A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Prof. Thiago Costa

2 Os Dez Mandamentos Da Qualidade.
Para Refletir e Aplicar .... 1 – Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho cada vez mais produtivo. PENSAR POSITIVO É QUALIDADE....  2 – Ao entrar no prédio da sua Empresa, cumprimente cada um que lhe dirigir olhar, mesmo não sendo colega de sua área. SER EDUCADO É QUALIDADE....

3 Os Dez Mandamentos Da Qualidade
3 - Seja metódico ao abrir o seu armário, ligar seu computador, disponibilizar os recursos ao seu redor. Comece relembrando as notícias de ontem. SER ORGANIZADO É QUALIDADE.... 4 – Não se deixe envolver pela primeira informação de erro recebida de quem talvez não saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto. SER PREVENIDO É QUALIDADE....

4 Os Dez Mandamentos Da Qualidade
5 – Quando for abordado por alguém, tente adiar sua própria tarefa, pois quem veio lhe procurar deve estar precisando bastante de sua ajuda e confia em você. Ele ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar. SER ATENCIOSO É QUALIDADE.... 6 – Não deixe de alimentar-se na hora do almoço. Pode ser até um pequeno lanche, mais respeite suas necessidades humanas. Aquela tarefa urgente pode aguardar 30 minutos. Se você adoecer, dezenas de tarefas terão que aguardar a sua volta, menos aquelas que acabarão por sobrecarregar seu colega. RESPEITAR A SAÚDE É QUALIDADE...

5 Os Dez Mandamentos Da Qualidade
7 – Dentro do possível, tente se agendar ( Tarefas Comerciais e Sociais ), para os próximos 10 dias. Não fique trocando datas a todo momento, principalmente a minutos do evento. Lembre-se que você afetará o horário de vários colegas. CUMPRIR O COMBINADO É QUALIDADE.... 8 – Ao comparecer a estes eventos, leve tudo o que for preciso para a ocasião, principalmente suas idéias. E divulgue-as. O máximo que poderá ocorrer é alguém poderoso ou o grupo não aceitá-la. Talvez mais tarde, em dois ou três meses, você tenha uma nova chance de mostrar que estava com a razão. Saiba esperar. TER PACIÊNCIA É QUALIDADE....

6 Os Dez Mandamentos Da Qualidade
9 – Não prometa o que está além do seu alcance só para impressionar quem lhe ouve. Se você ficar devendo um dia, vai arranhar o conceito que levou anos para construir. FALAR A VERDADE É QUALIDADE.... 10 – Na saída do trabalho, esqueça-o. Pense como vai ser bom chegar em casa e rever a família ou os amigos que lhe dão segurança para desenvolver suas tarefas com equilíbrio. AMAR A FAMÍLIA E OS AMIGOS É A MAIOR QUALIDADE.

7 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Fatores chave para a competitividade, sempre foram preocupação dos setores produtivos, em maior ou menor escala em diferentes setores, em especial nos países com economia aberta. Todo processo que não agrega qualidade não desperta satisfação no cliente, pois ele é o fiel da balança de nosso sistema de qualidade.

8 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Para conseguirmos melhor QUALIDADE em nossos produtos é importante que: Que ao detectarem falhas em produtos, processos ou serviços, soluções devem ser prontamente tomadas, principalmente se estiverem afetando diretamente o consumidor; Ter planos emergenciais que protejam o cliente, fazem parte de um sistema eficaz de atendimento;

9 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Padrões e procedimentos propiciam organização aos processos e demonstram os níveis de organização da empresa, acordados por todos, permite que se saiba o que e, como fazer certo na primeira vez; Planejar metas desafiadoras, mas possíveis de serem alcançadas;

10 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Analisar recursos, processos, implicações; Integrar todo ambiente (externo/interno) aos resultados esperados, monitorando resultados e relatando progressos; Motivar toda a equipe de trabalho, pois é ela que faz a qualidade

11 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Diversos fatores podem influenciar na produtividade, como: Disponibilidade de recursos, a tecnologia,o ambiente de trabalho, as relações empregado / empregador, o custo dos insumos, os métodos, os equipamentos, etc.

12 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Estudos de tempo e movimentos, layout e movimentação de materiais, são aspectos de grande relevância e contribuem para redução de perdas e, consequentemente, para melhoria da produtividade.

