A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MONITORAMENTO QUALIDADE DO AR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MONITORAMENTO QUALIDADE DO AR"— Transcrição da apresentação:

1 MONITORAMENTO QUALIDADE DO AR
Profa. Renata Medici Estação de monitoramento montada na linha 4 do metrô (Rio de Janeiro)

2 Estimativas da concentração de poluentes Medições (monitoramento)
IMPACTO DA POLUIÇÃO DO AR NO AMBIENTE OU NA SAÚDE PÚBLICA Estimativas da concentração de poluentes Modelagem numérica Medições (monitoramento) Monitoramento da qualidade do ar é o acompanhamento contínuo da concentração de parâmetros específicos relacionados a sua qualidade

3 VANTAGEM DO MONITORAMENTO
Fonte: SEMARH disponível em: Quando se determina a concentração de um poluente na atmosfera mede-se o grau de exposição dos receptores (seres humanos, outros animais, plantas, materiais) como resultado final do processo de lançamento deste poluente na atmosfera por suas fontes de emissão e suas interações na atmosfera, do ponto de vista físico (diluição) e químico (reações químicas).

4 POR QUE MONITORAR? Prover informação, inclusive para a população, sobre a concentração dos poluentes e assim avaliar a qualidade do ar à luz de limites estabelecidos para proteger a saúde e o bem estar das pessoas; Fonte: SEMARH disponível em:

5 QUEM MONITORA ? RESOLUÇÃO/CONAMA/N.º 003 de 28 de junho de 1990Art.
4º - O monitoramento da qualidade do ar é atribuição dos Estados. GOIÁS - SECIMA OBS.: Classificação estimada somente nas concentrações de Partículas Totais em Suspensão (PTS). Para melhor classificação é necessário o monitoramento de outros parâmetros, tais como, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, PM10, PM2,5 e ozônio. Fonte: SEMARH disponível em: Fonte: SEMARH dispo´nível em:

6 QUEM MONITORA ? NACIONAL
INPE - CENTRO DE PREVISÃO DE TEMPO E ESTUDOS CLIMÁTICOS Fonte: SEMARH disponível em: Fonte: CPTEC - disponível em:

7 Fonte: SEMARH disponível em: http://www. semarh. df. gov
Fonte: CPTEC - disponível em:

8 Fonte: SEMARH disponível em: http://www. semarh. df. gov
Fonte: CPTEC - disponível em:

9 POR QUE MONITORAR? Meio para avaliar se os padrões estão excedidos e assim tomar ações de controle e melhoria Monitoramento das emissões nas chaminés Fonte: SEMARH disponível em: Fonte: Usina São Fernando Açúcar e álcool – Disponível em:

10 Bases para implantação de ações de longo e curto prazo
POR QUE MONITORAR? Bases para implantação de ações de longo e curto prazo LONGO PRAZO GESTÃO DA QUALIDADE DO AR CURTO PRAZO AÇÕES EMERGENCIAIS Fonte: SEMARH disponível em:

11 Bases para implantação de ações de longo e curto prazo
POR QUE MONITORAR? Bases para implantação de ações de longo e curto prazo LONGO PRAZO GESTÃO DA QUALIDADE DO AR INSTRUMENTOS Plano Nacional de Qualidade do Ar (PNQA) O objetivo “... proteger o meio ambiente e a saúde humana dos efeitos da contaminação atmosférica, por meio da implantação de uma política contínua e integrada de gestão da qualidade do ar no país”. v Fonte: SEMARH disponível em: Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar - PRONAR Instituído pela RESOLUÇÃO CONAMA n.º 005 de I5 de junho de 1989

12 AÇÕES EMERGENCIAIS As ações emergenciais estão prevista na legislação, por meio do termo Episódios críticos; Considera-se Episódio Crítico de Poluição do Ar a presença de altas concentrações de poluentes na atmosfera em curto período de tempo, resultante da ocorrência de condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão dos mesmos. (RESOLUÇÃO/CONAMA/N.º 003 de 28 de junho de Dispõe sobre padrões de qualidade do ar, previstos no PRONAR)

13 AÇÕES EMERGENCIAIS São definidos três níveis de acordo com a concentração do poluente, prevendo-se a manutenção das emissões, bem como condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão de poluentes nas 24 horas subsequentes: O Nível de Atenção O Nível de Alerta O nível de Emergência

14 Validar as previsões de modelos numéricos
POR QUE MONITORAR? Validar as previsões de modelos numéricos Fonte: SEMARH disponível em:

15 O QUE MONITORAR? De acordo com RESOLUÇÃO/CONAMA/N.º 003 de 28 de junho de 1990 os parâmtros a serem monitorados são: dióxido de enxofre (SO2) partículas totais em suspensão (PTS) monóxido de carbono (CO); Ozônio (O3) partículas inaláveis (MP, 2,5) fumaça dióxido de nitrogênio (NO2), Fonte: SEMARH disponível em:

16 QUAIS AS CONCENTRAÇÕES PERMISSÍVEIS
I - Padrões Primários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população.  II - Padrões Secundários de Qualidade do Ar são as concentrações de poluentes abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população, assim como o mínimo dano à fauna, à flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral.  Fonte: SEMARH disponível em:

17 Como são estabelecidos os padrões de qualidade?
São realizados estudos nos quais são verificados os efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente, e a partir de tais estudos, fixam-se os padrões. Os padrões não são fixos, podem ser mais ou menos rígidos de acordo com a riqueza do país, as políticas e interesses dos envolvidos.

