A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tratamento térmico no latão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tratamento térmico no latão"— Transcrição da apresentação:

1 Tratamento térmico no latão

2 LATÃO. O latão é uma liga metálica de cobre e zinco com porcentagens deste último entre 5% e 45%, dependendo do tipo de latão. É bastante maleável (mais que o cobre ou o zinco separadamente), dúctil, resistente a impactos e um bom condutor de energia térmica e energia elétrica.  No geral, o ponto de fusão do latão situa-se entre 900ºc-940ºc. Por estas características o latão pode ser forjado, fundido, laminado e estirado a frio de maneira mais fácil do que os próprios metais que o compõe.  Essa liga metálica é aplicada, por exemplo, à fabricação de tubos de condensadores, armas, cartuchos de munição, torneiras, cadeados, etc...

3 PRODUTOS DO LATÃO

4 TIPOS DE LATÃO Latão aluminado:
Contém alumínio, o que aumenta sua resistência a corrosão. É usado para serviço em atmosferas marinhas e também em moedas de euro, a unidade monetária da União Europeia (também conhecido como ouro nórdico). Usado em condensadores marítimos, condensadores de vapor, estações de água corrente e trocadores de calor de água doce. Excelente para trabalho a frio. Dobramento e conformação. Possui grande resistência e escoamento (54Kgs/mm²)

5 TIPOS DE LATÃO Latão comum, ou latão de rebite: Latão beta:
É um latão com 37%p de Zinco, barato e padrão para trabalho a frio. Latão beta: É um Latão com 45 a 50% de zinco, só pode ser trabalhado a quente. É mais duro, resistente e tem maior fusibilidade.

6 TRATAMENTO TÉRMICO Sua origem é de 55 a.c. , onde os guerreiros enfrentavam problemas com sua lanças de ferro que entortavam com o tempo, precisando ser desentortadas enquanto descansavam. Os romanos descobriram que o ferro poderia ficar mais duro, então o mesmo era aquecido e resfriado em salmoura, assim se deu o princípio do TRATAMENTO TÉRMICO.

7 O QUE É TRATAMENTO TÉRMICO?
O tratamento térmico consiste em aquecer e resfriar o metal até que atinja as propriedades físicas desejadas como: dureza, ductilidade, elasticidade, resistência sem mudar o estado físico. As mudanças nas propriedades mecânicas dependem de 3 fatores: temperatura de aquecimento, velocidade de resfriamento e composição química do material.

8 RECOZIMENTO O recozimento é um processo de tratamento térmico utilizado para reduzir a dureza, aumentar a ductilidade e auxiliar na diminuição das tensões internas. Dependendo das propriedades desejadas, os benefícios variam e incluem: Permitem a usinagem mais facilitada ; Estabilidade dimensional ; Propriedades mecânicas e elétricas melhoradas.

9 Um procedimento típico de laminação e recozimento de latão (70 Cu – 30 Zn) segue o seguinte esquema:
1 – Laminação da placa fundida com 57 mm de espessura para 25 mm. 2 – Recozimento até atingir tamanho de grão de 0,105 mm. 3 – Laminação até 9,9 mm de espessura. 4 – Recozimento até tamanho de grão de 0,150 mm. 5 – Laminação leve de correção/revisão até 9, 14 mm. 6 – Laminação até 2, 79 mm. 7 – Recozimento até tamanho de grão de 0,010 mm. 8 – Laminação até 1,32 mm. 9 – Recozimento até tamanho de grão de 0,050 mm. 10 – Laminação até 0,762 mm. 11 – Recozimento até tamanho de grão de 0,030 mm.

10 RECOZIMENTO RECUPERAÇÃO RECRISTALIZAÇÃO CRESCIMENTO DO GRÃO OBSERVA-SE QUE O TAMANHO DO GRÃO AUMENTA DE ACORDO COM A TEMPERATURA DE RECOZIMENTO.

11 CRESCIMENTO DO GRÃO CRESCIMENTO DE GRÃO APÓS 15 MIN A 580°C E APÓS A 10 MIN A 700°C DO LATÃO.

12 ALÍVIO DE TENSÕES As ligas de cobre trabalhadas a frio são suscetíveis à corrosão sob tensão mesmo em temperaturas e atmosferas/ambientes comuns. Esse tipo de degradação é acelerado em ambientes que contêm amônia e é mais comum em ligas que contêm mais de 10 % de zinco. O latão naval e o latão com alumínio são especialmente suscetíveis. O alívio de tensões não altera a estrutura do material e não afeta sua dureza de forma significativa. O aquecimento para alívio de tensões é feito de maneira lenta e uniforme e em temperaturas inferiores à temperatura de recristalização da liga

13 ALÍVIO DE TENSÕES

14 HOMOGENEIZAÇÃO Homogeneização é o tratamento térmico que consiste em aquecer um peça por longo tempo (horas) em temperaturas relativamente elevadas para eliminar ou minimizar a presença de segregação (de determinados elementos químicos ou fases) através da difusão de átomos.

15 HOMOGENEIZAÇÃO Os latões comuns acima de 70 % de cobre não apresentam segregação significativa, porém os latões entre 58 e 70 % de cobre apresentam razoável quantidade de fases secundárias segregadas nos produtos fundidos. Sendo assim, é necessário um rigoroso tratamento de homogeneização destas ligas por várias horas a 760 ºC antes de submeter estes materiais fundidos ao trabalho a frio, de modo que seja evitado o surgimento de trincas.

16 OBRIGADO A TODOS.


Carregar ppt "Tratamento térmico no latão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google