A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSIQUISMO E VIDA COTIDIANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSIQUISMO E VIDA COTIDIANA"— Transcrição da apresentação:

1 PSIQUISMO E VIDA COTIDIANA
Psicologia Sócio-Histórica II DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida

2 Referências bibliográficas
ROSSLER , João Henrique. O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Cad. Cedes. vol. 24, n. 62. Campinas, abril 2004, p Disponível em < CARVALHO, M. C. Brant; NETTO, J. P. Cotidiano: conhecimento e crítica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

3 Dois grandes âmbitos da vida social
VIDA COTIDIANA Objetivações genéricas em-si: linguagem, objetos (instrumentos, utensílios), usos (costumes) Sem elas é impossível a existência e convivência em qualquer sociedade humana. Voltadas à reprodução da existência do indivíduo  necessidades básicas ESFERAS NÃO-COTIDIANAS Objetivações genéricas para-si: ciência, filosofia, arte, moral, política Indicam grau máximo de desenvolvimento da humanidade em dado momento histórico. Voltadas à reprodução da existência da sociedade  motivações genéricas

4 Formação dos indivíduos
Inicia na vida cotidiana, desde o nascimento, e se estende por toda a vida. É um processo mediado direta ou indiretamente por outros indivíduos. Para viver sua cotidianidade: indivíduo deve aprender a manipular os objetos de sua cultura e se apropriar das leis da natureza. Exemplos: uso e significado social do relógio, regras de conduta social como vestuário, gravidade (ao soltar um objeto, ele se dirige ao chão)

5 Formação de um psiquismo cotidiano
ESTRUTURA MATERIAL OBJETIVA DA VIDA COTIDIANA ESTRUTURA PSÍQUICA SUBJETIVA determinados modos de pensar, agir e sentir típicos da vida cotidiana

6 CARACTERÍSTICAS DO PSIQUISMO COTIDIANO
Espontaneidade: Pensar e agir sem reflexão consciente e crítica. Característica dominante da vida cotidiana e necessária à vida e à reprodução individual. Probabilidade ou possibilidade: Ação não conforme certeza científica Ex. ir ao supermercado  acidente (catástrofes da vida cotidiana).

7 CARACTERÍSTICAS DO PSIQUISMO COTIDIANO
Economicismo: Lei do menor esforço: menor dispêndio de energia, tempo, pensamento. Pragmatismo: Unidade imediata entre pensamento e ação  mais determinados por sua funcionalidade imediata que por razões teóricas ou filosóficas. 

8 CARACTERÍSTICAS DO PSIQUISMO COTIDIANO
Confiança: Tem importante papel  serve de suporte. Diferente de fé (alienada). Ultrageneralização: A partir das próprias experiências particulares  manejo grosseiro do singular. Juízos provisórios, preconceitos, analogia, precedentes.

9 CARACTERÍSTICAS DO PSIQUISMO COTIDIANO
Imitação: Como modo de aprender a agir segundo formas socialmente adequadas. Na assimilação dos instrumentos, hábitos, costumes, usos.  Entonação: Espécie de tom afetivo que existe à volta de cada pessoa  ultrageneralização emocional ou preconceito emocional É o tom deixado pela pessoa, sua marca: ‘só podia ser coisa do fulano’

10 Essas formas de pensar, sentir e agir não são em si um problema
São fundamentais para a existência e para a reprodução do indivíduo em sua vida cotidiana “A vida cotidiana não está ‘fora’ da história, mas no ‘centro’ do acontecer histórico.” (Heller)

11 Quando o indivíduo se torna incapaz de romper com tais formações psíquicas, mesmo em situações da vida em que os padrões cotidianos devessem ser superados ALIENAÇÃO Estrutura da vida cotidiana se hipertrofia Torna-se única forma de vida do indivíduo

12 ALIENAÇÃO DA VIDA COTIDIANA
Psiquismo cotidiano alienado: Quando a vida se resume a um conjunto de atividades voltadas a reproduzir sua particularidade, com modos cristalizados que não se rompem mesmo quando as situações exigem. Determinado por uma totalidade social alienada: Relações sociais de dominação e exploração que impossibilitam a relação dos indivíduos com as esferas não-cotidianas da existência humana.

13 INDIVÍDUO ALIENADO Não se apropria das formas de pensamento, sentimento e ação das esferas não-cotidianas da vida Está circunscrito aos âmbitos cotidianos de sua existência particular, alienado da universalidade do gênero humano Não pode desenvolver-se plenamente a partir da apropriação de uma esfera do gênero humano – a genericidade para-si Contradição cada vez ais intensa entre enriquecimento do gênero humano e esvaziamento da individualidade

14 COTIDIANO E ESFERAS NÃO-COTIDIANAS
Esferas não-cotidianas são invadidas pela alienação da vida cotidiana: nessa sociedade, não garante desenvolvimento do psiquismo individual Luta coletiva pela generalização social do acesso às esferas não-cotidianas pode ter efeito positivo sobre esferas não-cotidianas e também na vida cotidiana produzindo questionamento da hierarquia espontânea da cotidianidade Cotidiano não é necessariamente alienado!

15 VIDA COTIDIANA E ESTADO
Vida cotidiana: centro de atenção do Estado e da produção capitalista. Estado moderno gere o cotidiano direta ou indiretamente: leis, proibições, intervenções, fiscalizações, orientações à mídia, controle de informações, aparelhos de justiça. Gestor da sociedade que tem como base a cotidianidade.


Carregar ppt "PSIQUISMO E VIDA COTIDIANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google