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Motivação Aula 6
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Definição Processo psicológico básico de relativa complexidade
Teoria da ação: Ação humana é multicausal Latim Motivus Conceitos associados: satisfação envolvimento Comprometimento
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conceitos associados satisfação envolvimento comprometimento
nível de contentamento com as relações, sistemas de recompensa e tarefas envolvimento nível de identidade e afinidade com o trabalho comprometimento afetos dirigidos à organização, trabalho ou carreira
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Ação dirigida a objetivos
autoregulada biologicamente cognitivamente persistente no tempo ativada por necessidades emoções valores metas e expectativas
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Modelos Teóricos ATIVAÇÃO ÊNFASE DIREÇÃO INTENSIDADE FOCO PERGUNTA
RESPOSTA PERSISTÊNCIA Estado inicial da pessoa Objeto ou alvo da ação Variação da força da ação Manutenção da ativação Como é ativada? Há escolha do alvo? Onde está a força? O que mantém a ação? Intrínseco ou extrínseco Consciência ou inconsciente Necessidade Desejo/afeto Objetivo/meta Pessoa ou ambiente
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Modelo 1 Conteúdo Processo conduta orientada para a satisfação
necessidades que orientam a ação Processo tomada de decisão percepções, objetivos, expectativas e metas pessoais
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modelo 2 reforço cognição fator externo fator interno
o que acontece depois da ação aumenta a chances dela se repetir cognição fator interno o que acontece no sistema cognitivo orienta ações futuras
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Teorias e Conteúdo Hierarquia das necessidades Teoria ERC
Teoria das necessidades adquiridas Teoria X e Y Teoria Bifatorial
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Hierarquia das necessidades
Maslow (1943): Necessidades tem origem biológica Fisiológicas Segurança Sociais Estima Realização
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Teoria ERC Alderfer (1969) Mesmo raciocínio de Maslow Existência
Relacionameto Crescimento Frustração
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Teoria das necessidades adquiridas
McClelland Poder Afiliação Realização Necessidades que se relacionam Necessidades que são aprendidas Perfil psicológico
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Teoria Bifatorial Herzberg Satisfação – Fatores motivadores
Insatisfação – Fatores higiênicos Enriquecimento do trabalho A motivação resulta da natureza do trabalho e não de recompensas externas
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Teorias X e Y McGregor X O ser-humano tem aversão ao trabalho e precisa ser controlado e punido Y O ser-humano está disposto a se auto-dirigir, aprender a aceitar responsabilidades e colocar em prática seu potencial criativo
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Comparação Motivação - Maslow McCLELLAND E-R-G Higiene MOTIVADORES
Auto-realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas Relação Existência Afiliação Poder Sucesso Crescimento MOTIVADORES Progresso Realização HIGIÊNICOS Salário Condições trabalho E-R-G Maslow
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Teorias de Processo Teoria da Avaliação cognitiva Teoria do Fluxo
Teoria da expectância Teoria do estabelecimento de metas Teoria da equidade Teoria da aprendizagem social Teoria da auto-regulação
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Teoria da avaliação cognitiva
Deci (1971) Recompensas extrínsecas podem vir a diminuir motivação intrínseca Superjustificação Reforçamento aleatório Suporte para políticas injustas de gestão
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Teoria do fluxo Estado emocional de curta duração e de alta motivação.
Oferecer metas claras e atingiveis Feedbacks contínos Controle do processo Minimizar fatores de distração
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Teoria da Expectância Vroom (1995) Força emocional, consciente.
Ativação Processos de escolha Valência Instrumentalidade Expectância Motivação para a realização
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Teoria do estabelecimento de metas (Locke, 1990)
Metas afetam o comportamento Metas claramente específicas são os verdadeiros fatores motivadores da conduta humana no trabalho Fatores moderadores Teoria mais util para psicologos org. Curto, médio e longo prazo APO
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Teoria da equidade Adams
As pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas suas relações com outras pessoas e com as organizações Desigualdade gera insatisfação, tensão emocional Justiça de processos
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Teoria da aprendizagem social
Bandura Auto-observação Auto-avaliação Auto-reação Auto-eficácia Motivação e desempenho podem ser melhorados pelo aumento da auto-eficácia.
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Teoria da auto-regulação
Perceber Comparar Agir Adiamento da gratificação
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Mediadores entre motivação e desempenho no trabalho
Significado do trabalho Sistema de recompensas e punições Valores pessoais e organizacionais Estilo Gerencial
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Significado do trabalho
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Alta performance Estados psicológicos
experimentar o trabalho como significativo auto-percepção de ser responsável pelos resultados capacidade de determinar como surge o esforço e o resultado e se estes são válidos e satisfatóios
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Dimensões Variedade de habilidades pessoais importância da tarefa
identidade com a tarefa autonomia feedback Moderadores qualificação para realizar a tarefa motivação pela necessidade de crescimento pessoal e profissional nível de satisfação com o contexto formal e informal de trabalho
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Sistema de recompensas e punições
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valores organizacionais
idéias abstratas sobre o que é bom e desejável para a organização e são expressos sob a forma de princípios hierárquicos básicos que orientam as ações das pessoas na própria organização aspectos que expressam como a organização trata o empregado como a organização estrutura os seus processos de trabalho como a organização se relaciona com o ambiente externo se a organização valoriza o empregado, tenderá a adotar políticas que incentivem o seu crescimento pessoal mais do que aquelas que direcionam ações para a conformidade aos padrões e normas estabelecidas. os valores declarados e os valores arraigados nem sempre são congruentes congruência VP X VO Motivação
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Estilo gerencial
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elementos para uma boa relação de trabalho
incentivo para o desenvolvimento e crescimento profissional qualidade e frequência de feedback oferecido pelos gerentes reflexão conjunta sobre os desempenhos individuais e grupais
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Teoria e prática
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As teorias de conteúdo não consideram:
necessidades humanas variam entre pessoas e se modificam ao longo do tempo o modo como as necessidades são expressas em comportamentos também se alteram de pessoas para pessoa o comportamento das pessoas nem sempre é coerente com suas necessidades o modo como as pessoas atuam para satisfazer suas necessidades e quando são frustradas também é complexo as necessidades humanas sofrem transformação em suas prioridades de acordo com a cultura
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teorias de processo necessário desenvolver instrumentos mais confiáveis para avaliação de cognição e estados internos teoria da expectância teoria do estabelecimento de metas
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Programas de envolvimento do empregado
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administração participativa
subordinados realmente compartilham de um grau significativo de poder a participação aumenta o comprometimento com as decisões fornece recompensas intrínsecas teoria Y
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circulos de qualidade grupo de trabalho de 8 a 10 empregados e supervisores que: compartilham responsabilidade se encontram regurlamente para discutir e resolver problemas de qualidade pouca efetividade
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