A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015."— Transcrição da apresentação:

1 1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

2 2 Propósito do Método de Avaliação Verificar a maturidade de uma unidade organizacional na execução de seus processos. Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial – 2015

3 Processo de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial – 2015 Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados 3

4 Processo de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial – 2015 Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados 4

5 Subprocesso: Realizar a avaliação inicial Atividade que vamos realizar: –Conduzir avaliação inicial Atividade que vamos realizar entre a avaliação inicial e a avaliação final –Completar a preparação da avaliação Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial – 20155

6 6 Avaliação Inicial Realizada sempre na unidade organizacional Presença obrigatória –Avaliador líder –Avaliador adjunto da IA (conforme estabelecido no Guia de Avaliação) –Avaliador adjunto em treinamento indicado pela SOFTEX –Representantes da empresa na equipe de avaliação (conforme estabelecido no Guia de Avaliação) –Implementador do MR-MPS na unidade organizacional –Observador do avaliador líder (caso pertinente) Presença desejável –Outros colaboradores da unidade organizacional apoiando a equipe de avaliação –Implementador do MR-MPS na unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

7 Subprocesso: Realizar a avaliação inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial – 2015 Conduzir a avaliação inicial Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Assinar o Acordo de Confidencialidade Treinar equipe de avaliação para a avaliação inicial Apresentar os processos da unidade organizacional Verificar os indicadores de implementação Analisar os dados da avaliação inicial Enviar ao auditor a documentação da avaliação inicial Auditar a avaliação Inicial Realizar ajustes na documentação da avaliação inicial (se pertinente) 7

8 8 Papéis na Equipe de Avaliação Avaliador Líder –Principal responsável pela avaliação –Atribuir tarefas ao avaliador adjunto e à equipe –Pode ou não participar de uma mini equipe –Assegurar que o MA-MPS está sendo seguidos –Monitorar o cronograma –Resolver conflitos e impasses –Interagir com o Patrocinador –Apresentar os resultados da avaliação inicial –Relatar os resultados da avaliação inicial à Softex Avaliador Adjunto –Apoiar o Avaliador Líder e a equipe de avaliação –Participar de uma mini equipe Membros da Equipe de Avaliação –Participar de uma mini equipe Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

9 Papéis na Equipe de Avaliação São formadas mini equipes às quais são atribuídos alguns processos com o objetivo de: Verificar os resultados a partir dos indicadores Preparar sua parte do Relatório de Ajustes para a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

10 Responsabilidades Conjuntas Rever o trabalho das mini equipes Chegar ao consenso sobre o Relatório de Ajustes para a Avaliação Final Participar da reunião com o patrocinador Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

11 Outros participantes da avaliação inicial Colaboradores da unidade organizacional –Apoiar as mini equipes, esclarecendo dúvidas. Representante da II –Apoiar as mini equipes e a unidade organizacional, esclarecendo dúvidas. –Comprometer-se com o relatório de avaliação inicial, a data da avaliação final e em apoiar a unidade organizacional na realização dos ajustes requeridos Patrocinador –Definir a data da avaliação final após conhecer o relatório de avaliação inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

12 Avaliação Inicial 1 dia a 5 dias dependendo do nível e do Modelo Importante neste momento Verificar a adequação dos indicadores Verificar se os indicadores são necessários e suficientes Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

13 Tipos de Indicadores Indicadores Diretos: –São o objetivo da realização de uma tarefa –Exemplo: Para avaliar se o resultado “As fases do ciclo de vida do projeto são definidas” foi alcançado, deve existir a definição do modelo de ciclo de vida utilizado no projeto Afirmações: –São obtidas de entrevistas na avaliação final e confirmam a implementação do processo, seus resultados e atributos Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

14 Indicadores de Implementação Para cada resultado esperado e para cada instância deve haver pelo menos: –um indicador direto e –uma afirmação Neste momento a planilha foi preenchida obrigatoriamente apenas com indicadores diretos Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

15 15 Trabalho das mini-equipes Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

16 16 Trabalho das mini equipes Artefato é adequado, não são observadas fraquezas com relação ao modelo Artefato parcialmente aceito. Buscar confirmação, pedir mais documentação, etc Artefato não adequado. Buscar outra evidência, pedir mais documentação, pedir esclarecimento, etc Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

17 Trabalho das mini equipes Relatório de Ajustes para a Avaliação Final Unidade Organizacional Avaliada: Data: Assinaturas: Avaliador Líder Avaliador Adjunto Representante da Empresa Implementador MPS Avaliadores do Processo: Processo: GPR – Gerência de Projetos REQUERIDO/ MELHORIA RESULTADO ESPERADO PROBLEMASUGESTÃO PARA CORRIGIR REQUERIDOGPR 3O ciclo de vida não está definido para os projetos.Incluir um novo projeto que explicite o ciclo de vida utilizado. Correção Realizada: Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

18 Subprocesso: Realizar a avaliação inicial Conduzir a avaliação inicial Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Assinar o Acordo de Confidencialidade Treinar equipe de avaliação para a avaliação inicial Apresentar os processos da unidade organizacional Verificar os indicadores de implementação Analisar os dados da avaliação inicial Enviar ao auditor a documentação da avaliação inicial Auditar a avaliação Inicial Realizar ajustes na documentação da avaliação inicial (se pertinente) 18 Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

