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NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Simone Sampaio

2 Prof. Simone Sampaio

3 Figura1. As cinco ondas de Schumpeter
Redes digitais Software Novas mídias Petroquímica Aeronáutica Eletrônica 5a onda Eletricidade Química Motor a combustão Vapor Estrada de Ferro Aço Energia hidráulica Têxteis Ferro 4a onda 3a onda 2a onda 1a onda ! anos anos anos anos anos Prof. Simone Sampaio

4 Para Onde Vai a ADMINISTRAÇÃO? (Em Busca da Competitividade)
Prof. Simone Sampaio

5 AS CINCO DISCIPLINAS A aprendizagem organizacional é feita a partir de cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para mudanças e renovações contínuas. Essas disciplinas seriam: Domínio pessoal: disciplina de aspiração. Conjunto coerente de resultados que as pessoas desejam alcançar como indivíduos. Modelos mentais: disciplina de reflexão e habilidades de questionamento. Ao refletir aspectos do mundo, as pessoas ganham mais capacidade de governar suas ações e decisões. Prof. Simone Sampaio

6 AS CINCO DISCIPLINAS Visão compartilhada: disciplina coletiva. Estabelece um foco sobre propósitos mútuos. As pessoas aprendem a nutrir um senso de compromisso em um grupo ou organização. Aprendizagem de equipes: disciplina de interação grupal. Utilização de técnicas como o diálogo e discussão em equipe para desenvolver o pensamento coletivo. Pensamento sistêmico: disciplina de aprendizagem. Melhor compreensão da interdependência e da mudança para lidar eficazmente com as forças que produzem efeito nas ações das pessoas. Baseado na retroação e na complexidade. Prof. Simone Sampaio

7 AS CINCO DISCIPLINAS A aprendizagem é a principal vantagem competitiva de uma organização. Ela conduz à criatividade e à inovação. Assim, a aprendizagem organizacional busca desenvolver o conhecimento e habilidades que capacitem as pessoas a compreender e a agir eficazmente dentro das organizações. Prof. Simone Sampaio

8 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A ética constitui um conjunto de valores ou princípios morais que definem o que é certo ou errado para uma pessoa, grupo, ou organização. Influencia o processo corporativo de tomada de decisões para determinar quais são os valores que afetam seus parceiros e definir como os administradores podem usar tais valores no cotidiano da organização. As práticas éticas nos negócios beneficiam a organização em três aspectos: 1. Aumento da produtividade 2. Melhoria da saúde organizacional 3. Minimização da regulamentação governamental Prof. Simone Sampaio

9 CÓDIGO DE ÉTICA Muitas organizações têm o seu código de ética como uma declaração formal para orientar e guiar o comportamento de seus parceiros. Para que o código de ética estimule decisões e comportamentos éticos das pessoas são necessárias duas providencias: 1. A organização deve comunicar o seu código de ética a todos os seus parceiros, isto é, as pessoas dentro e fora da organização. 2. As organizações devem cobrar continuamente comportamentos éticos de seus parceiros, pelo respeito a seus valores básicos ou adotando práticas transparentes de negócios. Prof. Simone Sampaio

10 CÓDIGO DE ÉTICA Modelo shareholder:
Organização deve se preocupar em maximizar lucros, satisfazer os proprietários ou acionistas. À medida que os lucros crescem, as ações da organização aumentam de valor, aumentando também a riqueza dos proprietários e acionistas. Assim, a organização não deve assumir responsabilidade social direta. Modelo stakeholder: Posição favorável à responsabilidade social das organizações que esta situada na sobrevivência a longo prazo. Prof. Simone Sampaio

11 APRECIAÇÃO CRÍTICA DAS NOVAS ABORDAGENS
Não podemos dizer que uma teoria está ultrapassada, mesmo uma teoria como a administração científica, pois esta ainda é usada. O futuro da teoria administrativa não está no cancelamento das anteriores, mas sim, na evolução ou revolução para novas e diferentes abordagens mais adequadas para o mundo atual. Também, dizer que uma teoria é mais certa que outra não está certo. Ao administrador cabe o desafio de fazer a leitura da realidade, diagnosticar a situação e entrever a abordagem mais indicada a ser utilizada. Prof. Simone Sampaio

12 SOLUÇÕES EMERGENTES Melhoria contínua:
1. Promover o aprimoramento contínuo. 2. Enfatizar o cliente. 3. Reconhecer o problema abertamente. 4. Promover a discussão aberta e franca. 5. Criar e incentivar equipes de trabalho. 6. Gerenciar projetos por intermédio de equipes multifuncionais. 7. Incentivar o relacionamento entre as pessoas. 8. Desenvolver a autodisciplina. 9. Comunicar e informar a todas as pessoas. 10. Treinar intensivamente e capacitar todas as pessoas. Prof. Simone Sampaio

13 SOLUÇÕES EMERGENTES Qualidade Total: 1. Escolha uma área de melhoria.
2. Defina a equipe de trabalho que tratará da melhoria. 3. Identifique os benchmarks. 4. Analise o método atual. 5. Faça um estudo piloto da melhoria. 6. Implemente as melhorias. Prof. Simone Sampaio

14 SOLUÇÕES EMERGENTES Reengenharia: 1. De departamentos para equipes de processos focadas no cliente. 2. Downsizing: achatamento e enxugamento. 3. De tarefas para equipes multifuncionais. 4. De regras e regulamentos para autonomia das pessoas. 5. De treinamento específico para educação integral das pessoas. 6. De avaliação do passado para metas futuras. 7. De subordinação para foco no cliente – interno ou externo. 8. De gerentes controladores para líderes impulsionadores. 9. De gerentes com habilidades técnicas para habilidades interpessoais. Reengenharia: 1. Fundamental. 2. Radical. 3. Drástica. 4. Processos. Prof. Simone Sampaio

15 O QUE ESTA ACONTECENDO???? Gestão do Conhecimento:
Conhecimento é a informação estruturada que tem valor para a organização. Conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas, tecnologias e a novas formas de interação. Onde está o conhecimento? Conhecimento é criado e modificado pelas pessoas e obtido pela interação social. As organizações bem-sucedidas sabe motivas as pessoas a aprender e aplicar seus conhecimentos. A organização de conhecimento se baseia na gestão do conhecimento (GC). Capital Intelectual: Conhecimento é um ativo intangível. Não ocupa espaço. É a base do Capital Intelectual. O Capital Intelectual tem mais valor que o Capital Financeiro na Era da Informação. O Capital Intelectual é formado por: Nossos clientes. Nossa organização. Nossas pessoas. As organizações bem-sucedidas usam indicadores (como eficiência, renovação, crescimento) para gerir e monitorar seus ativos intangíveis. Prof. Simone Sampaio

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19 fim Prof. Simone Sampaio


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