A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dados sistematizados mediante consultas a agentes de fomento à economia solidária de Porto Alegre Porto Alegre, Abril de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dados sistematizados mediante consultas a agentes de fomento à economia solidária de Porto Alegre Porto Alegre, Abril de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Dados sistematizados mediante consultas a agentes de fomento à economia solidária de Porto Alegre Porto Alegre, Abril de 2012

2 O Respondente na ECOSOL Gênero: Não há preponderância entre as respostas. Faixa etária: 40 anos de idade ou mais [7 em 10] Escolaridade: Ensino superior e/ ou pós-graduação [7 em 10] DADOS GERAIS 10 fomentadores de projetos à ECOSOL em diferentes áreas de Porto Alegre,RS. Atual função na iniciativa: No momento, a maioria ocupa cargos administrativo-corporativos, como coordenação e gerência.

3 Perfil do Respondente Os componentes dos núcleo familiar são, em maioria, 2 ou 3 pessoas – filhos/enteados e cônjuges dos respondentes. A escolaridade dos familiares se concentra, em maioria, no ensino superior. Práticas fora da iniciativa: cinema; leitura de jornais ; acesso a TV aberta (documentários,noticiários jornalísticos); confraternização com amigos.

4 Perfil do Respondente Ciências Sociais Filosofia Serviço Social História Educação Sociologia Docência em universidades e em escolas de rede pública e privada Coordenação /administração de projetos Trajetória de trabalho Trabalho voluntário Áreas de formação Especializações / Pós-graduação Cursos de Graduação Legenda Economia Educação Artística Geografia Economia Internacional Orientação educacional Pedagogia Psicologia

5 Perfil do Respondente: definições de Ecosol para os respondentes Forma alternativa de geração de trabalho. Comercialização que respeita o ser humano. Valorização do trabalho coletivo. O que se aprende com a Ecosol? Ideais de sustentabilidade.Novas formas de sociabilidade. “É, em primeiro lugar, uma alternativa de organização, de geração de trabalho e renda. E, em segundo lugar, [...] uma outra forma de pensar a sociabilidade das pessoas e, com isso, o desenvolvimento numa perspectiva mais humana, mais sustentável, mais alternativa.”

6 Perfil do Respondente: o envolvimento com ECOSOL Uma maneira de combater o capitalismo. Envolvimento pelo ideário sociopolítico. Solidariedade com o próximo, humanização. Busca por ações, ao invés de somente reivindicações. Por que atuar em Ecosol? Respondentes mencionam a necessidade de maior militância e comprometimento dos grupos assistidos, união dos diferentes grupos e capacitação laboral. Experiências pregressas ligadas à mobilização.

7 As iniciativas em Ecosol 1980 A partir de 2000, tem-se a maior concentração do surgimento de iniciativas. Fomento/ acompanhamento a grupos de geração de renda e trabalho (espaços urbano e rural), algumas vezes segmentados por condição institucional, geracional, étnica ou de gênero. Atividades de orientação/formação em gestão organizacional. Assessoria em projetos de comercialização coletiva (feiras, lojas, coletivos de compra). Principais frentes de ação Apoio na formação de cadeias produtivas e parcerias para a sustentabilidade de grupos. Assessoria/coordenação em projetos de formação de redes sociopolíticas. Participação em eventos e manifestações sociopolíticas. Integração a projetos e discursos ecologistas. Estímulo a atividades de pesquisa e extensão universitária.

8 As iniciativas em Ecosol Governamentais: Ministério da Justiça e Agricultura Não-Governamentais: Associações de moradores de bairros, universidades, organizações não-governamentais de fomento à Ecosol Empresas de Iniciativa Privada Parcerias na intermediação e fomento financeiro

9 Os integrantes em Ecosol, de acordo com os respondentes Faixa etária de largo intervalo: de 36 a 55 anos, predominantemente. Escolaridade entre o Ensino Fundamental e o Médio incompleto. Moradia e comunidades de atuação se cruzam: Há projetos em todas as regiões da cidade de Porto Alegre. Observa-se que os bairros mais frequentemente contemplados são, também, vulnerabilizados. 50% dos respondentes afirmam que os participantes possuem outras atividades de sustento. Seriam exemplos atividades informais, como papeleiros e serviços domésticos. Hábitos culturais dos participantes mais citados pelos respondentes: festas e eventos na comunidade próxima, cuidar de parentes e assistir TV. Nota: 33% dos respondentes afirmam não conhecer as atividades dos participantes.

10 Os integrantes em Ecosol, de acordo com os respondentes Necessidades materiais/renda Desejo de seguir ocupado/trabalhando O que motiva o ingresso na Ecosol? Todos os respondentes apontam participação dos integrantes em deliberações. Há divergências quanto à qualificação da participação: ora são “críticas procedentes”, ora “só participam aqueles que precisam de espaço para comercialização”. Há participação nas deliberações da Ecosol?

11 Os integrantes em Ecosol, de acordo com os respondentes Elevação da autoestima Auto-valorização sociossimbólica Ampliação da participação política na cidade e na comunidade (OP, fóruns) Melhoria de renda familiar Aspectos positivos decorrentes da Ecosol “Interesse da juventude em criar alternativas para produzirem sua própria expressão” Constatou-se dificuldade na mensuração de profissionais (contratados ou voluntários) e de pessoas atendidas na Ecosol. Ainda assim, pôde-se inferir as seguintes informações: São agentes organizados administrativamente e, na maioria das vezes, com sede em regiões centrais da cidade. Há equipes contratadas formalmente, ainda que sejam pequenas, e atuam e articulam em redes de ação planejadas e deliberadas com estratégia. Grande sobrecarga de trabalho, uma vez que o número de envolvidos é inferior ao necessário para a quantidade de projetos.

12 Levantamento descritivo via questionário enviado por e-mail e/ou aplicado in loco. Escolas: 55 escolas contatadas; 28 respostas. Hip Hop: 10 ativistas contatados, sendo a maioria por entrevistada in loco. ECOSOL: 10 empreendedores contatados, entrevistas realizadas in loco. A fase exploratória foi iniciada pela busca de contatos através da Secretaria Municipal de Educação, sites concernentes aos objetos de pesquisa, agentes dos movimentos e por indicações dos próprios respondentes. Metodologia usada na pesquisa

13 Equipe Leandro Pinheiro Bruna Junqueira Jeferson Cabral E-mail : cotidianosnarrativas@gmail.com Telefones : (51) 8112 6715 / (51) 3308 4187 Em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos, entre em contato conosco.


Carregar ppt "Dados sistematizados mediante consultas a agentes de fomento à economia solidária de Porto Alegre Porto Alegre, Abril de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google