A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Ainda há juízes em Berlim”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Ainda há juízes em Berlim”"— Transcrição da apresentação:

1 “Ainda há juízes em Berlim”

2 “Ainda há juízes em Berlim”
Assim ficou conhecido o episódio que teria ocorrido no século XVIII, imortalizado pelos versos do escritor francês François Andriex ( ) no conto “O Moleiro de Sans-Souci”

3 "O MOLEIRO DE SANS-SOUCI"

4 Frederico II, “o Grande”, rei da Prússia,
um dos maiores exemplos de “déspota esclarecido”, exímio estrategista militar e amante das artes, amigo de Voltaire, resolveu construir um palácio de verão em Potsdam, próximo a Berlim.

5 O rei escolheu a encosta de uma colina,
onde já se elevava um moinho de vento, o Moinho de Sans-Souci, e resolveu chamar seu palácio do mesmo modo (Sans-Souci significa “sem preocupação”).”.

6 Alguns anos após, porém, o rei resolveu
expandir seu castelo e, um dia, incomodado pelo moinho que o impedia de ampliar uma ala, decidiu comprá-lo, ao que o moleiro recusou, argumentando que não poderia vender sua casa, onde seu pai havia falecido e seus filhos haveriam de nascer.

7 O rei insistiu, dizendo que, se quisesse,
poderia simplesmente lhe tomar a propriedade.

8 “Como se não houvesse juízes em Berlim!”
Nesse momento o moleiro teria dito a célebre frase: “Como se não houvesse juízes em Berlim!”

9 certamente ingênua resposta,
Pasmo com a ousada e certamente ingênua resposta, que indicaria a disposição do moleiro em litigar com o próprio rei na justiça, Frederico II decidiu alterar seus planos, deixando o sujeito (e seu moinho) em paz.

10 François Andriex concluiu o conto com uma
certa dose de melancolia, ao mencionar que o respeito real acabou prejudicando a própria província. Ao que parece, o escritor lamentou o recuo do rei diante de um insignificante moleiro.

11 o episódio imortalizado em versos passou para a história
Entretanto, o episódio imortalizado em versos passou para a história como um símbolo da independência possível e desejável da Justiça.

12 Para o moleiro, a Justiça certamente
seria cega para as diferenças sociais e não o distinguiria do rei, mesmo em uma monarquia.

13 Sua corajosa resposta e o recuo respeitoso do rei
passaram a ser lembrados para demonstrar situações em que o Judiciário deve limitar o poder absoluto dos governantes.

14 Até hoje o moinho existe
e sempre que um juiz corajoso se posiciona com independência e justiça, ouvimos a expressão “ainda há juízes em Berlim”. Texto: Imagens: Parque Sans Souci Retirados da Internet

15 “NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI”
É um princípio consagrado em todo o mundo livre. Uma frase é universalmente citada, ao menos nos países civilizados, como síntese desse valor: “AINDA HÁ JUÍZES EM BERLIM”

16 “NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI”

17 “NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI”

18 Enquanto isso, no Brasil...

19 A “Associação Juízes Pela Democracia” - AJD divulgou dia desses
uma nota-manifesto que sustenta, com todas as letras e tom desafiador, que há homens que estão, sim, acima da lei. AJD homenageia e condecora Stédile, chefe do MST

20 Não, você não leu errado: JUÍZES escreveram isto!
Literalmente, escreveu o seguinte: “Não é verdade que ninguém está acima da lei, como afirmam os legalistas e pseudodemocratas: estão, sim, acima da lei, todas as pessoas que vivem no cimo preponderante das normas e princípios constitucionais e que, por isso, rompendo com o estereótipo da alienação, e alimentados de esperança, insistem em colocar o seu ousio e a sua juventude a serviço da alteridade, da democracia e do império dos direitos fundamentais.” Não, você não leu errado: JUÍZES escreveram isto!

21 PODE?!!! O manifesto refere-se aos que,
em nome dos sonhos de renovação e revolução para implantação de sua ideologia, invadem, cerceam, destroem, afrontam a legislação; estariam acima das leis e, portanto, imunes à aplicação penal, o MST, invasores da USP e outros, os ‘politicamente corretos’ e todos aqueles que se alinhem à ideologia que os senhores juízes elegeram para prevalecer. PODE?!!!

22 por sua posição ideológica, protegidos pela base governista.
Na carona entram: mensaleiros, ministros corruptos e/ ou incompetentes, Battisti, fraudadores do Erário, marqueteiros tesoureiros de partidos... e ‘líderes’ que se colocam acima de todas as instituições democráticas, por sua posição ideológica, protegidos pela base governista. Cesare Battisti PODE?!!!

23 PODE?!!! No entanto, alguns Ministros do STF
O Supremo Tribunal Federal, a última instância do Judiciário – que tem a palavra final sobre praticamente todos os aspectos da vida dos cidadãos brasileiros - exige em seu plenário magistrados com sólidos conhecimentos e comprovada experiência em temas de alta complexidade, e não aprendizes, que terão de recorrer aos manuais introdutórios, pois, entre outras funções, cabe ao STF julgar ações diretas de inconstitucionalidade, ações penais impetradas contra o presidente da República e concessão de habeas corpus. No entanto, alguns Ministros do STF foram escolhidos e nomeados mesmo que não atendendo aos requisitos elementares. PODE?!!!

24 “Ainda há juízes em Berlim.”
Ah! bom!!!

25 “Ainda há juízes em Brasília?”
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

26 “Ainda há juízes em Brasília?”
O julgamento do “mensalão” nos dará a resposta!!!!


Carregar ppt "“Ainda há juízes em Berlim”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google