13 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Para conseguirmos melhor PRODUTIVIDADE é importante que: Desenvolver um ambiente de trabalho harmônico seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas (ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança); Investir na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários (cursos de alfabetização, supletivos, de habilidades e atualização tecnológica);

14 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Valorizar o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse de seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em grupo, feiras) Estabelecer metas e controlar resultados que estejam associados às melhorias das operações (controles de documentos, absenteísmo, atrasos de produção e entrega, desperdícios, redução da ociosidade, paradas de máquinas, etc.) .

15 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Relação Qualidade e Produtividade É de total interligação: A produtividade só é obtida se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações e, por outro lado, de que adianta qualidade sem produtividade? Não redundará em uma organização competitiva. A qualidade é a característica inerente do produto ou do serviço, enquanto que a produtividade é a medida da eficácia do uso dos recursos para produzir esse produto ou processar esse serviço.

16 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Todo processo que não agrega qualidade não desperta satisfação no cliente e acaba sendo a causa principal da perda de negócios. Sem produtividade os custos ficam elevados, os prazos de atendimento prejudicados, dando origem a preços e/ou prazos que não atraem o consumidor, contribuindo também para perda de negócios. Atualmente, sem produtividade ou sem a eficiência do processo produtivo, dificilmente uma empresa irá sobreviver no mercado.

17 QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Para alcançar Qualidade e Produtividade: Desenvolvimento de uma clara liderança de todo o corpo gerencial para a qualidade e a produtividade. Estabelecimento de políticas e estratégias que compatibilizem as condições presentes com as metas futuras, tanto no ambiente interno quanto no externo. Gerenciamento das pessoas que trabalham para a organização de modo a capacitá-las para aprimorar continuamente o que fazem em seus trabalhos diários, em nível individual e em nível da equipe.

18 TRABALHO Atividade consciente e social do homem, visando transformar o meio em que habita de acordo com suas necessidades. Atividade que um homem ou de uma máquina visando atingir um objetivo. "O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer."

19 TRABALHO ≠ O HOMEM OS ANIMAIS (Atividade Racional)
Cria, Desenvolve, Enriquece os meios, Busca, Utiliza instrumentos OS ANIMAIS Formigas, Abelhas, Castores Atividade repetitiva, que não cria nenhum ato novo.

20 INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO)
O que é a ISO? A ISO é uma federação mundial de organismos de normalização nacionais, com aproximadamente, 140 países.

21 INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO)
Para que serve a ISO? A missão da ISO é promover o desenvolvimento da normalização, e atividades correlatas, no mundo, com o objetivo de facilitar as trocas internacionais de bens e serviços e desenvolver a cooperação nos campos das diversas atividades.

22 INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO)
Como isso é feito? O trabalho técnico da ISO consiste no desenvolvimento de acordos internacionais, através de processo consensual, para aplicação voluntária. Estes acordos são publicados como Normas Internacionais, das quais a ISO elaborou, até o presente, um número superior a dez mil normas.

23 INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO)
A ISO, concilia os interesses de produtores, consumidores, governo e comunidade científica, elabora, publica e difunde normas internacionais relativas a todos os domínios de atividades, exceto no campo elétrico-eletrônico, o qual é responsabilidade da IEC - INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMISSION.

24 INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO)
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – é a representante oficial do Brasil desde a criação da ISO em 1947.

25 INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO)
ISO/TC 176 É o Comitê Técnico da ISO responsável pela elaboração e manutenção das normas da família ISO 9000 (ISO 8402; ISO 9000; ISO 9001; ISO 9002; ISO 9003; ISO 9004; ISO 100XX). O objetivo do ISO/TC 176 é a normalização no campo da GESTÃO DA QUALIDADE.

26 INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO)
ISO/TC 176 Traz a seguinte visão: “A aceitação e uso mundial das normas da família ISO 9000 proverão meios efetivos para a melhoria das organizações, do comércio e prosperidade global e darão confiança para as pessoas e organizações de que os produtos (bens e serviços) atenderão suas necessidades e expectativas"

27 INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO)
ISO/TC 176 O ISO/TC 176 é constituído por 69 países, entre os quais o Brasil, que é representado pelo Comitê Brasileiro da Qualidade da ABNT.

28 Até o próximo encontro!


Carregar ppt "GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google