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Disciplina: Direção Estratégica

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Apresentação em tema: "Disciplina: Direção Estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Direção Estratégica
Profa. Gabriela Gonçalves Silveira Fiates

2 Unidade 3 – Etapas do Processo de Planejamento Estratégico
Declaração de Valores Missão Visão Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da Organização Análise Externa Análise Interna Ferramentas do Planejamento Estratégico

3 Objetivo Discutir e analisar as diferentes etapas de um Planejamento Estratégico e efetuar a análise dos ambientes interno e externo à organização e de eleger a ferramenta que apresenta maior grau de aderência e de aplicabilidade.

4 Planejamento Estratégico é um processo, ou seja, é algo dinâmico.
Há uma infinidade de modelos que englobam várias etapas com maior ou menos detalhamento e em sequencia diferente. Não há regra, ou uma receita pronta, o melhor é identificar alguns modelos existentes e ver o que melhor se adequa às necessidades e aos recursos da organização.

5 Na disciplina será adotado o modelo de Pereira (2010) que tem a seguinte configuração:
Declaração de Valores, Missão, Visão, Fatores Críticos de Sucesso, Análise Interna, Análise Externa, Análise da Matriz FOFA, Questões Estratégicas, Estratégias e Ações Estratégicas.

6 Declaração de Valores Também chamado de: crenças, princípios, políticas, filosofia ou ideologia. Referem-se aos elementos que os membros da organização veem como seus norteadores de comportamento; são os balizadores da ação empresarial, dizem para todos na organização o que é certo e o que é errado. baliza o processo decisório da organização; orienta o comportamento da organização; baliza o processo de formulação estratégica; orienta o recrutamento e a seleção de pessoas para a organização; fundamenta o resultado e a avaliação da organização. O IMPORTANTE, NO ENTANTO, É QUE OS VALORES SEJAM VIVENCIADOS!

7 Missão Missão é a razão de ser da organização; representa o negócio em que ela se encontra. A Missão visa comunicar interna e externamente o propósito de seu negócio. Concentração de esforços Convergência de propósitos Atrai, motiva e retém os talentos; Base para a alocação de recursos Define responsabilidades O QUE (negócio x produtos e serviços), PARA QUEM, PARA QUE, COMO E ONDE?

8 Visão Aponta a direção em que a organização está caminhando.
É a imagem compartilhada daquilo que os gestores da organização querem que ela seja no futuro. A Visão deve ser elaborada a partir de alguns elementos para não se tornar irreal, de forma que: motive e inspire as pessoas da organização; represente uma força que caminha em direção à grandeza; seja clara e concreta; se adapte aos valores da organização; seja fácil de comunicar, seja clara e simples, porém poderosa; delimite o patamar no qual a organização quer chegar, compreensível, desafiadora, possa ser sentida e vivenciada, representativa do que se quer.

9 Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da Organização
Os fatores são da organização, no entanto, não é ela sozinha que os define. O mercado, ou seja, os clientes, os consumidores, os concorrentes e os fornecedores é que definem o FCS, na verdade. Os Fatores Críticos de Sucesso são as condições fundamentais que precisam, necessariamente, ser satisfeitas para que a organização tenha sucesso no seu setor de atuação.

10 Análise Externa Organizações devem interpretar as situações à luz de suas oportunidades e ameaças. A análise Externa relaciona-se, em geral, a forças incontroláveis, no entanto, algumas variáveis podem ser influenciadas (pelo menos por algumas organizações). As ameaças são os elementos negativos, ou seja, continuam sendo uma força incontrolável pela organização e criam obstáculos para a sua estratégia, no entanto, poderão ou não ser evitadas quando conhecidas em tempo suficiente para serem administradas. Econômico/ Político/Legal/ Ecológico/ Tecnológico/ Demográfico/ Social/Cultural.

11 Análise Interna Pontos fortes e fracos relacionados diretamente com as estratégias. Análise profunda de todos os departamentos e funções (ver página 67): marketing, produção, logística, recursos humanos etc...

12 Ferramentas do Planejamento Estratégico
Matriz: FOFA – década de 70 (é criticada por sua construção refletir o viés de percepção dos condutores do processo de planejamento.) Matriz de Ansoff (Matriz produto/mercado) - objetivo central é avaliar o estado de sinergia entre as ações organizacionais (produto: tradicionais ou novos?) e as demandas do mercado (tradicionais ou novos?).

13 Ferramentas do Planejamento Estratégico
Matriz do Boston Consulting Group (BCG) - apoio ao processo de tomada de decisões de natureza estratégica, decisões relacionadas à carteira de negócios ou produtos (% participação de mercado X % crescimento de mercado). Curva do Ciclo de Vida do Produto – permite identificar a fase da organização e alinhar o conjunto de atividades em curso, em sintonia com os objetivos organizacionais.

14 Ferramentas do Planejamento Estratégico
Matriz Mckinsey – da General Eletric (GE) - matriz de nove células, matriz de pontos de negócios e atividades de mercado com objetivo de identificar a relação de pontos fortes do negócio e atratividade setorial. Modelo de Porter - Modelo de Porter concentra importância na implementação das estratégias genéricas e não apenas no processo de formulação dessas estratégias.

15 Ferramentas do Planejamento Estratégico
Balanced Scorecard - ferramenta de avaliação estratégica organizacional de natureza complexa, na medida em que analisa o desempenho integrado e simultâneo em quatro dimensões: financeira; cliente; processos internos; aprendizagem e crescimento.


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