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“Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor”

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Apresentação em tema: "“Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor”"— Transcrição da apresentação:

1 “Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor”
TDAH “Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor” Equipe de Educação Especial DER – Votuporanga

2 - Desatento - Hiperativo-impulsivo - Combinado
TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Tipos - Desatento - Hiperativo-impulsivo - Combinado

3 TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade As intervenções precoces podem representar um grande passo para minimizar o impacto negativo que o TDAH trás à vida da criança, dos pais e dos seus professores. (...) este transtorno, quando não tratado, pode associar-se a experiências negativas de ordem social, familiar e escolar, permanecendo durante a adolescência e vida adulta. (Rohde e Benczick)

4 Os seguintes sintomas do grupo de desatenção: - não prestar atenção a detalhes ou cometer erros por descuido; -ter dificuldade para concentrar-se em tarefas e/ou jogos; - não prestar atenção ao que lhe é dito (“estar no mundo da lua”); - ter dificuldade em seguir regras e instruções e/ou não terminar o que começa; - ser desorganizado com as tarefas e materiais evitar atividades que exijam um esforço mental continuado; - perder coisas importantes; - distrair-se facilmente com coisas que não têm nada a ver com que está fazendo; - esquecer compromissos e tarefas.

5 Os seguintes sintomas fazem parte do grupo de hiperatividade/impulsividade: - ficar remexendo as mãos e/ou os pés quando sentado; - não parar sentado por muito tempo; - pular, correr excessivamente em situações inadequadas, ou ter uma sensação interna de inquietude (ter “bicho-carpinteiro por dentro”); - ser muito barulhento para jogar ou divertir-se; - ser muito agitado (“amil por hora”, ou um foguete”); - falar demais; - responder às perguntas antes de terem sido terminadas;

6 - ter dificuldades de esperar à vez; - intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.

7 TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Elementos básicos que o professor deve utilizar para obter resultados positivos nas atividades com seus alunos dentro da sala de aula (Sandra Rief) “ADHD: Inclusive Instruction and Collaborative Pratices” (Instruções Inclusivas e Práticas Colaborativas)

8 Sete elementos-chaves para o sucesso na sala de aula Aspectos pedagógicos do transtorno

9 1. Chamar e Prender A Atenção
uso de novidades e incentivos técnicas de questionamentos eficazes uso de organizadores gráficos sinais: apontar, bater na mesa, outros... uso de retoprojetores, outros... respostas escritas combinadas com atividades auditivas

10 2. MANEJO DA CLASSE clareza na comunicação e nas expectativas
uso de colegas tutores regras e consequências em exposições uso do controle por proximidade alunos repetem as instruções sinais, elogios e reforço nas horas de transição revisão das regras e auto-monitoramento no trabalho de grupo

11 3. APRENDIZAGEM ATIVA E OPORTUNIDADES PARA ALTA INCIDÊNCIA DE RESPOSTA
aprendizagem cooperativa: utilização de parceiros; membros do grupo com função pré- determinada; responsabilidade e auto-monitoramento respostas em grupo (quadro-negro).

12 4. ORGANIZAÇÃOE HÁBITOS DE ESTUDO
utilização dos programas e expectativas da escola; utilização de cadernos e agenda de tarefas; tarefas claramente definidas e expostas na sala; sistema de estudo colega/parceiro

13 5. INSTRUÇÕES MULTISENSORIAIS E ACOMODAÇÕES PARA OS DIVERSOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM
utilização de ritmo e melodia; instruções apresentadas visual e auditivamente; uso do computador e atividade tipo “mão na massa”; ambiente da classe focalizado no trabalho dos alunos; opções para o local de estudo; cantos reservados e áreas isoladas de estudo; áreas formais/informais; uso de fone de ouvido e outros instrumentos exercícios de relaxamento/alongamento.

14 6. MODIFICAÇÕES DA PRODUÇÃO ESCRITA
apresentação de trabalhos e testes orais tarefas e atividades mais curtas desenvolver habilidades da escrita no teclado tipos variados de papel (de computador, gráfico, quadriculado etc.)

15 7. PRÁTICAS COLABORATIVAS
equipes consultoras para os estudos (formadas por alunos) enfatizar a parceria com os pais ensinar o trabalho em equipes para desenvolver disciplina

16 Qualquer um pode diagnosticar o TDAH?
Informar sobre três aspectos básicos: (a) Ele tem experiência clínica com crianças e adolescentes e conhece desenvolvimento normal desta faixa etária? (b) Ele está a par dos conceitos recentes sobre este problema e conhece psicopatologia de crianças e adolescentes? (b) ele trabalha de forma integrada? É muito difícil o diagnóstico baseado apenas nas atitudes da criança dentro do consultório, a não ser casos mais grave. As informações dos pais e professores são fundamentais e o trabalho em equipe com outros profissionais enriquece muito o processo diagnóstico.

17 TDAH Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Considerações finais
O TDAH não é um problema de aprendizado, mas as dificuldades em manter a atenção, a desorganização e a inquietude, atrapalham bastante o rendimento nos estudos, diante disso, é necessário ensinar ao aluno técnicas específicas para minimizar suas dificuldades. Ao avaliar o aluno com TDAH, devemos primar mais pela qualidade e menos pela quantidade de tarefas executadas. O mais importante é que os conceitos estejam sendo aprendidos.

18 Sugestões de sites sobre TDAH www. atencaoprofessor. com. br www
Sugestões de sites sobre TDAH


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