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1. PESQUISA e PÓS-GRADUAÇÃO Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri Assessora da Reitoria para Área de Pesquisa e Pós-Graduação 2010.

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2 PESQUISA e PÓS-GRADUAÇÃO Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri Assessora da Reitoria para Área de Pesquisa e Pós-Graduação 2010

3 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Histórico Política Acadêmica da UNIMEP Política de Pesquisa - UNIMEP Política Institucional de Apoio à Pesquisa - UNIMEP Fundo de Apoio à Pesquisa - FAP Programas de Apoio à Pesquisa Pós-Graduação Stricto Sensu Lato Sensu

4 POLÍTICA DE PESQUISA NA UNIMEP 2010

5 Criação do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) em 1988 Política Acadêmica da UNIMEP - aprovada em 1992 Política de Pesquisa - aprovada no CEPE em 1995 Política de Apoio à Pesquisa e Normas - aprovada no CEPE em 1997 Política de Apoio à Pesquisa revisada em 2005 HISTÓRICO

6 1) Dimensão Universal (dimensão ética) “construção da cidadania como patrimônio coletivo da sociedade civil” “deve ser compreendida como utopia a ser buscada no universo unimepiano e na relação com o conjunto da sociedade” 1 2) Dimensão Particular (Processo de Ensino) “contém as vertentes da produção e da socialização do saber” 1 1 Política Acadêmica da UNIMEP, 1ª Edição, 1992. POLÍTICA ACADÊMICA DA UNIMEP Projeto Pedagógico

7 EnsinoPesquisa Extensão Processo de Ensino Contemporaneidade e relevância social Socialização do conhecimento Método da construção do conhecimento POLÍTICA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - UNIMEP

8 Ensino Pesquisa Extensão Processo de Ensino POLÍTICA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - UNIMEP

9 Dimensão ético-valorativa da pesquisa: tem pelo menos duas direções “a universidade é geradora de questionamentos e propostas que busquem respostas científicas a problemas situados na comunidade a que deve servir. Esse fato exige permanente análise da relação sociedade/universidade, de modo que a produção do saber se torne serviço científico, social e cultural que responda às exigências de nossa realidade regional e nacional.” 2 “parte do princípio ético de que só haverá sociedade digna desse nome onde for possível o mais amplo compartilhar do bem comum,, em bases sociais, econômicas e culturais justas, e onde a participação democrática, na construção desse mesmo bem, seja amplamente garantida a todos.” 2 2 Política Acadêmica da UNIMEP, 3ª Edição, 2005. POLÍTICA ACADÊMICA

10 PESQUISA Processo Ensino Função (prática de Pesquisa) POLÍTICA ACADÊMICA

11 PROCESSO ENSINO “ é enfatizada a importância de o discente ter acesso ao método de construção do conhecimento que está sendo ministrado. Ao abordar esse aspecto do conhecimento, o docente estará contribuindo na formação de um profissional capaz de identificar um problema de pesquisa, procurando equacioná-lo com os instrumentos adequados e com matrizes teóricas que ajudem a resolvê-lo ou, pelo menos, a avançar na sua formulação. ” 3 Iniciação Científica FUNÇÃO (prática de Pesquisa) - Produção do Conhecimento (do novo saber) “envolvimento dos discentes e docentes na prática de pesquisa” 3 3 Política Acadêmica da UNIMEP, 3ª Edição, 2005. POLÍTICA ACADÊMICA

12 SISTEMATIZAÇÃO DA POLÍTICA DE PESQUISA definição prioridades e o desenvolvimento de programas que as viabilizam; deve considerar as tendências das agências nacionais de fomento à pesquisa; deve considerar a Política Nacional de Ciência e Tecnologia. POLÍTICA ACADÊMICA

13 Cabe à Política Institucional de Apoio à Pesquisa: materializar a pluralidade da Universidade em sua prática investigativa, incentivando a diversidade das metodologias e temas de pesquisa, com a unicidade definida pelo Projeto Institucional; apoiar pesquisas que possuam claro compromisso com o equacionamento de problemas que afetam a maioria da população; contribuir para concretizar o paradigma de universidade que sustenta a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. POLÍTICA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - UNIMEP

