A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz

2 ETAPAS DA PESQUISA Fonte:CLARK; CASTRO. Pesqui. Odontol. Bras.,  São Paulo, 2003. 

3 ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
O QUÊ? POR QUÊ? COMO? NORTEAR O ESTUDO COMITÊ DE ÉTICA

4 Situar-se em uma área de interesse
Situar-se em uma área de interesse

5 Capacidade do pesquisador em relação a temática
ESCOLHA DA TEMÁTICA FATORES Afetividade Questões profissionais Capacidade do pesquisador em relação a temática Grau de interesse pessoal Linha de pesquisa do orientador

6 Definir objeto de estudo
Definir objeto de estudo

7 Definição do problema de pesquisa
Pergunta de pesquisa

8 QUAIS OS CAMINHOS DA PESQUISA?
LEITURAS ESTUDOS PRÉVIOS SOBRE A QUESTÃO QUESTÃO DE PESQUISA MUITAS LEITURAS

9 Relevante Uma pergunta de pesquisa deve ser: Conhecimento científico
Aperfeiçoar o manejo clínico em saúde Subsidiar as políticas públicas Suscitar novas pesquisas

10 Ética Uma pergunta de pesquisa deve ser:
A investigação não deve causar danos físicos, mentais e morais aos participantes do estudo.

11 A revisão da literatura garante o pontencial da novidade.
Importante: Pesquisas que somente confirmam o já estabelecido não valem o esforço e o custo destinados. A revisão da literatura garante o pontencial da novidade. Não há necessidade de ser totalmente original, principalmente quando o estudo corrige limitações de estudos anteriores. (Profº Petrônio de Oliveira Filho, 2005).

12 Projeto de pesquisa deve responder as seguintes questões:
O que pesquisar? Definição do problema e hipótese Por que pesquisar? Justificativa da escolha do problema Para que pesquisar? Propósitos e objetivos do estudo Como pesquisar? Metodologia Quando pesquisar? Cronograma de execução Com que recursos será realizado a pesquisa? Orçamento Pesquisado por quem? Equipe de pesquisadores

13 Roteiro de projeto de pesquisa
1- Introdução 2- Objetivos 3- Justificativa 4- Revisão bibliográfica 5- Procedimentos metodológicos 6- Cronograma 7- Orçamento 8- Referências bibliográficas

14 Introdução Apresentar o tema Delimitar a temática Descrever o problema

15 Abertura do objetivo geral em outros menores. (Possíveis capítulos)
2- Objetivos É a finalidade da pesquisa. É a descrição das metas que se deseja atingir. Objetivo geral Objetivos específicos Abertura do objetivo geral em outros menores. (Possíveis capítulos)

16 IMPORTANTE Os objetivos devem:
Ter coerência com o tema / problema descrito Ser realista diante dos meios e métodos disponíveis Verbos no infinitivo Pode se ter mais de um objetivo geral

17 Taxionomia dos objetivos da pesquisa
Exemplos: Avaliar: dar valores. Atribuições de grandezas. Medir: atribuir grandezas numérico (0 a n) ou nominal ou de qualidade (alto, baixo). Determinar: estabelece uma relação causal. Analisar: decompor, dissecar, aprofundar... Identificar: encontrar, relacionar, associar. Descrever: delinear, desenhar. Traçar um perfil. Explorar: descobrir. Fazer pela primeira vez essa busca, ao não conhecer quase nada sobre o tema.

18 3- Justificativa Nesta fase supõe, da parte do pesquisador, um trabalho de levantamento e análise crítica de pesquisas já efetuadas sobre a problemática, a fim de permitir identificar sua relevância e significação passível de verificação científica. Para elaborar uma justificativa convincente e consistente é necessário várias leituras sobre a temática da pesquisa. *importante: revisão da literatura

19 A justificativa tem a finalidade de explicitar a necessidade do estudo
A justificativa tem a finalidade de explicitar a necessidade do estudo. Deve expor a importância ou a relevância da pesquisa para a comunidade acadêmica, profissional, para grupos sociais determinados e/ou para sociedade em geral (DMITRUK, GALLON, 2004).

20 METODOLOGIA TIPO DE ESTUDO LOCAL DO ESTUDO POPULAÇÃO EM ESTUDO COLETA DOS DADOS ANALISE DOS DADOS ASPECTOS ÉTICOS

21 METODOLOGIA REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Os trabalhos de revisão são definidos por Noronha e Ferreira (2000) como estudos que analisam a produção bibliográfica em determinada área temática, dentro de um recorte de tempo, evidenciando novas idéias, métodos, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada.

22 METODOLOGIA REVISÃO BIBLIOGRAFICA
EXEMPLO: Revisão da literatura sobre a comorbidade do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade com transtornos alimentares Objetivo O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre a comorbidade no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade/transtornos alimentares.

23 METODOLOGIA REVISÃO BIBLIOGRAFICA
EXEMPLO: Método Procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura por meio de pesquisa bibliográfica de artigos publicados no período de 1980 a 2008, utilizando as bases de dados Medline, Lilacs, SciELO, ISI e PsycINFO.

24 METODOLOGIA REVISÃO BIBLIOGRAFICA
EXEMPLO: Resultados Foram identificados 14 artigos, sendo cinco estudos de prevalência de comorbidades, quatro relatos de casos, três estudos caso-controle, um estudo de avaliação de sintomas de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e de transtornos alimentares e um sobre as possíveis causas da associação entre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtornos alimentares. Os artigos identificados evidenciaram maior risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, especialmente bulimia nervosa, em mulheres portadoras de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

25 METODOLOGIA REVISÃO BIBLIOGRAFICA
EXEMPLO: Conclusões Embora pareça existir uma relação entre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtornos alimentares, a escassez de trabalhos existentes, com metodologias variadas e pequenas amostras avaliadas não permitem a generalização dos resultados apresentados.


Carregar ppt "Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google