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PublicouLorenzo de Almeida Amorim Alterado mais de 9 anos atrás
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1 Avanilde Kemczinski avanilde@joinville.udesc.br Um FRAMEWORK para Estudo de Ambientes de Suporte à APRENDIZAGEM COOPERATIVA
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2 OBJETIVO O objetivo deste trabalho é traçar um perfil com os principais aspectos relacionados a ambientes de aprendizagem cooperativa apoiados por computador.
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3 INTRODUÇÃO APRENDIZAGEM COOPERATIVA é uma técnica através da qual os estudantes se ajudam no processo de aprendizagem, atuando como parceiros entre si e com o professor, visando adquirir conhecimento sobre um dado objeto (Smyser, 1993)
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4 Aprendizagem Cooperativa Deve apoiar-se em: –(1) responsabilidade individual pela informação reunida pelo esforço do grupo; –(2) interdependência positiva, de forma que os estudantes sintam que ninguém terá sucesso, a não ser que todos o tenham; –(3) melhor forma de entender um dado material, tendo que explicá-lo a outros membros de um grupo;
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5 Aprendizagem Cooperativa Deve apoiar-se em (continuação): –(4) desenvolvimento de habilidades interpessoais, que serão necessárias em outras situações na vida do sujeito; –(5) desenvolvimento da habilidade para analisar a dinâmica de um grupo e trabalhar com problemas; –(6) forma comprovada de aumentar as atividades e envolvimento dos estudantes; e –(7) um enfoque interessante e divertido.
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6 Aplicação A aplicação de TÉCNICAS de aprendizagem cooperativa na educação formal é importante não só para a obtenção de ganhos em relação ao próprio processo ensino-aprendizagem, mas também na preparação dos indivíduos para situações futuras no ambiente de trabalho, onde, cada vez mais, as atividades exigem pessoas aptas ao trabalho em equipe.
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7 Perspectiva Teórica Slavin (1995) aponta quatro perspectivas teóricas para explicar os efeitos produzidos pela aprendizagem cooperativa: –motivacionais, –de coesão social, –cognitivas de desenvolvimento, e –cognitivas de elaboração.
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8 Perspectivas motivacionais Foco no objetivo sob o qual os estudantes operam, ou seja, é criada uma situação na qual os membros do grupo só conseguem realizar seus objetivos pessoais se o grupo como um todo for bem sucedido. Desta forma, os membros do grupo devem ajudar-se entre si e incentivar o esforço comum.
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9 Perspectivas de coesão social Argumentam que os efeitos da aprendizagem cooperativa acontecem por conta da união do grupo, isto é, os estudantes ajudam uns aos outros porque se importam e desejam o sucesso.
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10 Perspectivas cognitivas As interações entre os estudantes irão por si só melhorar seu aprendizado, por razões mais relacionadas aos processos mentais do que a motivações. Duas perspectivas cognitivas diferentes podem ser descritas: –desenvolvimento e –elaboração.
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11 Perspectivas cognitivas Desenvolvimento A interação entre aprendizes em tarefas apropriadas aumenta sua maestria em conceitos críticos.
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12 Perspectivas cognitivas Elaboração Sustenta que a informação é retida na memória e está relacionada à informação presente anteriormente nela, então o aprendiz deve estar engajado em algum tipo de reestruturação cognitiva, ou elaboração.
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13 Perspectivas cognitivas Elaboração - Exemplo Um dos meios mais eficazes de elaboração é explicar o material que está sendo elaborado para alguém. O aprendiz que recebe a explicação aprende mais do que se estivesse trabalhando sozinho, mas, principalmente, aquele que explica aprende muito mais.
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14 Suporte do Computador à Aprendizagem Cooperativa Tem como objetivo dinamizar o processo, através de sistemas que implementem um ambiente de cooperação e possuam papel ativo na análise e controle desta.
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15 TICs As tecnologias colaborativas permitem a construção de formas comuns de ver, agir e conhecer, ou seja, são ambientes que habilitam indivíduos a se engajar na atividade de produção de conhecimento compartilhado, ou de novas práticas comunitárias.
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16 TICs Várias questões de ordem EDUCACIONAL e TECNOLÓGICA estão envolvidas na construção e implementação de Ambientes de Aprendizagem Cooperativa Apoiados por Computadores. –determinar o tipo de tecnologia de comunicação a ser empregada em um ambiente dependerá dos objetivos educacionais apontados pela teoria de aprendizagem adotada no ambiente. –Portanto, o conjunto de características de um ambiente irá determinar a sua aplicação e eficácia.
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17 Aspectos relacionados à Aprendizagem Cooperativa Apoiada por Computador Teorias de Aprendizagem Modelos de Cooperação ou Tipos de Tarefas para Aprendizagem Cooperativa Domínios Tecnologias Atividades de Trabalho Cooperativo Designação de Papéis Relação com Outras Áreas de Pesquisa
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18 Aspectos relacionados CSCL Teoria da Aprendizagem As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.
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19 Aspectos relacionados CSCL Teoria da Aprendizagem A aprendizagem não seria apenas inteligência e construção de conhecimento, mas basicamente identificação pessoal e relação através da interação com outras pessoas.