14 Política Institucional de Apoio à Pesquisa A Política Institucional de Apoio à Pesquisa é mantida pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da Universidade Metodista de Piracicaba, constituído, por sua vez, por um percentual da receita de ensino da instituição. Esse percentual é definido pelo Conselho Universitário (CONSUN) e alocado em programas de apoio definidos pela Política de Pesquisa coordenada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). FAP - 0,7% receita ensino na universidade. POLÍTICA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA – UNIMEP

15 A Política Institucional de Apoio à Pesquisa compõe-se de três programas: Apoio à Produção do Conhecimento; Apoio à Formação Científica do Discente; Apoio à Divulgação do Conhecimento. POLÍTICA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - UNIMEP

16 Programa de Apoio à Produção do Conhecimento JUSTIFICATIVA O programa visa possibilitar a produção do conhecimento por docentes da universidade, ampliando as oportunidades do doutor dialogar com as agências de fomento à pesquisa, e, conseqüentemente, disponibilizá-lo para apoiar e aumentar a produtividade dos grupos de pesquisa cadastrados e certificados que, além da produção fecunda de conhecimentos, deve se constituir em espaço de aprendizagem de habilidades de investigação. Os grupos de pesquisa, nessa perspectiva, devem se constituir em mecanismo para a aproximação da graduação e pós-graduação.

17 OBJETIVOS DO PROGRAMA Apoiar grupos de pesquisa; criar condições para o desenvolvimento de parcerias entre a Universidade e segmentos da Sociedade; contribuir para o equacionamento de problemas sociais, econômicos e políticos da sociedade; possibilitar a reflexão e a produção do conhecimento na área de atuação do docente; incentivar a formação de grupos interdisciplinares; contribuir para o aprimoramento da formação ética, política, científica e técnica dos docentes; estimular a produção do conhecimento junto aos cursos de graduação; apoiar os projetos de pesquisa com financiamento externo. Programa de Apoio à Produção do Conhecimento

18 Programa de Formação Científica do Discente JUSTIFICATIVA É expectativa do aluno de graduação um ensino eficiente, que proporcione competência profissional, científica, tecnológica e artística- cultural, e formação de pessoas para a pesquisa. Responder a tal expectativa pressupõe a criação de condições, no Processo de Ensino, para o exercício da dúvida e da crítica e o desenvolvimento de ações que permitam ao aluno dominar as informações que constituem o arcabouço teórico de uma área de conhecimento, através da análise e interpretação desse conhecimento e dos modos da sua produção.

19 OBJETIVOS DO PROGRAMA Em relação aos alunos: Formar alunos que respondam, de forma crítica e autônoma, enquanto profissionais, às demandas da sociedade. Em relação aos orientadores: Estimular e facilitar a interação com pesquisadores da própria instituição e de outras instituições. Programa de Formação Científica do Discente

20 TIPOS DE BOLSA PIBIC/CNPq - Cota institucional anual concedida pelo CNPq. FAPIC/UNIMEP - Cota aprovada anualmente pelo CONSEPE ALUNO VOLUNTÁRIO - Projeto qualificado por mérito, porém que não obteve a priorização necessária para a concessão de bolsa pode ser desenvolvido com aluno de iniciação científica voluntário, conforme Programa de Formação Discente - Política de Pesquisa UNIMEP. Esta atividade poderá ser utilizada como crédito nas atividades curriculares. Programa de Formação Científica do Discente

21 PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - INSTITUCIONAL: PIBIC/CNPq - 47 FAPIC/UNIMEP - 53 (financiadas FAP - contrapartida institucional) Obs: As 6 bolsas de Iniciação Científica FAPIC remanescentes de 2008, além das 47 do período: 3 bolsas já utilizadas em 2009 3 bolsas a serem utilizadas em 2010 Programa de Formação Científica do Discente

22 CAPES: 2 projetos FAPESP: 13 bolsas FINEP: 1 projeto CNPq: Fomento - 7 Bolsas - 6 Bolsa Produtividade - 7 FINANCIAMENTO EXTERNO

23 Programa de Formação Científica do Discente

24 Programa de Apoio à Divulgação do Conhecimento JUSTIFICATIVA O Programa deve possibilitar a socialização de resultados de pesquisa não publicada, através da participação de docentes em encontros científicos no país e no exterior, e a publicação dos resultados de pesquisas no meio acadêmico-científico. O Programa apoia pesquisas produzidas em projetos da UNIMEP ou em parceria com outras instituições.

