Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSabrina Gusmão Bayer Alterado mais de 8 anos atrás
1
O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever Roberto Cardoso de Oliveira
2
Olhar, ouvir e escrever - Faculdades do entendimento sociocultural;
inerentes à construção teoria social Ciências Sociais (e Direito) Articulação da pesquisa empírica com a interpretação de seus resultados Pesquisa empírica – “A pesquisa empírica lida com processos de interação face-a-face, isto é, o pesquisador não pode elaborar a pesquisa em “laboratório” ou em uma biblioteca – isolado e apenas com livros à sua volta. Nesta modalidade da elaboração do conhecimento, o pesquisador precisa “ir ao campo”, isto é, o pesquisador precisa inserir-se no espaço social coberto pela pesquisa; necessita estar com pessoas e presenciar as relações sociais que os sujeitos-pesquisados vivem. É uma modalidade de pesquisa que se faz em presença.” (Paulo Meksenas, )
3
Três etapas da apreensão dos fenômenos sociais
Atos cognitivos/epistêmicos, não simples sentidos Olhar e ouvir “disciplinados” - percepção + Escrever - pensamento
4
O olhar Domesticação teórica do olhar
Esquema conceitual da disciplina – prisma através do qual a realidade sofre processo de refração Exemplo do antropólogo ao entrar na maloca Insuficiência do olhar
5
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!
7
Ouvir Olhar e ouvir – faculdades complementares Eliminação de “ruídos”
Diferentes idiomas culturais De informante a interlocutor – diálogo Do confronto ao encontro “observação participante”
8
Escrever Geertz – estar lá x estar aqui Escrever lá – caderno de campo
Escrever aqui – redigir o texto em frente ao computador, debate-lo com o orientador, conversar com colegas, expor em congressos acadêmicos. Ato cognitivo é o escrever aqui!
9
Comunidade de comunicação e argumentação – controle pelos pares
“Nova refração” Interpretação - Mais que tradução da cultura nativa na cultura antropológica Uso da primeira pessoa do singular Muitas vozes
10
Ato de escrever é simultâneo ao ato de pensar
Memória como elemento mais rico na redação de um texto Presentificação do passado Relativização como característica do fazer antropológico Ruptura com o etnocentrismo
11
(...) a pesquisa, como ato de conhecimento, tem como sujeitos cognoscentes, de um lado, os pesquisadores profissionais; de outro, os grupos populares e, como objeto a ser desvelado, a realidade concreta. Quanto mais, em tal forma de conceber e praticar a pesquisa, os grupos populares vão aprofundando como sujeitos, o ato de conhecimento de si em suas relações com a sua realidade, tanto mais vão podendo superar ou vão superando o conhecimento anterior em seus aspectos mais ingênuos. Deste modo, fazendo pesquisa, educo e estou me educando com os grupos populares. Voltando à área para pôr em prática os resultados da pesquisa não estou somente educando ou sendo educado: estou pesquisando outra vez. No sentido aqui descrito pesquisar e educar se identificam em um permanente e dinâmico movimento (Paulo Freire, 1983:36)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.