18 PADRÃO PRIMÁRIO PADRÃO SECUNDÁRIO
PARÂMETRO PADRÃO PRIMÁRIO PADRÃO SECUNDÁRIO CM ANUAL CM 24H OU 1H CM 24H SO2  80 μg/ m3 de ar 365 μg/m3 de ar * 40 μg/ m3 de ar 100 μg/m3 de ar* PTS 80 μg/ m3 de ar (média geomética) 240 μg/ m3 de ar* 60 μg/ m3 de ar 150 μg/ m3 de ar* CO μg/ m3 de ar *(CM de 1h) μg/m3 de ar*(CMde 8h) O3 160 μg/ m3 de ar * (CM de 1h )  160 μg/ m3 de ar * (CMde 1h )  partículas inaláveis 50 μg/ m3 de ar 150 μg/ m3 de ar * fumaça 100 μg/ m3 de ar* NO2 100 μg/ m3 de ar 320 μg/ m3 de ar CM de 1h 190 μg/ m3 de ar CM de 1h. Fonte: SEMARH disponível em: CM – Concentração média aritmética; * não deve ser excedida mais de uma vez por ano.

19 Critérios para episódios agudos de poluição do ar(Resolução CONAMA n° 03 de 28/06/90)
Fonte: SEMARH disponível em: Fonte: Lisboa (2007) MONITORAMENTO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS

20 NÃO É QUALQER METODOLOGIA QUE É ACEITA NA LEGISLAÇÃO.
COMO MONITORAR IMPORTANTE NÃO É QUALQER METODOLOGIA QUE É ACEITA NA LEGISLAÇÃO. Deverão ser adotados Métodos de Referência - são aqueles aprovados pelo INMETRO; na ausência desses os recomendados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) como os mais adequados e que deva ser utilizado preferencialmente; poderão ser adotados métodos equivalentes aos métodos de referência, desde que aprovados pelo IBAMA; Fonte: SEMARH disponível em:

21 COMO MONITORAR Art. 3º - Ficam estabelecidos os seguintes métodos de amostragem e análise dos poluentes atmosféricos a serem definidos nas respectivas Instruções Normativas:  a) Partículas Totais em Suspensão - Método de Amostrador de Grandes Volumes ou Método Equivalente. b) Fumaça - Método da Refletância ou Método Equivalente. c) Partículas Inaláveis - Método de Separação Inercial/Filtração ou Método Equivalente. d) Dióxido de Enxofre - Método de Pararonasilina ou Método Equivalente. e) Monóxido de Carbono - Método do Infra-Vermelho não Dispersivo ou Método Equivalente. f) Ozônio - Método da Quimioluminescência ou Método Equivalente. g) Dióxido de Nitrogênio - Método da Quimioluminescência ou Método Equivalente. Fonte: SEMARH disponível em:

22 COMO DIVULGAR? Fonte: SEMARH disponível em:

23 Parece adequado esse tipo de informação, por exemplo, para a população?
PARÂMETRO PADRÃO PRIMÁRIO PADRÃO SECUNDÁRIO CM ANUAL CM 24H OU 1H CM 24H SO2  80 μg/ m3 de ar 365 μg/m3 de ar * 40 μg/ m3 de ar 100 μg/m3 de ar* PTS 80 μg/ m3 de ar (média geomética) 240 μg/ m3 de ar* 60 μg/ m3 de ar 150 μg/ m3 de ar* CO μg/ m3 de ar *(CM de 1h) μg/m3 de ar*(CMde 8h) μg/ m3 de ar *(CM de 1h) μg/m3 de ar*(CMde 8h) O3 160 μg/ m3 de ar * (CM de 1h )  160 μg/ m3 de ar * (CMde 1h )  partículas inaláveis 50 μg/ m3 de ar 150 μg/ m3 de ar * fumaça 100 μg/ m3 de ar* NO2 100 μg/ m3 de ar 320 μg/ m3 de ar CM de 1h 190 μg/ m3 de ar CM de 1h. Fonte: SEMARH disponível em:

24 ÍNDICE DE QUALIDADE DO AR
Os índices de qualidade são ferramentas que convertem as concentrações dos poluentes numa linguagem qualificativa para o entendimento pela população em: boa, regular, inadequada, má e péssima, A divulgação dos dados do monitoramento da qualidade do ar é realizada por meio dos Índices de Qualidade do Ar (IQAr), Fonte: SEMARH disponível em:

25 CÁLCULO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DO AR
Verificar o parâmetro que apresentou a pior qualidade.

26 CÁLCULO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DO AR
Com os dados de concentração do parâmetro aplicar a equação descrita por Kiely (1996)

27 TABELA COM OS DADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO AR

28 Funções lineares para o cálculo do IQAr (CETESB)

29 Funções lineares para o cálculo do IQAr (CETESB)

30 IMPORTANTE Os valores apresentados são referentes à qualidade ambiental, na qual não é possivel realizar um controle direto sobre os mesmos, em casos de monitoramento de fontes fixa, são fixados PADRÕES DE EMISSÃO, que serão discutidos em outra oportunidade.


Carregar ppt "MONITORAMENTO QUALIDADE DO AR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google