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Tendências atuais do ECLE

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Apresentação em tema: "Tendências atuais do ECLE"— Transcrição da apresentação:

1 Tendências atuais do ECLE
CAP.4 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt

2 10 suposições básicas do ensino comunicativo de idiomas atualmente
1. O aprendizado de uma segunda língua é facilitado quando os alunos se envolvem em interações e comunicações significativas. 2.Tarefas e exercícios de ensino eficazes realizados em sala de aula oferecem oportunidades para os alunos negociarem o significado, expandir seus recursos lingüísticos, observar como é utilizada a linguagem e participar de trocas significativas entre os interlocutores.

3 10 suposições básicas do ensino comunicativo de idiomas atualmente
3.A comunicação significativa é resultado do processamento pelos alunos de um conteúdo relevante, pertinente, interessante e motivador. 4.A comunicação é um processo holístico que normalmente requer a utilização de várias habilidades ou modalidades lingüísticas.

4 10 suposições básicas do ensino comunicativo de idiomas atualmente
5.O aprendizado de idiomas é facilitado tanto por atividades que envolvem o aprendizado indutivo ou por descoberta das regras subjacentes ao uso e à organização da linguagem, quanto por aquelas que envolvem análise e reflexão sobre linguagem.

5 10 suposições básicas do ensino comunicativo de idiomas atualmente
6.O aprendizado de idiomas é um processo gradativo que envolve o uso criativo da linguagem e o processo de tentativa e erro. Embora os erros sejam um produto natural do aprendizado, a meta final é conseguir usar o idioma estrangeiro com precisão e fluência.

6 10 suposições básicas do ensino comunicativo de idiomas atualmente
7.Os alunos desenvolvem seus próprios caminhos para o aprendizado de idiomas, progridem em ritmos diferentes e apresentam necessidades e motivações distintas para aprender uma língua. 8.O aprendizado de idiomas bem sucedido envolve a utilização de estratégias eficazes de aprendizado e comunicação.

7 10 suposições básicas do ensino comunicativo de idiomas atualmente
9.O papel do professor em um curso de idiomas é o de um facilitador que cria um ambiente propício na sala de aula, levando ao aprendizado e oferecendo oportunidades para que os alunos utilizem e pratiquem a língua estrangeira, além de refletir sobre a utilização e o aprendizado lingüístico. 10. A sala de aula é uma comunidade onde os alunos aprendem por meio da colaboração e compartilhamento.

8 Influência de abordagens tradicionais no ensino comunicativo de línguas
Buscam desenvolver a competência comunicativa dos alunos, fazendo uma correlação do desenvolvimento gramatical com a habilidade de comunicação. A gramática se origina de uma tarefa comunicativa que gera uma necessidade ou itens gramaticais específicos.

9 Influência de abordagens tradicionais no ensino comunicativo de línguas
Criam a necessidade de comunicação, interação e negociação de significados por meio da utilização de atividades como resolução de problemas, compartilhamento de informações e dramatizações.

10 Influência de abordagens tradicionais no ensino comunicativo de línguas
Oferecem oportunidades tanto para o aprendizado indutivo quanto o aprendizado dedutivo da gramática. Utilizam conteúdos que se relacionam diretamente à vida e aos interesses dos alunos.

11 Influência de abordagens tradicionais no ensino comunicativo de línguas
Permitem que os alunos personalizem o aprendizado aplicando o que aprenderam à sua própria vida. Os materiais didáticos normalmente utilizam textos autênticos para criar interesse e oferecer modelos válidos de linguagem.

12 Principais componentes da mudança de paradigma no ECLE
1.Maior enfoque no papel dos alunos do que nos estímulos externos que eles recebem do ambiente. Dessa forma, o centro da atenção transfere-se do professor para o aluno. Essa mudança é normalmente conhecida como a mudança da instrução centrada no professor para a instrução centrada no aluno.

13 Principais componentes da mudança de paradigma no ECLE
2. Maior enfoque no processo de aprendizado do que nos produtos obtidos dos alunos. Essa mudança é conhecida como substituição da instrução orientada ao produto pela instrução orientada ao processo. 3. Maior enfoque na natureza social do aprendizado do que nos alunos como indivíduos isolados e descontextualizados.

