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Análise e Produção Textual III
Seminário de apresentação e discussão sobre a contribuição dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica.
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EQUIPE: Émerson Eurico dos Santos. Luciane Wanda Pritsch. Micheli Antunes da Rosa. Rita de Cássia de Freitas Messa.
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TEXTO BASE: Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Autora: Daniela Franco Carvalho Jacobucci
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Objetivos: Compreender o que são os “Espaços não formais de educação” Compreender a importância destes espaços para a formação, tanto da cultura cientifica quando do próprio cidadão.
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O que são espaços FORMAIS de educação?
Conceitos: O que são espaços FORMAIS de educação?
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Conceitos: O Espaço Formal de Educação é o espaço escolar. É a escola com todas as suas dependências. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
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Conceitos: O espaço formal diz respeito apenas a um local onde a Educação ali realizada é formalizada, garantida por Lei e organizada de acordo com uma padronização nacional. Daniela Franco Carvalho Jacobucci
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Questões: O que seriam os Espaços Não Formais de Educação? Os Espaços Não Formais poderiam ser quaisquer espaços, diferentes da Escola onde ocorrem ações educativas?
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Questões: A Educação Não Formal é diferente da Educação Formal por utilizar ferramentas didáticas diversificadas e atrativas?
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Classificação: -Locais que são Instituições:
Espaços regulamentados e com equipes responsáveis pelas atividades executadas. Ex.: Museus, Centros de Ciências, Parques Ecológicos, Planetários, Aquários, Zoológicos, etc.
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Classificação: -Locais que não são Instituições:
Ambientes naturais e/ou urbanos que não possuem estruturação institucionalizada. Ex.: Teatro, Parque, Praça, Rua, Cinema, Praia, Caverna, Rio, Campo de Futebol, etc.
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O que é cultura científica? Qual a sua função social?
Questão: O que é cultura científica? Qual a sua função social?
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“A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal, como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos,etc., carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianos” Maria da Glória Gohn
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Referências: GOHN, Maria da Glória. Educação Não Formal e Cultura Política: Impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos Espaços Não-Formais de Educação para a Formação da Cultura Científica. Artigo. Uberlândia
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