relativização do assunto abordado é o que torna característica fundamental da existência deste gênero. Embora o texto no documentário seja carregado de pontos de vistas do autor, sua função é permitir a multiplicação de interpretações. O documentário faz um movimento que desloca pessoas do estado de meros receptores para agentes multiplicadores, tal qual um elemento de comunicação social.
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LIBERDADE POÉTICA Múltiplas possibilidades interpretativas. Faceta construtiva, propulsora e inventiva. É através da liberdade poética do cineasta que o desenvolvimento do conteúdo da narrativa torna possível uma outra narrativa do fato tratado, uma vez que o autor não tem compromisso de abordar com fidelidade o acontecimento, pelo contrário, a ele espera-se que desenvolva um conteúdo libertário destas concepções rígidas textuais, como é o caso do jornalismo.
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