14 Principais componentes da mudança de paradigma no ECLE
4. Maior enfoque na diversidade entre os alunos, sendo essas diferenças vistas não como obstáculos ao aprendizado, mas como recursos a serem reconhecidos, considerados e valorizados. Essa mudança é conhecida como estudo das diferenças individuais.

15 Principais componentes da mudança de paradigma no ECLE
5. Em pesquisas e na organização de teorias, maior enfoque nas opiniões daqueles que estão dentro da sala de aula, em lugar de valorizar simplesmente as visões daqueles que vêm de fora para estudar, investigar e avaliar o que ocorre dentro da sala de aula e que se concentram na elaboração de teorias a esse respeito. Essa mudança está associada às inovações como a pesquisa qualitativa, que ressalta o subjetivo, o afetivo, as visões internas dos participantes e a singularidade de cada contexto.

16 Principais componentes da mudança de paradigma no ECLE
6. Junto com ênfase no contexto, é gerada a idéia de relacionar a escola com o mundo exterior de forma a promover um aprendizado holístico. 7. Ajudar os alunos a entender a finalidade do aprendizado e a desenvolver suas próprias metas.

17 Principais componentes da mudança de paradigma no ECLE
8. Uma orientação do todo em relação à parte em vez da abordagem da parte em relação ao todo. Isso envolve abordagens como começar com um enfoque significativo de textos completos e, em seguida, ajudar os alunos a entender as várias características que permitem que o texto atinja seu objetivo. Ex.:escolha de palavras e a estrutura organizacional do texto.

18 Principais componentes da mudança de paradigma no ECLE
9. Uma ênfase na importância do significado em vez de repetições mecânicas e outras formas de aprendizado maquinal. 10. Uma visão do aprendizado como um processo de formação permanente em vez de algo elaborado com a finalidade exclusiva de preparar os alunos para um exame.

19 8 principais mudanças na abordagem do ensino de idiomas
1. Autonomia do aluno: oferecer ao aluno maior poder de escolha de seu próprio aprendizado, tanto em termos de conteúdo quanto aos processos de que pode dispor. Ex.: utilização de pequenos grupos, auto-avaliação 2. A natureza social do aprendizado: o aprendizado é uma atividade social que depende da interação com outras pessoas= aprendizado cooperativo

20 8 principais mudanças na abordagem do ensino de idiomas
3. Integração curricular: enfatiza-se a associação entre diferentes linhas de programas de estudo. O idioma estudado é visto como um tópico ligado a outras matérias.Ex.: Trabalho com projetos onde os alunos investigam questões fora da aula.

21 8 principais mudanças na abordagem do ensino de idiomas
4. Enfoque significativo: significado=mola propulsora do aprendizado. O ensino baseado no conteúdo busca fazer das explorações de significados por meio do conteúdo o ponto central das atividades do aprendizado lingüístico.

22 8 principais mudanças na abordagem do ensino de idiomas
5. Diversidade: os alunos aprendem de formas diferentes e possuem pontos fortes distintos. O ensino precisa levar essas diferenças em consideração em vez de tentar forçar os alunos a se adaptarem a um único modelo. No ensino de idiomas, isso levou a uma ênfase no desenvolvimento do uso e da conscientização por parte dos alunos, das estratégias de aprendizado.

23 8 principais mudanças na abordagem do ensino de idiomas
6. Habilidades de raciocínio: a linguagem deveria servir como um meio de desenvolver habilidades de ordem superior, também conhecidas como raciocínio crítico ou criativo. No ensino de idiomas, isso significa que os alunos não aprendem uma língua por si só, mas antes com o objetivo de desenvolver e aplicar as suas habilidades de raciocínio em situações que vão além das paredes da sala de aula.

24 8 principais mudanças na abordagem do ensino de idiomas
7. Avaliação alternativa: novas formas de avaliações são necessárias para substituir os testes de múltipla-escolha e outros itens que testam as habilidades de ordem inferior. Pode-se utilizar diversas formas de avaliação.Ex.: observação, entrevistas, periódicos, portfólios etc., para se ter uma visão abrangendo do que os alunos podem fazer em um segundo idioma.

25 8 principais mudanças na abordagem do ensino de idiomas
8. Professores como co-aprendizes: o professor é visto como um facilitador que está constantemente experimentando várias alternativas. Ex.: aprender fazendo. No ensino de idiomas, isso resultou em um interesse pela pesquisa de ação e outras formas de investigação de sala de aula.


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