25 OBJETIVOS DO PROGRAMA Participação e socialização de resultados de pesquisa em eventos; publicação dos resultados de pesquisas. Programa de Apoio à Divulgação do Conhecimento

26 FORMULÁRIOS Todos os formulários estão disponíveis na home page da Pesquisa:

27 SÍNTESE DO PROCESSO INSTÂNCIAS DECISÓRIAS Conselhos de Cursos, Coordenações e Diretorias Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Bolsistas FAPIC) CNPq (Bolsistas PIBIC) INSTÂNCIAS DE APOIO ÀS DECISÕES Comissão de Pesquisa Comitê Científico Interno Assessoria Ad-Hoc (externa) Assessoria de Pesquisa INFORMAÇÕES E REGULAMENTOS Texto da Política de Pesquisa Home page da Pesquisa Existe uma Política que regulamenta a Pesquisa na UNIMEP

28 DATAS IMPORTANTES Obedecem Calendário Acadêmico anualmente aprovado pelo Conselho Universitário – CONSUN Obedecem cronograma específico da Pesquisa Cronograma específico definido pela Assessoria de Pesquisa (IC) e Comissão de Pesquisa do CONSEPE

29 CALENDÁRIO DA PESQUISA - 2010 DATAS IMPORTANTES PARA NOVOS PROJETOS DE PESQUISA NA UNIMEP Faculdades protocolarem os novos Projetos de Iniciação Científica 26/3 a 5/4/2010 - Período para as Faculdades protocolarem os novos Projetos de Iniciação Científica 2010 (PIBIC/FAPIC) para o período 2010-2011. 18° Congresso de Iniciação Científica UNIMEP/CNPq 16 a 30/08 - Período de inscrição de trabalhos para o 8ª Mostra Acadêmica - 18° Congresso de Iniciação Científica UNIMEP/CNPq. protocolo de novos Projetos de Pesquisa FAP 2011 15/12/2010 - Último prazo para protocolo de novos Projetos de Pesquisa FAP 2011, para início em agosto de 2011. MAIORES INFORMAÇÕES home page da UNIMEP e Calendário Acadêmico 2010

30 ASSESSORIA DE PESQUISA Incentivar e apoiar pesquisadores a buscar recursos financeiros em agências de fomento externo (FAPESP, CNPq, FINEP, entre outros) Secretaria Apoio a FAPESP => Pró-Reitoria de Pós- Graduação Pesquisa e Extensão (PROPPE)

31 STRICTO SENSU Cursos de Mestrado - 7 Administração - Mestrado Profissional - 22 alunos Ciência da Computação - 30 alunos Direito - 44 alunos Educação - 70 alunos Educação Física - 32 alunos Engenharia de Produção - 10 alunos Fisioterapia - 23 alunos Cursos de Doutorado - 2 Educação - 55 alunos Engenharia de Produção - 28 alunos Obs: 1 Curso Doutorado em Administração a ser implantado em 2010 PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

32 TIPOS DE BOLSA PROSUP - Cota institucional anual concedida pela CAPES. Modalidade I - O aluno deverá dedicar-se integralmente ao Programa de Pós-Graduação. Modalidade II - O aluno irá se dedicar parcialmente ao Programa de Pós-Graduação, de acordo com a deliberação do Conselho do Curso. CNPq - Cota concedida pelo CNPq diretamente ao Programa de Pós- Graduação em Educação. Mestrado - 10 alunos Doutorado - 3 alunos PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

33 Distribuição de Cota Institucional - CAPES / PROSUP

34 PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO Distribuição de Cotas por Curso - CAPES / PROSUP

35 LATO SENSU Cursos em andamento - 21 Cursos oferecidos 2010 - 56 PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

36 Universidade Metodista de Piracicaba Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPE ) Telefone - (19) 3124-1605 / 3124-1604 Fax - (19) 3124-1723 E-mail da Pesquisa - iniciacao.cientifica@unimep.br - Renata E-mail da Pós-Graduação - posgraduacao@unimep.br - Walkiria Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri Assessora da Reitoria para Área de Pesquisa e de Pós-Graduação 2010


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