19 Analisar os dados da avaliação inicial O avaliador líder apresenta ao patrocinador os resultados da avaliação inicial O avaliador líder e o patrocinador decidem se a avaliação final será conduzida conforme planejado, remarcada ou cancelada Uma nova avaliação na unidade organizacional, no mesmo nível MPS, só poderá ocorrer após 4 meses a partir da data de conclusão da avaliação inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

20 20 Resultado de Avaliação Inicial Razão Social da Organização Avaliada: CNPJ: Unidade Organizacional Avaliada: Modelo: Nível: Data da Avaliação Inicial: Instituição Avaliadora: Avaliador líder: Observador do Avaliador Líder: Avaliadores Adjuntos da IA: Outros Avaliadores: Avaliadores Representantes da Unidade Organizacional: Instituição Organizadora de Grupo de Empresas: Instituição Implementadora (II): Representantes da II Presentes na Avaliação Inicial: Após a Avaliação Inicial, com base na análise do Relatório de Avaliação Inicial e Ajustes para a Avaliação Final realizada na presença de foram tomadas as seguintes decisões: ( ) Marcar a avaliação final para ( ) Manter o nível considerado para a avaliação ( ) Alterar o nível considerado para a avaliação MPS para o Nível ( ) Incluir o processo no escopo da avaliação com atributos de processo de nível ( ) Excluir o processo do escopo da avaliação Justificativa: ( ) Alterar a equipe de avaliação ( ) Alterar o patrocinador ( ) Alterar o coordenador local ( ) Encerrar a avaliação na avaliação inicial ( ) Solicitar a Softex alteração na unidade organizacional a ser avaliada Justificativa:

21 Inclusão de Processos no Escopo da Avaliação É permitida a inclusão de um ou mais processos de níveis superiores, que, poderão ser avaliados considerando os atributos de processo do nível pretendido ou do nível superior. Estes processos não entrarão na graduação do nível, entretanto, o resultado da avaliação destes processos constará do Relatório Final da Avaliação e do Resultado da Avaliação publicado no site da SOFTEX. A aceitação dessa inclusão deve ser negociada com o avaliador líder. A inclusão poderá acontecer antes da avaliação inicial ou durante a avaliação inicial. Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

22 Subprocesso: Realizar a avaliação inicial 22 Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015 Conduzir a avaliação inicial Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Assinar o Acordo de Confidencialidade Treinar equipe de avaliação para a avaliação inicial Apresentar os processos da unidade organizacional Verificar os indicadores de implementação Analisar os dados da avaliação inicial Enviar ao auditor a documentação da avaliação inicial Auditar a avaliação Inicial Realizar ajustes na documentação da avaliação inicial (se pertinente)

23 Processo de Avaliação MPS 23 Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015 Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados

24 Subprocesso: Realizar a avaliação inicial 24 Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015 Completar a preparação da avaliação Completar Plano de Avaliação Realizar ajustes (se pertinente) Confirmar a realização da avaliação final

25 Completar Plano de Avaliação Alguns aspectos devem ser planejados neste momento ou pelo menos serem revistos pois dependem da avaliação inicial: –Cronograma da avaliação final –Entrevistados –Registro de mudanças que tenham ocorrido na equipe, no patrocinador, no coordenador local ou no escopo da avaliação 2ª. Versão do Plano de Avaliação Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

26 Subprocesso: Realizar a avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Completar Plano de Avaliação Realizar ajustes (se pertinente) Confirmar a realização da avaliação final 26 Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

27 Realizar ajustes (se pertinente) A unidade organizacional realiza os ajustes indicados no Relatório de Ajustes para a Avaliação Final e preenche a linha Correção Realizada Ajustes indicados como REQUERIDOS são obrigatórios O documento final deve ser: –impresso –assinado pelo representante da unidade organizacional na equipe de avaliação e pelo implementador MR-MPS (se existir) e –entregue em 3 cópias à equipe de avaliação no início da avaliação final Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015 IMPORTANTE

28 Realizar ajustes (se pertinente) Relatório de Ajustes para a Avaliação Final Unidade Organizacional Avaliada: Data: Assinaturas: Representante da Empresa Implementador MPS Avaliadores do Processo: Processo: GPR – Gerência de Projetos REQUERIDO/ MELHORIA RESULTADO ESPERADO PROBLEMASUGESTÃO PARA CORRIGIR REQUERIDOGPR 3O ciclo de vida não está definido para os projetos.Incluir um novo projeto que explicite o ciclo de vida utilizado. Correção Realizada: Foi incluído o projeto X com a definição do ciclo de vida Incremental Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

29 Subprocesso: Realizar a avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Completar plano de avaliação Realizar ajustes (se pertinente) Confirmar a realização da avaliação final 29 Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

30 Confirmar a realização da avaliação final Se houver necessidade a data da avaliação final pode ser adiada Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015

31 Processo de Avaliação MPS 31 Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015 Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados

32 32 Alguma dúvida ? Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015


Carregar ppt "1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google