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20 Aspectos relacionados CSCL Teoria da Aprendizagem Ambientes CSCL devem prover ambas as dimensões e trazer à tona outros fatores pertinentes à mediação humana através da tecnologia. Várias teorias contribuem para o entendimento da aprendizagem cooperativa –Epistemologia Genética de Piaget, Teoria Construtivista de Bruner, Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky, Aprendizagem baseada em Problemas/ Instrução ancorada, Cognição Distribuída, Teoria da Flexibilidade Cognitiva, Cognição Situada, Aprendizagem Auto-regulada/ Metacognição, Aprendizagem por Observação.
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21 Aspectos relacionados CSCL Modelo de Cooperação O suporte computacional a ambientes de aprendizagem pode ser empregado para tratar a cooperação em tipos diferentes de tarefas a serem realizadas. Estas tarefas determinarão o modelo de cooperação proposto pelo ambiente e podem ser enumeradas independentemente do domínio de assunto que está sendo ensinado.
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22 Aspectos relacionados CSCL Modelo de Cooperação Kumar (1996) identifica três tipos de tarefas: –tarefas cooperativas de aprendizagem de conceitos, –tarefas cooperativas para solução de problemas e – tarefas cooperativas de desenvolvimento de projetos.
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23 Aspectos relacionados CSCL Domínio A aprendizagem cooperativa é geralmente mais efetiva em domínios onde as pessoas estão engajadas na aquisição de habilidades, categorização, planejamento conjunto e tarefas que requerem construção de memória coletiva (Kumar, 1996).
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24 Aspectos relacionados CSCL Tecnologias Em ambientes de suporte a trabalho cooperativo, existem dois tipos de tecnologias que podem ser utilizadas em ambientes de aprendizagem cooperativos: –comunicação assíncrona e – comunicação síncrona.
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25 Aspectos relacionados CSCL Atividades de Trabalho Cooperativo Dependendo da proposta do ambiente de aprendizagem, pode ser necessário disponibilizar suporte a algumas atividades, tais como: coordenação de atividades; tomada de decisão; representação dos conhecimentos do grupo; compartilhamento de uma base de dados (memória de grupo, percepção da presença e das ações dos demais participantes (awareness) (Otsuka e Tarouco, 1997).
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26 Aspectos relacionados CSCL Relação com outras áreas de pesquisa Muitos ambientes e ferramentas CSCL combinam técnicas desenvolvidas em outras áreas de estudo, tais como Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Banco de Dados, para promover a aprendizagem.
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27 Framework para o estudo e classificação de ambientes de aprendizagem cooperativa apoiados por computador. Aspectos e Possibilidades –Teoria de Aprendizagem –Modelo de Cooperação ou Tipo de Tarefa –Domínio –Tipo de Interação –Qualidade ou Grau de Interação –Atividades de Trabalho Cooperativo –Implementação/Plataformas –Designação de Papéis –Relação com outras Áreas de Pesquis
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28 Ambientes de Aprendizagem Cooperativa Apoiados por Computadores 1.N.I.C.E. : Narrative, Immersive, constructionist/Collaborative Environments (Daiana) 2.CSILE : Computer-Supported Intentional Learning Environments (Denis) 3.Collaboratory Notebook (Diego) 4.CLARE: Collaborative Learning And Research Environment (Eduardo) 5.CaMILE : Collaborative and Multimedia Interactive Learning Environment (Eliziani) 6.Belvedere (Leandro) 7.HyCLASS (Ricardo) 8.SMILE/Web-SMILE (Thiago)
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29 Ambientes de Aprendizagem Cooperativa Apoiados por Computadores (Continuação) 9.JavaCAP (Reginaldo) 10.PENCACOLAS: PEN Computer Aided Composing cOLlAborative System (Ivanele) 11.Dialogue Monitor (Gilles) 12.Ariadne (Valter) 13.ARCOO - Aprendizagem Remota Cooperativa Orientada a Objetivos (Guilherme) 14.SAACI - Sistema de Apoio à Aprendizagem Colaborativa na Internet (Andre) 15.AlgoArena (Gabriel) 16.PIE - Probability Inquiry Environment (Avanilde)
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30 Considerações Neste artigo foi discutido um framework que organiza os principais aspectos relacionados a ambientes de aprendizagem cooperativa apoiados por computador, com a intenção de facilitar o estudo e análise destes ambientes, além de apontar direções para propostas de novos ambientes.
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31 Considerações Aprendizagem cooperativa apoiada por computador é uma área de pesquisa relativamente recente e ainda não existem frameworks teóricos coerentes e completos que descrevam e estruturem todas as suas dimensões.
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32 SANTORO et. al. (2004). UM FRAMEWORK PARA O ESTUDO DE AMBIENTES DE SUPORTE À APRENDIZAGEM COOPERATIVA. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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33 Um FRAMEWORK para Estudo de Ambientes de Suporte à APRENDIZAGEM COOPERATIVA Muito Obrigada! Avanilde Kemczinski avanilde@joinville.udesc.br
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