A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Lucia Christovam De Souza Juliane Mendonça Komazaki Tiago Oyan Aguiar Renan Silva Zito GGOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Lucia Christovam De Souza Juliane Mendonça Komazaki Tiago Oyan Aguiar Renan Silva Zito GGOS."— Transcrição da apresentação:

1 Ana Lucia Christovam De Souza Juliane Mendonça Komazaki Tiago Oyan Aguiar Renan Silva Zito GGOS

2 Global Geodetic Observing System (GGOS) Sistema de observação que atua com as componentes do International Association of Geodesy (IAG). Fornecer a infraestrutura geodésica  necessária para realizar o monitoramento do sistema terrestre e para pesquisas (mudanças globais), fornecendo observações relacionadas: ▫Forma do planeta Terra ▫O campo de gravidade do planeta Terra ▫Movimento de rotação do planeta Terra Contribui para o Global Earth Observing System of Systems (GEOSS), fornecendo observações relacionadas: ▫Ciclo hidrológico global ▫Dinâmica da atmosfera ▫Dinâmica dos oceanos

3 Global Geodetic Observing System (GGOS) Procurando a melhoria contínua na qualidade dos produtos geodésicos de maiores investimentos em diferentes técnicas geodésicas. Interface entre os serviços geodésicos e usuários externos, como o Grupo de Observação da Terra (GEO) e autoridades das Nações Unidas. Para realizar isto, o portal traz informações através de um catálogo de metadados, que inclui um sistema de busca com um editor, um visualizador de mapa, e uma lista de produtos GGOS. ATUALMENTE: O GGOS está em desenvolvimento, com o intuito de fornecer as informações necessárias para todos os produtos geodésicos. RESULTADO: Uma poderosa ferramenta  serviços de alta qualidade, normas e referências, inovações teóricas e observacionais.

4 Publicação de um livro que traz uma visão da contribuição do sistema GGOS para a comunidade.

5 OBJETIVOS Fonte: Strategic Plan of the IAG Global Geodetic Observing System

6

7

8

9

10 MISSÃO A Terra está em constante movimento e esse dinamismo exige um monitoramento continuo. O sistema GGOS, apresenta pesquisa e serviços relacionados com: ▫Geodésia ▫Geodinâmica ▫Gestão de risco global ▫Gestão de riscos geológicos ▫Gestão de recursos naturais ▫Alterações climáticas ▫Previsão tempestades severas ▫Estimativas do nível do mar ▫Muitos outras questões que são importantes para a sociedade

11 MISSÃO Fornecimento das observações, que são necessárias para realizar o monitoramento, mapeamento e para entender as mudanças na forma, rotação e distribuição do planeta Terra Fornecimento de um sistema global, que é utilizado para realizar a interpretação dos processos de dinamismo da Terra, bem como diversas outras aplicações científicas e sociais Fornecimento da base para possíveis avanços científicos dos sistemas terrestre e planetário, beneficiando a ciência e a sociedade

12 VISÃO Avançar nossa compreensão sobre o dinâmico sistema da Terra, quantificando as mudanças no nosso planeta, no espaço e no tempo.

13 DIVISÃO Segundo PLAG e PEARLMAN (2009) o sistema GGOS possui uma divisão, em 5 níveis: ▫Estações terrestres ▫Satélites de baixa órbita ▫Satélites de média e alta órbita ▫Missões planetárias e infraestrutura geodésica em outros planetas ▫Observação de objetos extragalácticos. Os níveis estão conectados, formando um complexo sistema de informações geodésicas integradas.

14 Fonte: PLAG e PEARLMAN (2009)

15

16 Nível 1 Monitoramento do sistema Formado pela rede de estações geodésicas terrestres, que estão diretamente relacionadas com o sistema de referência terrestre. ▫Redes de estações Doppler Orbitography and Radiopositioning Integrated by Satellites (DORIS) ▫Rede Very Long Baseline Interferometry (VLBI) ▫Rede global Navigation Satellite System (GNSS)

17 NIVEL 1  Rede GNSS. Fonte: http://www.igs.org/network/complete.html

18 Fonte: PLAG e PEARLMAN (2009)

19 Nível 2 Satélites de baixa órbita ▫Coletam dados homogêneos e consistentes de grandes áreas da superfície do planeta ▫Permite a aquisição de dados que seriam impossíveis de ser coletados na superfície terrestre ▫Nestes satélites, existem diversos equipamentos capazes de:  Realizar um monitoramento da terra  Realizar um monitoramento dos oceanos  Realizar um monitoramento das superfícies glaciais  Obter resultados relacionado ao campo gravitacional da Terra

20 Nível 3 Satélites de media e alta órbita Fundamental importância para a obtenção de dados geodésicos, sendo constituído pelo sistema: ▫Norte americano  Global Positioning System (GPS) ▫Russo  Global Navigation Satellite System (GLONNAS) ▫União Européia  GALILEO ▫China  BEIDOU/COMPASS ▫Sistemas regionais  Japão  Quasi-Zenith Satellite System (QZSS)  Índia  Indian Regional Navigation Satellite System (IRNSS) ▫Satélites de varredura a laser como Laser Geodynamics Satellite (LAGEOS).

