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Orientação Preliminar sobre Elaboração da Monografia

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Apresentação em tema: "Orientação Preliminar sobre Elaboração da Monografia"— Transcrição da apresentação:

1 Orientação Preliminar sobre Elaboração da Monografia
Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Faculdade Esuda 2011

2 Estrutura de um projeto acadêmico
Capa Folha de rosto Identificação do Aluno e da empresa Sumário 1 Introdução 1.1 Problema de pesquisa 1.2 Objetivos 1.2.1 Objetivo geral 1.2.2 Objetivos específicos 1.3 Justificativa 2 Fundamentação teórica 3 Metodologia 4- Resultados 5 Conclusão Apêndices Referências Estágio I Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Nome do aluno Faculdade Esuda 2011

3 Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra
Temas Regras para a escolha do tema: É  importante que o pesquisador conheça o tema a ser desenvolvido na pesquisa ou tenha interesse a ponto de buscar através de leitura o conhecimento que levará ao desenvolvimento do trabalho. Desenvolver uma pesquisa sem conhecer o tema ou ter interesse em buscar esse conhecimento, certamente, levará o pesquisador a fazer um trabalho, onde o mesmo terá grandes dificuldades em concluir. Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Faculdade Esuda 2011

4 Orientações sobre a escolha do tema:
Nível do pesquisador em relação ao tema escolhido; Observar o prazo para conclusão do trabalho; Observar se existe literatura disponível sobre o tema escolhido; Limitação do tema Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Faculdade Esuda 2011

5 Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra
Exemplos de Temas: ANÁLISE DAS PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DE CAFÉ: Um Estudo Exploratório dos Mercados de São Paulo e Belo Horizonte(Tema Amplo); MARKETING DE RELACIONAMENTO: A Importância da Utilização do Banco de Dados para Retenção de Clientes na empresa Claro de Recife(Tema delimitado). A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MEIO DE FOMENTAR COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS (Tema com relação de dependência). A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (Tema com relação de dependência). Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Faculdade Esuda 2011

6 Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra
Justificativa De acordo com Lakatos e Marconi (2001, p. 103), a justificativa: É o único item do projeto que apresenta respostas à questão por que? De suma importância, geralmente é o elemento que contribui mais diretamente na aceitação da pesquisa pela (s) pessoa (s) ou entidade (s) que vai (ão) financiá-la. Consiste numa exposição sucinta porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Faculdade Esuda 2011

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Problema de Pesquisa: Uma afirmação de Lakatos e Marconi (2001, p. 161) deve ser considerada “enquanto o tema de uma pesquisa é uma proposição até certo ponto abrangente, a formulação do problema é mais específica: indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver.” Neste contexto, Gil(2008, p. 24) é categórico ao afirmar que “um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser tidas como testáveis” Para Vergara(2009, p.13), “problema é uma questão não resolvida, é algo para o qual vai buscar resposta, via pesquisa”. Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Faculdade Esuda 2011

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Problema de Pesquisa Exemplos: Qual a influência dos programas de qualidade total na redução de acidentes? De que forma a Claro, uma empresa de telefonia móvel, utiliza as atividades de pós-marketing, com o objetivo de estabelecer um relacionamento em longo prazo com seus clientes estratégicos em sua unidade de negócios na região Nordeste do Brasil? Por que a usina Trapiche, localizada na Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco, controla o seu estoque em toda sua logística integrada desde a produção de cana-de-açúcar entrando na unidade de produção até o açúcar disponibilizado no armazém na qual é demandado pelo mercado? Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Faculdade Esuda 2011

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Objetivos Para Fachin (2003, p. 113), “o objetivo é um fim a que o trabalho se propõe atingir. A pesquisa cientifica atinge seu objetivo se todas as suas fases, por mais difíceis e demoradas que sejam, forem vencidas e o pesquisador puder dar uma resposta ao problema formulado.” Os objetivos são divididos em objetivo geral e objetivos específicos. Para Medeiros (2004, p. 263), “os objetivos específicos definem as etapas do trabalho que devem ser realizadas para que se alcance o objetivo geral.” Richardson (2002) conclui que o objetivo geral define o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa enquanto que os objetivos específicos definem as etapas a se cumprir para se alcançar o primeiro. Faculdade Esuda 2011 Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra

10 Exemplo de Objetivo Geral e Específicos:
Compreender como a Claro utiliza as atividades de pós-marketing, objetivando estabelecer um relacionamento em longo prazo com seus clientes estratégicos. Objetivos específicos: Descrever a utilização da Tecnologia da Informação (TI) aplicada as estratégias de retenção; Diagnosticar se existe um sistema de identificação e reconquista de clientes perdidos; Demonstrar como os melhores clientes são incentivados a permanecer na empresa; Enumerar as estratégias de comunicação one-to-one utilizadas; Compreender quais são os esforços realizados para mensurar a satisfação do cliente. Nome do aluno Faculdade Esuda 2008

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Referencial Teórico Esta etapa é dedicada à contextualização teórica do problema e a seu relacionamento com o que tem sido investigado a seu respeito. Deve esclarecer, portanto, os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e as contribuições proporcionadas por investigações anteriores. Essa revisão não pode ser constituída apenas por referências ou sínteses dos estudos feitos, mas por discussão crítica do “estado atual da questão” (GIL, 2008, p. 162). Tem por objetivo apresentar os estudos sobre o tema, ou especificamente sobre o problema, já realizados por outros autores. Faz, portanto uma revisão da literatura existente, no que concerne não só ao acervo de teorias e suas críticas, como também a trabalhos realizados que as tomam como referência(VERGARA, 2009, p.29) Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Faculdade Esuda 2011

12 Exemplo de Trecho de Referencial Teórico
Em princípio será abordado a satisfação do consumidor de maneira simplificada, em seguida faremos um breve levantamento evolutivo do assunto, com opiniões de autores especialistas. A seguir entraremos no conceito de satisfação, fazendo uma abordagem da teoria relacionada (Cognitivista) e por fim veremos como é feito o processo de satisfação. 2.1. Considerações Iniciais A satisfação do consumidor vem sendo moldada com o tempo e cada vez mais ganha forças para o lado do cliente. Hoje é ele quem dita as regras. Podemos dizer que o administrador deve escutar o cliente para saber o que deve fazer para dar continuidade à sua empresa. As empresas deveriam medir regularmente o nível de satisfação de seus clientes. Não se pode esperar que todos os consumidores insatisfeitos apresentem reclamações. De fato, 95% dos consumidores insatisfeitos nunca falam sobre seu problema com a empresa, apenas deixam de comprar. Estas devem criar sistemas de sugestões para encorajar os consumidores a reclamarem. Dessa forma a empresa pode descobrir a qualidade de seu desempenho e melhorá-lo. Lidar de maneira eficaz com os consumidores insatisfeitos pode aumentar sua lealdade para com a empresa e melhorar a imagem da mesma. (ALBRECHT, ZEMKE apud KOTLER, 1998). Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Faculdade Esuda 2011

13 Dicas para o Referencial Teórico
Redigir com o verbo na forma impessoal; Evitar construções ou períodos longos; Evitar repetição de palavras em uma mesma construção; Por se tratar de um texto científico as expressões vulgares devem ser evitadas; As palavras escritas em outro idioma devem ser colocadas em itálico; Abrir parágrafos. Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Faculdade Esuda 2011

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Referências: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científica. 1ª ed., São Paulo: Atlas, GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 10ª ed., São Paulo: Atlas, Professores: Rejane Silva e Cleber Dutra Faculdade Esuda 2011


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