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PEC I - Primeiro Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 14 de Outubro de 2014 Estudo da Capacidade de Carga e Recalque de Solos do Noroeste.

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Apresentação em tema: "PEC I - Primeiro Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 14 de Outubro de 2014 Estudo da Capacidade de Carga e Recalque de Solos do Noroeste."— Transcrição da apresentação:

1 PEC I - Primeiro Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ
14 de Outubro de 2014 Estudo da Capacidade de Carga e Recalque de Solos do Noroeste do Rio Grande do Sul Fundações - Geotecnia Bruna Vogt – Hugo Steinner – Luciana Cardoso Orientação: Prof. Me. Carlos Alberto Simões Pires Wayhs VIVER APRENDER TRANSFORMAR

2 Projeto de Pesquisa institucional vinculado ao
Estudo da Capacidade de Carga e Recalque de Solos do Noroeste do Rio Grande do Sul Projeto de Pesquisa institucional vinculado ao Grupo de Pesquisa em Novos Materiais e Tecnologias para Construção (DGP CNPQ) VIVER APRENDER TRANSFORMAR

3 COMPONENTES: Coordenador do projeto: Prof. Me. Carlos Alberto Simões Pires Wayhs Professor colaborador : Prof. Dr. Cesar Ruver – UFRGS – Ex FURG Alunos: Bruna Vogt – ex Bolsista PIBIC UNIJUÍ Hugo Steinner – Voluntário Luciana Cardoso – Bolsista PET VIVER APRENDER TRANSFORMAR

4 JUSTIFICATIVA: A presente pesquisa objetiva proporcionar aos engenheiros de fundações maior conhecimento do comportamento de solos residuais quando submetidos a cargas de compressão para uso em fundações de construções e em obras de infraestrutura VIVER APRENDER TRANSFORMAR

5 OBJETIVOS: Avaliar a capacidade de carga e recalque de solos residuais do noroeste do Rio Grande do Sul através de ensaio de placa e através dos resultados obtidos comparar com o comportamento previsto nos modelos teóricos, semi-empíricos e empíricos mais utilizados pela engenharia de fundações. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

6 HIPÓTESES OU QUESTÕES NORTEADORAS:
1. Como se comporta o solo residual do noroeste do Rio Grande do Sul quando submetido a carregamento compressivo? 2. Os modelos teóricos, semi-empíricos e empíricos mais utilizados pela comunidade científica represntam adequadamente o solo residual do noroeste do RGS? VIVER APRENDER TRANSFORMAR

7 METODOLOGIA: Revisão bibliográfica Caracterização dos materiais
Ensaios laboratoriais Ensaio de placa em campo Análise e tabulação Elaboração de relatório e artigos VIVER APRENDER TRANSFORMAR

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11 Ao Laboratório de Engenharia Civil da UNIJUÍ
AGRADECIMENTOS: A Bolsa PIBIC UNIJUÍ Ao Laboratório de Engenharia Civil da UNIJUÍ Ao Grupo PET VIVER APRENDER TRANSFORMAR

12 OBRIGADO PELA ATENÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR


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