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PublicouAlfredo Stachinski Bayer Alterado mais de 9 anos atrás
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Esquemas-síntese do poema «Endechas a Bárbara escrava»
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Endechas: cinco oitavas em redondilha menor; rima — abbacbbc.
Situação apresentada no poema: existência de uma mulher de beleza extraordinária. Sujeito poético Enamorado por «ũa cativa» Rubrica explicativa
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Caracterização da cativa:
Retrato físico Retrato psicológico Bárbora «fermosa» (v. 8) «Leda mansidão» (v. 29) «rosto singular» (v. 13) «olhos sossegados / pretos e cansados» (vv. 14 e 15) Alegria Tranquilidade Serenidade Calma Bom senso Doçura Formosura Beleza única Beleza original «siso» (v. 30) «pretos os cabelos» (v. 21) «presença serena» (v. 33) Cor negra Diferença «ũa graça viva / que neles lhe mora» (vv. 14 e 15) «Pretidão de amor / tão doce a figura» (vv. 25 e 26) Perfeiçao física Perfeição moral e comportamental Fusão de características físicas e psicológicas Transgressão ou fidelidade ao modelo feminino petrarquista?
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O sujeito poético e a amada — inversão de posição:
Eu Amada Cativo Cativa Servidor da mulher amada Dominadora do admirador Submissão Soberania
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Hiperbolização da figura de Bárbora através de recursos expressivos.
Jogo de palavras «Aquela cativa / que me tem cativo» (vv. 1 e 2) «vivo […] viva» (vv. 3 e 4) Comparação «rosa» (v. 5); «flores» (v. 9); «estrelas» (v. 10) Uso expressivo de partículas de negação «nunca» (v. 5); «nem» (v. 9); «nem» (v. 10) Personificação e uso expressivo da oração consecutiva «tão doce a figura / que a neve lhe jura / que trocara a cor» (vv ) Hipérbole «Presença serena / que a tormenta amansa» (vv. 33 e 34) Adjetivação Todos os traços caracterizadores de Bárbora, em particular a adjetivação tripla dos olhos
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Circularidade do poema: semelhança entre o início e o final da composição.
1.ª quadra Última quadra Marca a dependência do sujeito poético: é necessário que viva na amada
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O ideal de mulher petrarquista:
Moralmente = noção de sensatez, serenidade e doçura expressa ao longo do poema Bárbora Perfeita Fisicamente = noção de beleza que é especial, que é «singular» (v. 13) A beleza de Bárbara modifica o mundo ao seu redor A mulher como fonte de poder sobre o que a rodeia (o sujeito poético dominado) A mulher como causa de modificação no mundo que a observa (a Natureza — a neve e a tormenta)
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