21 Fonte: PLAG e PEARLMAN (2009)

22 Nível 4 Relacionado com possibilidade da utilização dos planetas e satélites do Sistema Solar como base para novos sistemas de referências. ▫Exemplo: Missões espaciais da National Aeronauticsand Space Administration (NASA) no sistema solar.

23 Fonte: PLAG e PEARLMAN (2009)

24 Nível 5 Relacionado com as observações de objetos fora da galáxia ▫Objetos extragalácticos. Segundo PLAG e PEARLMAN (2009), somente o lançamento de satélites não trará melhorias significativas, é necessário também o desenvolvimento das estações terrestres.

25 Fonte: PLAG e PEARLMAN (2009)

26 PRODUTOS E OBJETIVOS O GGOS tem por objetivo facilitar a distribuição dos dados e produtos fornecidos pela IAG (International Association of Geodesy), buscando promover definições para adequar os dados a um padrão de modo que possam ser facilmente integrados e fornecer também parâmetros que ajudem o usuário a utiliza-los.

27 PRODUTOS E OBJETIVOS Abaixo são apresentadas as definições utilizadas nessa adequação: Único sistema celeste de um sistema terrestre de referência também único (com datum geodésico especificado); Modelos matemáticos e físicos definidos para análise dos dados; Parâmetros relacionados a forma e movimentos da Terra; Único sistema gravitacional com um único sistema geodésico de referência associado;

28 PRODUTOS E OBJETIVOS Com tais parâmetros e definições, o IAG disponibiliza inúmeros produtos. A seguir são dados alguns exemplos dos mesmos: Modelo de movimento da superfície da Terra; Órbitas precisas dos satélites; Catálogo Terrestre com coordenadas de uma época e séries temporais com as variações nas mesmas;

29 PRODUTOS E OBJETIVOS Catálogo Celeste com as coordenadas que estabelecem o sistema celeste de referência; Acesso ao relógio dos satélites; Acesso ao Sistema Terrestre de Referência; Mapa temporal da quantidade de elétrons na Ionosfera; Dados do campo gravitacional terrestre.

30 PRODUTOS E OBJETIVOS O GGOS resumindo faz o papel de juntar todos esses produtos em um só local (desde que cada produto possui um site próprio), simplificando assim muito para o usuário.

31

32 PRECISÃO A acurácia dos produtos oferecidos pelo sistema GGOS, variam conforme os quatro níveis de usuários existentes; assim como também há uma latência para cada nível

33 PRECISÃO A variação da acurácia depende de diversos fatores, de modo que nem sempre a acurácia obtida nos produtos estará dentro do estabelecido nas classes; Uma solução para se alcançar tal melhor estabilidade, seria uma rede GNSS mais densa. Como os dados disponibilizados na tabela são de 2009, com certeza já há uma melhoria neste aspecto.

34 APLICAÇÕES O sistema GGOS obviamente tem grande utilidade em qualquer trabalho e pesquisa que se utilize da geodésia e/ou geodinâmica, mas também colabora com outros diversos campos, como estudos de riscos geológicos, estimativas do nível dos mares e previsão de mudanças drásticas no clima. Os dados disponibilizados em tempo real são essenciais na previsão de terremotos e tsunamis. Vale ressaltar que esses receptores são acoplados de acelerômetros e barômetros para cumprir tais funções.

35 APLICAÇÕES Estação GNSS para previsão de terremotos

36 APLICAÇÕES Previsão de tsunamis

37 APLICAÇÕES Há estudos que dizem que logo se poderá até mesmo calcular a velocidade e amplitude da onda, através de variações nas estimativas da ionosfera chamadas de TEC (Total Electron Content). Pois artigos mostram que há variações consistentes nessas leituras, com ondas de gravidade atmosféricas internas que são criadas por tsunamis; O GGOS também colabora na análise de riscos antrópicos e geológicos, sempre disponibilizando dados de qualidade fornecidos pela IAG de forma rápida e fácil para o usuário.

38 Site Oficial

39 Referências Bibliográficas GGOS Portal. Disponível em:. Acesso em 5 de outubro de 2015 Global Geodetic Observing System. Disponível em:. Acesso em 5 de outubro de 2015 PLAG, H-P; PEARLMAN, M. Global Geodetic Observing System: meeting the requeriments of a global society on a changing planet in 2020. Springler, 2009. Strategic Plan of the IAG Global Geodetic Observing System. Adopted April 2014 in Vienna, Austria.


Carregar ppt "Ana Lucia Christovam De Souza Juliane Mendonça Komazaki Tiago Oyan Aguiar Renan Silva Zito GGOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google