A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos."— Transcrição da apresentação:

1 Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos

2 Barroco no Brasil Contexto: -Bahia; -Ciclo da cana de açúcar; -Invasões holandesas.

3 características Contrastes: “Eu devo seguir uma vida espiritual ou materialista?” -Conflito entre corpo e alma; -O fluir do tempo (efemeridade); -Tensão; -Angústia existencial; -Preocupação com a morte.

4 Tendências: -Cultismos: preocupação com a forma, maneira de se pronunciar, jogo de palavras: antíteses, como estou dizendo. O todo sem a parte não é todo; A parte sem o todo não é parte; Mas se a parte o faz todo, sendo parte, Não se diga que é parte, sendo o todo. (Gregório de Matos) -Conceptismo: conteúdo, informações, ideias, o que estou dizendo. Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelhos e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. (Pe. Antônio Vieira)

5 Dualidade barroca: -fusionismo: fundir ideias contrárias. -Carpe Diem. -Conflitos.

6 Autores Gregório de Matos Guerra Estrutura de suas obras: 1)Lírico-amorosa: À Dona Ângela Anjo no nome, Angélica na cara! Isso é ser flor, e anjo juntamente: Ser Angélica flor, e anjo florente Em quem, senão em vós, se uniformara!

7 2- Religiosa (pedido de perdão): A Jesus Cristo, nosso Senhor Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado, Da vossa clemência me despido; Porque quanto mais me delinquido, Vos tenho o perdoar mais empenhado.

8 3- Satírica Epílogos Que falta nesta cidade?... Vergonha. Que mais por sua desonra?... Honra. Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha. O demo a viver se exponha Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde faltam Verdade, honra, vergonha.

9 Define a sua cidade De dois ff se compõe Esta cidade a meu ver: Um furtar, outro foder.

10 Pe. Antônio Vieira (imperador da língua portuguesa) Obras: -Profecias; -Cartas; -Sermões. O sermão da sexagésima Não fez Deus o céu em Xadrez de estrelas, Como os pregadores Fazem os sermões em Xadrez de palavras.


Carregar ppt "Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google