Carregar apresentação
1
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
2
POR QUE FAZER DOCUMENTÁRIO?
Documentários têm diferentes significados para os diversos públicos. É uma forma de jornalismo, independente e sem mediações. São ferramentas que, de certa forma, compensam o descompasso entre culturas ou expõem as realidades. Inspiram, motivam, educam e entretêm. Refletem tudo que é grandioso, desafiador, incômodo a respeito da condição humana.
4
O que é uma narrativa É UM RELATO CENTRADO EM UM FATO, EM UM ACONTECIMENTO. É CONTAR UMA HISTÓRIA. ESTÁ PRESENTE EM DIFERENTES GÊNEROS: FICCIONAIS OU NÃO FICCIONAIS: FILME, CONTO, CRÔNICA, NOVELA, REPORTAGEM, POESIA, ETC. NA NARRATIVA AUDIOVISUAL VOCÊ CONTA COM IMAGENS E SONS PARA COMPOR SEU RELATO.
5
TIPOS DE FOCO NARRATIVO
Narrador-personagem: é aquele que conta a história na qual é participante. Nesse caso ele é narrador e personagem ao mesmo tempo, a história é contada em 1ª pessoa. (EX: Passaporte Húngaro)
6
TIPOS DE FOCO NARRATIVO
Narrador-observador: é aquele que conta a história como alguém que observa tudo que acontece, a história é contada em 3ª pessoa. No caso do documentário pode ser contada através de depoimentos. (EX: Nelson Freire / Notícias de uma Guerra Particular).
7
TIPOS DE FOCO NARRATIVO
Narrador-onisciente (voz over): é o que sabe tudo sobre o enredo e as personagens, revelando seus pensamentos e sentimentos íntimos. Narra em 3ª pessoa e sua voz, muitas vezes, aparece misturada com pensamentos dos personagem. (EX: Ilha das Flores / Santiago)
8
ILHA DAS FLORES (Jorge Furtado)
9
PARA PENSAR O ROTEIRO: ESTRUTURA NARRATIVA
Apresentação: os personagens principais, circunstâncias da história, momento e lugar onde a ação se desenvolverá. As personagens são principais ou secundárias, conforme o papel que desempenham no enredo, podem ser apresentadas direta ou indiretamente.
12
PARA PENSAR O ROTEIRO: ESTRUTURA NARRATIVA
Compilação: Reunir e dar ritmo aos depoimentos e situações. Encadeados, os episódios se sucedem, conduzindo ao clímax.
14
PARA PENSAR O ROTEIRO: ESTRUTURA NARRATIVA
Clímax: é o ponto da narrativa em que a ação atinge seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável. Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens, ou o questionamento!!!
15
PONTO DE PARTIDA PARA DEFINIÇÃO DA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
IDEIA TEMA PLANEJAMENTO PERSONAGENS SITUAÇÕES CENÁRIOS EQUIPE
16
PARA DEFINIR UMA NARRATIVA
O QUE QUEREMOS MOSTRAR? COMO MOSTRAR? POR QUE MOSTRAR?
17
SABER O QUE SE QUER DIZER
* Um dos maiores erros é pensar que num documentário a história surge de forma espontânea. * Conhecer uma história no início de um projeto não é exatamente a mesma coisa que saber o que se pretende dizer e a forma como se quer dizer. Significa simplesmente ter uma ideia da espinha dorsal da narrativa e do tema a explorar.
18
A resposta pode ser: POSSIBILITAR CONTATO COM UMA REALIDADE.
TRANSMITIR ALGUMAS IDEIAS IMPORTANTES A QUEM SABE POUCO SOBRE ESSE TÓPICO. ENCORAJAR AS PESSOAS A QUESTIONAREM-SE SOBRE ESSE TEMA CONTAR UMA BOA ESTÓRIA QUE APELE À INTELIGÊNCIA, AO CORAÇÃO E ÀS EMOÇÕES.
19
BUSCAR REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (livros) FILMOGRÁFICAS (filmes)
ICONOGRÁFICAS (imagens) DE CAMPO (entrevistas)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.