A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olhar, ouvir e escrever - Faculdades do entendimento sociocultural;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olhar, ouvir e escrever - Faculdades do entendimento sociocultural;"— Transcrição da apresentação:

1 O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever Roberto Cardoso de Oliveira

2 Olhar, ouvir e escrever - Faculdades do entendimento sociocultural;
inerentes à construção teoria social Ciências Sociais (e Direito) Articulação da pesquisa empírica com a interpretação de seus resultados Pesquisa empírica – “A pesquisa empírica lida com processos de interação face-a-face, isto é, o pesquisador não pode elaborar a pesquisa em “laboratório” ou em uma biblioteca – isolado e apenas com livros à sua volta. Nesta modalidade da elaboração do conhecimento, o pesquisador precisa “ir ao campo”, isto é, o pesquisador precisa inserir-se no espaço social coberto pela pesquisa; necessita estar com pessoas e presenciar as relações sociais que os sujeitos-pesquisados vivem. É uma modalidade de pesquisa que se faz em presença.” (Paulo Meksenas, )

3 Três etapas da apreensão dos fenômenos sociais
Atos cognitivos/epistêmicos, não simples sentidos Olhar e ouvir “disciplinados” - percepção + Escrever - pensamento

4 O olhar Domesticação teórica do olhar
Esquema conceitual da disciplina – prisma através do qual a realidade sofre processo de refração Exemplo do antropólogo ao entrar na maloca Insuficiência do olhar

5 35T3  P3QU3N0  T3XTO  53RV3  4P3N45  P4R4   M05TR4R  COMO  NO554  C4B3Ç4  CONS3GU3 F4Z3R  CO1545  1MPR3551ON4ANT35!  R3P4R3   N155O!

6

7 Ouvir Olhar e ouvir – faculdades complementares Eliminação de “ruídos”
Diferentes idiomas culturais De informante a interlocutor – diálogo Do confronto ao encontro “observação participante”

8 Escrever Geertz – estar lá x estar aqui Escrever lá – caderno de campo
Escrever aqui – redigir o texto em frente ao computador, debate-lo com o orientador, conversar com colegas, expor em congressos acadêmicos. Ato cognitivo é o escrever aqui!

9 Comunidade de comunicação e argumentação – controle pelos pares
“Nova refração” Interpretação - Mais que tradução da cultura nativa na cultura antropológica Uso da primeira pessoa do singular Muitas vozes

10 Ato de escrever é simultâneo ao ato de pensar
Memória como elemento mais rico na redação de um texto Presentificação do passado Relativização como característica do fazer antropológico Ruptura com o etnocentrismo

11 (...) a pesquisa, como ato de conhecimento, tem como sujeitos cognoscentes, de um lado, os pesquisadores profissionais; de outro, os grupos populares e, como objeto a ser desvelado, a realidade concreta. Quanto mais, em tal forma de conceber e praticar a pesquisa, os grupos populares vão aprofundando como sujeitos, o ato de conhecimento de si em suas relações com a sua realidade, tanto mais vão podendo superar ou vão superando o conhecimento anterior em seus aspectos mais ingênuos. Deste modo, fazendo pesquisa, educo e estou me educando com os grupos populares. Voltando à área para pôr em prática os resultados da pesquisa não estou somente educando ou sendo educado: estou pesquisando outra vez. No sentido aqui descrito pesquisar e educar se identificam em um permanente e dinâmico movimento (Paulo Freire, 1983:36)


Carregar ppt "Olhar, ouvir e escrever - Faculdades do entendimento sociocultural;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google