A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo."— Transcrição da apresentação:

1

2 A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo como objetivo prestar quaisquer serviços que possam contribuir para a promoção e comercialização do Artesanato de Cristalina, designadamente: o fomento e racionalização das atividades artesanais e a defesa das atividades econômicas, sociais e culturais de seus associados.

3 Em outubro 2003 a AAC vez a sua primeira parceria com o Governo do Estado de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio de Goiás através do Gabinete de Gestão da Mineração (na época Superintendência de Geologia e Mineração). Com a parceria os Artesãos de Cristalina passaram a ter acesso às linhas de Créditos do Fundo de Apoio a Mineração – FUNMINERAL. São financiamentos de até R$10.000,00 com juros de 8% ao ano, podendo ser pagos em até 48 meses. E até janeiro de 2012 foram aprovadas 85 solicitações e liberados recursos no valor de R$492.000,00 (quatrocentos e noventa e dois mil reais).

4 Os resultados positivos surgiram de imediato porque a Associação proporcionou aos Associados todas as condições necessárias de acesso a esse beneficio do Governo do Estado de Goiás. Destacamos também a importante atuação da Agência de Fomento de Goiás na implantação do FUNMINERAL e na aprovação dos empréstimos. Além dos financiamentos, foram implantados os cursos de Lapidação e Joalheria em parceria com a Prefeitura Municipal de Cristalina, o Centro de Gemologia de Goiás e a Associação dos Artesãos de Cristalina, os quais proporcionaram a melhoria da qualidade da produção dos Associados em vários aspectos e também conseqüentemente a melhoria da rentabilidade dos negócios.

5 Em maio de 2005 foi implantado em Cristalina o APL (Arranjo Produtivo Local). Em junho de 2005 foi constituído o primeiro Comitê Gestor do APL de Cristalina, composto por representantes de empresas do setor, da Associação dos Artesãos de Cristalina, da Cooperativa dos Garimpeiros, Artesãos e Mineradores de Cristalina, do SENAI e SEBRAE Goiás, do Ministério da Integração Nacional, da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio de Goiás – Gabinete de Gestão da Mineração e a Prefeitura Municipal de Cristalina. Foram 500 horas de assessoria técnica e tecnológica com 15 empresas e 80 profissionais atendidos

6 Durante todo o processo do APL 297 alunos foram atendidos em cursos de: Empreendedorismo e Gestão de Entidades associativistas; Cooperativismo; Relações Interpessoais e Liderança; Negociação em Vendas; Design para Artesanato Mineral; Técnicas de Vendas; Formação de Preço; Escultura de Animais em Pedra; Montagem de Bijuteria em Pedra; Lapidação Mecanizada; Fundição por Cera Perdida; Análise e Identificação de Gemas.

7 Destacamos como o principal beneficio no inicio de nosso APL a Criação da FECRIS (Feira de Jóias, Artesanato Mineral e Pedras Preciosas de Cristalina) que contou com o apoio do projeto na organização em várias edições da Feira.

8 Em 14 de Dezembro de 2005 a Associação dos Artesãos foi convidada para a Inauguração da Central de Comercialização do Artesanato Goiano em Goiânia. Desse encontro consolidou outra valiosa parceria com a Superintendência de Microempresas da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio de Goiás por meio do Programa do Artesanato Goiano. A Associação passou a ter mais um ponto fixo de Comercialização dos produtos de seus Associados e através do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB (vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) por meio do Programa do Artesanato Goiano e a Agência Goiana de Turismo – Goiás Turismo começou a participar das principais feiras e eventos de Artesanato e Turismo do País, como por exemplo: A Feira Nacional de Negócios do Artesanato - FENEARTE em Olinda – PE

9 Feira Nacional de Negócios do Artesanato - FENEARTE

10 Em 04 de outubro de 2006 a Associação dos Artesãos é reconhecida como entidade de Utilidade Pública do Município pela Lei Municipal Nº 1.815. Em agosto de 2009 iniciamos um novo Projeto: O PROJETO TERRA DO CRISTAL. NOVOS PARCEIROS: a Construtora Camargo Corrêa, o Instituto Camargo Corrêa o IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos.

11 Em maio de 2011, em reunião do Comitê Gestor do Projeto com a presença do Senhor Jair Rezende Coordenador de Projetos do Instituto Camargo Corrêa, nos propôs a realização de mais dois Projetos: A Construção do Mercado do Cristal e Layout Ateliês. Com esses projetos ganhamos mais dois grandes parceiros: O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Instituto Meio.

12 Inauguração do Mercado do Cristal

13

14

15

16 Parceria de sucesso: SED (Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás) Gabinete de Gestão da Mineração; Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral – DTTM Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral - SGM Ministério de Minas e Energia – MME PAB (Programa do Artesanato Brasileiro) Instituto Meio SENAI SEBRAE Prefeitura Municipal de Cristalina Grupo Camargo Corrêa Instituto Camargo Corrêa BNDES; Ministério da Integração Nacional Agência Goiana de Turismo / Goiás Turismo Rede Apl Mineral Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Funmineral Governo do Estado de Goiás


Carregar ppt "A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google